TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ESTUDOS DAS PREOCUPAÇÕES DE CARREIRA EM ACONSELHAMENTO:UMA NOVA ABORDAGEM PARA A PROMOÇÃO DO BEM ESTAR DOS INDIVIDUOS.

Por:   •  26/1/2022  •  Artigo  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDOS DAS PREOCUPAÇÕES DE CARREIRA EM ACONSELHAMENTO:UMA NOVA ABORDAGEM PARA A PROMOÇÃO DO BEM ESTAR DOS INDIVIDUOS.

O artigo mostra que a patir do século XX, os indivíduos escolhiam uma profissão para a vida toda. Parson em 1909 mostra a necessidade da sociedade lidar com a imigração do interior para as grandes cidades na época da industrialização.

Meados dos anos 50 as pessoas começaram a ter uma visão diferente em relação à profissão, foi a partir daí que muitas pessoas perceberam que a profissão que se escolhe hoje não vai ser para toda a vida. Começa aí as profissões individuais.

Com a chegada da globalização no inicio do século XX, as mudanças tecnológicas e ajustes sociais, os indivíduos começaram a se deparam com novos desafios e com mais oportunidades.

A abordagem construtivista considera que o individuo constrói sua carreira atribuindo o significado ao seu comportamento vocacional e experiências profissionais, onde o individuo interage com o ambiente e procura estabilidade através de mudanças continuas. As pessoas se mantem competitivas e reciclam competências e conhecimentos,tornando se mais flexíveis.

Independentemente dos motivos que levam a mudança da escolha da profissão, a carreira não pode ser caracterizada como pré determinada, mas sim desenvolvendo ao longo da vida.

No mundo atual as pessoas mudam de trabalho várias vezes ao longo de sua vida, e a escolha profissional é apenas um aspecto de um conjunto de desafios de carreira a enfrentar. Com isso a busca pelo aconselhamento profissional vai sendo alcançada com mais sucesso,onde as pessoas encontram maior satisfação na vida acadêmica ou profissional.No entanto,o aconselhamento e a gestão de carreira,vai muito além do desenvolvimento  de carreira,focando-se na reformulação de projetos e na redefinição de objetivos,onde a ação do conselheiro entra como uma ação de ajuda,tendo em vista o bem estar do individuo.

Os trabalhadores necessitam  encontrar satisfação tanto na área profissional como na área pessoal, devendo por isso as organizações encarem o recurso de serviços de aconselhamento de carreira enquanto estratégia organizacional de promoção de recursos humanos.

Donald Super dedicou grande parte do seu tempo pesquisando o desenvolvimento de carreira e tem como modelo “ARCO IRIS DA CARREIRA”,onde ele relaciona à carreira como múltiplos papeis do individuo,estabelecendo um paralelismo entre a idade cronológica, o estadio do desenvolvimento e a fase de carreira do individuo. Esse modelo mostra que os indivíduos possuem diferentes capacidades e características de personalidades e estão preparados para desempenhar diferentes profissões de acordo com cada característica.Esse modelo pode ser caracterizado por uma serie de estágios da vida,(crescimento,exploração,estabelecimento,manutenção e declínio).

Segundo o modelo de Super, existem duas dimensões primaria, a dimensão espacial, o espaço de vida, refere se diversos papeis desempenhados pelos indivíduos, (estudo, trabalho, serviços a comunidade, casa, lazer), a dimensão longitudinal assume um caráter que delimita as cinco fases do desenvolvimento da carreira, sendo a fase de infância, adolescência, adulta, meia idade e envelhecimento.

Apesar da perspectiva desenvolvimentista de Super (1990) enfatizar a individualidade de cada carreira a ser um marco importante na compreensão das trajetórias de vida do individuo, através de uma perspectiva temporal mais ampla que inclui o ciclo de vida e o espaço de vida, que aborda de forma superficial os processos interpretativos e interpessoais pelos quais os indivíduos atribuem significado e orientação ao seu comportamento de carreira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (28 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com