TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida como um fator de motivação no Banco Itaú

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS CABO FRIO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO NO BANCO ITAÚ

AMANDA SORIANO MAIA MORAIS

CABO FRIO 2017


[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS CABO FRIO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO NO BANCO ITAÚ

AMANDA SORIANO MAIA MORAIS

Projeto de Pesquisa  apresentado à Universidade Estácio de Sá, Campus Cabo Frio, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração.

Prof: Alaécio Pantaleão de Moura, MSC

CABO FRIO 2017


SUMÁRIO

  1. TEMA        03
  2. DELIMITAÇÕES DO TEMA        03
  3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        03
  4. HIPÓTESES        03
  5. OBJETIVOS        04
  6. JUSTIFICATIVA        04
  7. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        04
  8. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        05
  9. CRONOGRAMA        09
  10. REFERÊNCIAS.        10


PROJETO

  1. TEMA

Qualidade de vida no trabalho como fator de motivação no Banco Itaú.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O estudo será desenvolvido como âmbito de pesquisa no Banco Itaú, especificamente na agência Arraial do cabo, localizada na região dos lagos. O intuito da pesquisa é abordar como a qualidade de vida no trabalho pode ser um fator de motivação e como os colaboradores motivados podem gerar mais lucro para a organização. Identificar os fatores que motivam os profissionais e as causam insatisfação tornando desmotivados e sem produtividade.

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Portanto buscou-se reunir informações como propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa:

Como a qualidade de vida pode ser um fator motivacional?

Esse assunto é de grande importância para as empresas, pois para conseguir atingir resultados positivos, a equipe precisa ficar em plena sinergia com a organização.

  1. HIPÓTESES

Alguns fatores que mais motivam o profissional é trabalhar com que o gosta, um bom relacionamento com as pessoas e o reconhecimento profissional.

Para as organizações atingirem seu planejamento é essencial que sua equipe esteja preparada para irem à busca destes resultados.

O acúmulo de estresse no trabalho ocasiona problemas de saúde e são uns dos fatores que mais desmotiva os bancários, que na maioria das vezes os salários  e benefícios atrativos acabam não satisfazendo totalmente os colaboradores.


  1. OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS
  1. OBJETIVO GERAL

Compreender a relação entre qualidade de vida e motivação em uma agência bancária.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Entender a qualidade de vida no âmbito profissional.
  • Identificar os aspectos motivacionais relacionados à qualidade de vida.
  • Compreender como a qualidade de vida de é um fator influente na produtividade.
  • Estudar fatores que causam desmotivação nos colaboradores.

  1. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema deveu-se adquirir conhecimento que possibilitem a gestão de relações interpessoais. No ramo acadêmico o tema tem relevância, pois iremos ser futuros empresários ou gestores das organizações.

O estudo permite conhecer ferramentas adequadas capazes de gerar e motivar os colaboradores, adquirindo uma maior qualidade de vida.

Entender quando os funcionários estão desmotivados, automaticamente sua produção reduz, acarretando a insatisfação no ambiente de trabalho, por consequência as pessoas acabam fazendo o atendimento em péssima qualidade, gerando reclamações e diminuição no fluxo de clientes, trazendo menos lucros para as empresas.

Os resultados positivos que uma organização pode obter com colaboradores motivados e porque a má qualidade de vida do profissional pode ser prejudicial a um colaborador.

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O desenvolvimento do projeto terá como auxílio à realização de uma pesquisa de campo no banco Itaú, na agência Arraial do Cabo, localizada na região dos lagos. Será  elaborado  um  questionário  com  perguntas  relacionadas   à  motivação      e


desmotivação em relação ao ambiente de trabalho. A pesquisa contará com a participação dos departamentos da empresa.

A pesquisa ser qualitativa e quantitativa, de forma a analisar se a qualidade  de vida do trabalho influencia nos fatores motivacionais, incluindo uma pesquisa em campo na agencia bancaria, para auxiliar na comparação da análise de dados. O projeto é caracterizado quanto a sua natureza teórica, pois quanto aos meios utilizados foram livros acadêmicos, artigos e pesquisas na internet que servirão como meios de comprovação do tema.

A pesquisa será executada de forma exploratória e descritiva, pois será necessário que inicie um processo de sondagem, com entrevistas aos funcionários. Terão como base outras fontes também, como levantamento bibliográfico, em livros, artigos e internet, como complemento da pesquisa para facilitar a compreensão acerca do tema qualidade de vida no trabalho e motivação.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. QUALIDADE DE VIDA

A Qualidade de vida indica condições básicas e outros parâmetros que  afetam a vida humana, desde o bem estar mental, físico, psicológico, relacionamento interpessoal, a educação, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com