TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade no Atendimento ao Cliente

Por:   •  16/8/2016  •  Artigo  •  3.164 Palavras (13 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 13

QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO NO GRUPO PÃO DE AÇUCAR – EXTRA HIPERMERCADOS

Geilson Santos Jesus¹

Susane Santos²

Talita Lima de Jesus³

Vivian de Jesus Oliveira4

Christina de Andrade Meirelles Bomfim5

RESUMO

        Vivemos em uma geração onde as empresas passam por mudanças constantes o tempo todo, e enfrentamos uma concorrência cada vez mais acirrada. As organizações podem ganhar a confiança e credibilidade dos consumidores e superar a concorrência através de um trabalho de melhor atendimento e satisfazendo as necessidades dos clientes.

        A satisfação do cliente é uma questão de sobrevivência para qualquer empresa.         Sem seus clientes, as empresas não têm um propósito e não conseguirá se manter no mercado por muito tempo. Para conseguir satisfazer as necessidades dos clientes, as empresas precisam compreender- lá, e possuir um processo rápido e eficaz de solucionar e atender com agilidade e eficiência as suas necessidades. Os clientes esperam ser atendidos com excelência. Ele procura confiabilidade no desempenho da empresa, confiança nos produtos e serviços oferecidos, e cumprimento dentro dos prazos estabelecidos, e tudo deve ser realizado desde a primeira vez para que assim consiga adquirir a credibilidade e confiança do consumidor.

        Atendimento ao cliente é uma arte que pode e deve ser aprendida e desenvolvida por todos.

Palavras-chave: Qualidade, atendimento, cliente.

1 INTRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A qualidade no atendimento ao cliente é um fator importantíssimo para que a empresa seja competitiva, independentemente do tamanho da organização. O modo como se atende é o principal diferencial da organização, pois assim a mesma pode ser bem-sucedida e fidelizar seus clientes.

Tratando-se de comercio, os clientes esperam a qualidade no atendimento, justamente como a oferta de produto e serviço, que possam satisfazer suas necessidades. Atender o cliente com qualidade ou satisfaze-lo torna-se uma parceria, pois é necessário entender quais suas necessidades, tendo como objetivo superar suas expectativas, e agregar algum valor junto a relação estabelecida.

Hoje, uma das maiores dificuldades das organizações é identificar quais são as reais necessidades dos seus clientes e principalmente como trata-los. Um cliente insatisfeito, pode trazer prejuízos incalculáveis, através de informações negativas causadas por um mal atendimento.

Com base no cenário competitivo, o problema da pesquisa busca responder o questionamento de qual o grau de satisfação dos clientes com relação a qualidade de atendimento dentro do Extra Hipermercado, uma grande rede de supermercados, localizado na Avenida Luís Viana Filho, 3056 – Paralela.

O objetivo geral do artigo é identificar quais as estratégias aplicadas dentro do Extra hipermercado, para fidelizar seus clientes. E os objetivos específicos são:  avaliar como os clientes percebem um bom atendimento, identificar suas expectativas, verificar se a empresa usa algum programa de treinamento para com seus colaboradores e verificar se esses colaboradores tem interesse em solucionar problemas que partem de questionamentos dos clientes com relação ao atendimento.

A partir dessa identificação, foi aplicado um questionário avaliando junto aos clientes, qual o grau de satisfação com relação ao serviço prestado, avaliando o conhecimento sobre os produtos e principalmente a qualidade do atendimento.

Fundada em 1948, a missão do Grupo Pão de Açúcar é garantir a melhor experiência de compra para todos os clientes, em cada uma de suas lojas. Sua visão, almeja ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.

Sua estrutura organizacional é composta pelo conselho de Administração (Presidente, Vice-Presidente e Conselheiros), Comitês (Auditoria, Financeiro, Recursos Humanos, Sustentabilidade, Governança Corporativa) e Diretoria Corporativa e de Negócios, setor este que juntamente com o Diretor Executivo responsável pelas Lojas Extra Hipermercado, tem sob sua responsabilidade a administração das lojas junto com seus gestores focando nas vendas e satisfação seus clientes.  

O recorte da pesquisa se dá nos setores de Atendimento ao Cliente: frutas/verduras, açougue, padaria, "rotisserie" ou rotisseria, mercearia, higiene e limpeza, eletro, bazar, têxtil, frente de caixa e sac).

2 MARCO TEÓRICO

        Segundo Las Casas (2007, p. 23), desde os primórdios do marketing, quando se começou a falar na aplicação do conceito da satisfação de desejos e necessidades do cliente, as empresas têm procurado esforçar-se na adequação de suas atividades para chegar o mais próximo possível dos objetivos de satisfação da clientela.

Nos últimos tempos, no entanto, a tecnologia contribuiu com uma expressiva melhora nos estudos de consumidores, viabilizando o desenvolvimento de vários softwares e técnicas de análise que facilitaram a identificação de hábitos e preferências do consumo. Esta retaguarda tecnológica possibilitou aprimorar a análise de hábitos de compras, pesquisas on-line, entre uma série de outras melhorias. Com estes recursos, chegou-se mais próximo do objetivo de satisfação dos desejos e necessidades dos clientes.

Um serviço pode ser considerado de qualidade quando proporciona um determinado nível de satisfação. Geralmente, são considerados fatores para um bom serviço de atendimento (LAS CASAS, 2007):

  • Tangibilidade: os clientes avaliam os aspectos visíveis de um local onde ocorre a prestação de serviços. Tudo conta nessa avaliação, inclusive quadros, limpeza do local, arrumação, layout, etc.
  • Confiança: estabelecer uma relação de confiança é fundamental. Reconhecer as fraquezas e os erros, entregar o que promete e ser sempre ético são fatores que auxiliam para atingir esses objetivos.
  • Responsividade: esta característica se refere à capacidade que um profissional tem para prestar serviços rapidamente, sem deixar que os indivíduos esperem desnecessariamente. Boa vontade e prontidão também são avaliados pelos clientes.

A qualidade de serviços tem dois componentes considerados importantes: qualidade real e qualidade de percepção. A primeira representa aquilo que realmente é, ou seja, o serviço que vai ser desenvolvido com conhecimento e preparo do profissional de serviços. Nem sempre um bom profissional transmite essa impressão para sua clientela. No entanto, mesmo que alguém conheça profundamente aquilo que faz, torna-se mais importante o que as pessoas percebem, uma vez que a percepção é a realidade para o cliente. Como a qualidade é ligada a satisfação, os serviços só terão qualidade se forem prestados para satisfazerem à percepção dos clientes. Isso representa um desafio maior para quem atua nesta atividade, uma vez que o preparo profissional apenas não é o suficiente. É sempre necessária uma empatia para adequar os serviços prestados às diferentes expectativas. (LAS CASAS 2010 p. 298)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (238.1 Kb)   docx (218.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com