TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quando "Vale" Roger Agnelli

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 3

1) Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador. De que maneira essas habilidades gerenciais foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?

No que toca as habilidades humanas, Agnelli possuía um diferencial importante, a forma como se comunicava e como suas palavras influenciavam as pessoas, facilitou sua ascensão nas empresas. Sua qualidade comunicativa o ajudou a formar uma boa rede de relacionamentos interpessoais e assim, facilitar a coalisão para implementar suas ideias.

Sobre as habilidades técnicas, utilizou de sua fluência no inglês para ser de grande importância na internacionalização do mercado de capitais, no Bradesco. Assim, aumento o peso de seu nome na empresa.

Em relação as habilidades conceituais, introduziu sistemas de reajustes trimestrais, já atuando em nível estratégico, com o objetivo de alavancar os lucros e a produtividade, e levou a Vale a segunda no ranking de maiores mineradoras do mundo.

Todas essas características ajudaram as empresas em que Agnelli passou e consolidou ainda mais sua imagem como negociado e administrador de qualidade, atento as inovações e mudanças no mercado.

2) Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da Vale? Como os solucionou?

O principal problema apresentado pela vale era sua burocrática e, consequentemente, demora nas tomadas de decisões, onde criava dificuldades para empresa aproveitar oportunidades que o mercado oferecia, e não delegação de decisões a outros setores, apenas administradores de topo. Agnelli, para resolver estes problemas, introduziu um sistema mais eficiente para tomar decisões rapidamente, aumentando a comunicação entre seus diretores, colocou os diretores em uma mesma sala e assim, conseguia rapidez nas decisões que visavam melhorias e resolução de problemas.

3) Quais os papéis que, segundo Mintzberg, Agnelli representou como administrador da Vale? Dê exemplos de cada um deles.

As competências de um administrador são planejamento, organização, direção e controle. Ao assumir a presidência da Vale, incialmente Roger constatou que advinda dos tempos de estatal a empresa acompanhava uma carga de baixa eficiência, muitas vezes devido a influência política que seus administradores públicos sofriam em sua gestão, caracterizada muitas vezes por processos extremamente burocráticos que retardavam ações crucias para o desenvolvimento da companhia. Atuando como planejador, o economista definiu metas como: melhorar a eficiência, lucratividade, agilizar processos, e intensificar a comunicação interna que serviriam de base para todo o prosseguimento organizacional. Como organizador, sua primeira medida foi definir diretorias e núcleos, como por exemplo o núcleo de internacionalização para efetivar o posto da instituição como uma das maiores do mundo, visto que apenas o núcleo nacional não seria o suficiente para alcançar o objetivo almejado.

Sua primeira medida de direção foi juntar todos os seus diretores em um mesmo ambiente com o viés de agilizar a troca de informações e soluções na alta cúpula da empresa melhorando também a comunicação interna dentro da corporação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com