TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Quanto “Vale” Roger Agnelli?

Por:   •  24/11/2020  •  Exam  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Primeiro Caso (Páginas 36 à 38)

1. De acordo com Katz, as habilidades gerenciais são classificadas como: técnicas, humanas e conceituais. O executivo Roger Agnelli revelou suas habilidades técnicas ao atuar no Banco Bradesco como analista de investimentos mesmo antes de concluir o curso de Economia. Suas habilidades humanas se evidenciaram ao cultivar uma rede de relacionamentos interpessoais. Quando Agnelli começou a ocupar cargos de nível superior no Bradesco, suas habilidades conceituais se tornaram notórias, à medida que ele começou a adquirir uma visão global da organização e passou a perceber como se dava a interação do banco com os agentes externos. Ao longo de sua carreira, suas habilidades técnicas se tornaram cada vez menos relevantes, e suas habilidades humanas e conceituais mais relevantes.

2. O processo de gestão da Vale era muito burocrático, o que acarretava na perda de oportunidades que exigiam respostas quase que imediatas. Ademais, as decisões eram centralizadas nas mãos dos administradores de topo. Com a privatização, Agnelli tornou a Vale mais eficiente e produtiva, agilizando os processos, intensificando a comunicação entre os setores e adotando uma estratégia simples o suficiente para que todos entendessem os objetivos da organização.

3. Segundo Mintzberg, todos administradores desempenham papéis interpessoais, informacionais e decisórios. Agnelli teve êxito ao executar papéis interpessoais como símbolo e líder além de mostrar um perfil empreendedor e um raro senso de oportunidade, tornando a Vale a maior empresa privada brasileira e uma das que mais crescem no país. A elevação da produtividade era uma meta constante da sua administração, a fim de incentivar os colaboradores a agilizar processos. Outro destaque foi atuar em papéis decisivos, visto que desde que Agnelli assumiu a presidência até o ano de sua saída, a vale obteve aumentos de 900% em sua receita operacional e de 400% em seu lucro líquido, fazendo com que tudo o que se diz respeito a Vale se tornasse superlativo.

4. Sim. Agnelli possui traços de personalismo, visto que ele soube cultivar redes de relacionamentos interpessoais. Além do mais, sua flexibilidade é evidente, podendo ser observada no seu ingresso como presidente da Vale, que, logo nos primeiros meses, não mediu esforços para resolver os problemas deixados pela gestão estatal.

5. Sim. A gestão de Agnelli fez com que a Vale assumisse a segunda posição no ranking das maiores mineradora do mundo. Isso fez com que ele ganhasse reconhecimento mundial pela atuação na área. Desse modo, Roger Agnelli possui capacidade e experiência mais que suficiente para administrar a AGN Participações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com