TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario de Desenvolvimento pessoal e profissional

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE AVALIATIVA QUESTIONÁRIO

Curso

CST em Gestão de Recursos Humanos

Período Letivo

2011/1

Semestre

1º Sem

Disciplina

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nome Tutor Presencial

Nome: FLAVIA CASTRO  

Nome Professor EAD

Ma. Ana Maria de Vasconcelos Silva

Nome Aluno(a)

 Nome: ADELIANE GERONIMO CANDIDO  

RA

Número: 294197  

Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina  Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Questões Dissertativas

QUESTÃO 7 (1,0) ( Tema 1) 

TEXTO PARA A QUESTÃO 7

Albert Einstein não sabia falar até os 4 anos e só aprendeu a ler aos 7. Adolescente, não foi admitido na Escola Politécnica de Zurique. Em 1944, a diretora da agência de modelos Blue Book Modeling disse a Norma Jean Baker: “É melhor você fazer um curso de secretariado ou arrumar um marido”. Norma adotaria mais tarde o nome de Marilyn Monroe.  O pentacampeão Cafu foi reprovado em 11 testes antes de fechar contrato com o São Paulo e dar o pontapé inicial em sua vitoriosa carreira. Por causa da asma, Che Guevara não foi aceito ao cumprir o alistamento militar. Tornou-se o maior soldado da Revolução Cubana em 1959. (VANNUCCHI e GULLO, 2003)

Tendo como base o texto, responda: na sua percepção, que fatores contribuíram para que Albert Einstein, Marilyn Monroe e Che Guevara alcançassem o sucesso?

Resposta:  O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca vence obstáculos, no  

Questão 6 (1,0) (Tema 2) 

“Quando a crítica é construtiva, tanto o emissor quanto o receptor se beneficiam desse processo de desenvolvimento.” (PLT 188, p. 75). Elabore duas frases ou perguntas como se você fosse solicitar a seu superior imediato um feedback do seu desempenho profissional. Em seguida, cite um benefício que esse feedback poderá trazer a você e a ele.

Resposta: Tenho os materiais e equipamentos necessários para realizar o meu trabalho corretamente?

No último ano, tive oportunidades de aprender e crescer falta mais desempenho para realizar meu trabalho?

Abordar as questões que incentivam o engajamento dos colaboradores é o caminho lógico a ser tomado para aumentar os lucros e a realização profissional. Obviamente, esta correlação não é nova. Ela tem sido discutida em termos gerais por gerentes há décadas.

Questão 7. (1,0) (Tema 3) 

A partir das informações contidas na seção 3.3 - A questão da empregabilidade (pp. 35-39), elabore um guia contendo 20 dicas para desenvolvimento da empregabilidade. Responda individualmente.  Se julgar necessário, amplie seus conhecimentos, fazendo uma busca na base eletrônica de dados Google Acadêmico. Disponível em: . Acesso em 27 out. 2010. Pesquise como “dicas de empregabilidade para desenvolvimento da carreira”

Resposta: Deve se estar acima da média do mercado. O profissional deve fazer uma avaliação de seu status em sua área de atuação. Se o profissional médio do seu ramo tem curso superior, deve procurar fazer uma especialização ou um mestrado; se o nível médio pede uma língua estrangeira, deve falar duas, e assim por diante. E ser bem informado. Cultura geral é importante em qualquer posição, seja para um cargo de secretária ou de um alto executivo. Ter ambição por conhecimento só faz bem.

  • O primeiro passo é aceitar a nova realidade e fazer as pazes com ela. É difícil se preparar para o que não aceita. 
  • O profissional de avaliar e diversificar suas atividades. 
  • Tratar a carreira como se fosse um verdadeiro negócio, fazer seu próprio marketing pessoal. 
  • As empresas hoje dão preferência para profissionais autodidatas, que tenham iniciativa e saibam cuidar de si mesmos. 
  • O profissional deve ser multifuncional e flexível às demandas da empresa e do mercado. Deve empreender inovações e ser criativo. 
  • Deve reciclar-se constantemente. 
  • Não deve agir como um mero funcionário e sim como um fornecedor. 
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar com pessoas. Sua capacidade de estabelecer alianças e relacionamentos é cada vez mais importante. 
  • Ser tolerante. É uma grande vantagem ser capaz de prosperar em situação de risco, com a empresa em dificuldade.
  • Empreender soluções. As empresas já conhecem a maioria dos problemas, e adoram alguém que traz soluções. Isto é, os empregadores procuram quem possa resolver problemas de forma clara e rápida. 
  • Ser otimista e predisposto a aprender. Estas são as pessoas que fazem as coisas acontecerem. 
  • Quando for difícil ir para frente, deve se tentar movimentos laterais dentro da organização. Desta forma as competências e capacidade de sobrevivência serão ampliadas. Existe um grande perigo em ser especialista em uma só área. 
  • Estamos na era da informação. Porém a capacidade de usar e interpretar dados ainda é rara. Profissionais com esta capacidade têm um valor incalculável. 
  • Por fim, a qualidade e quantidade de seu trabalho e sua ética farão a diferença!

Estudos sobre profissionais com elevado nível de empregabilidade revelam os fatores contributivos de sua situação privilegiada. Abaixo, destacamos alguns deles:

  • Curiosidade - Comprometimento com a busca contínua do saber em todas as suas formas - "Eu me prepararei e as oportunidades surgirão".
  • Eficiência - O desejo renovado de dar e fazer sempre o melhor, através da utilização de métodos eficientes, objetivos realísticos e padrões de excelência - a busca da perfeição.
  • Proatividade - A habilidade para se antecipar aos fatos, ver antes que os outros vejam, agir rápido e decidir corajosamente, a fim de solucionar os problemas, superar os obstáculos, bater recordes e ultrapassar metas definidas.
  • Preocupação sobre o impacto de suas ações - Capacidade para convencer e liderar os outros, qualquer que seja a situação. Manter intactas a imagem e a reputação de sua organização.
  • Autoavaliação acurada - Capacidade para realisticamente avaliar seus pontos fortes, limitações, nível de experiência gerencial, qualificações, conhecimento, ambiente familiar, fonte de recursos financeiros, lazer, interesses e quaisquer outros elementos que possam interferir na sua carreira. Sem essa avaliação tornar-se-á vulnerável, visto que não saberá com que recursos poderá contar ao longo do caminho.
  • Disciplina e auto-controle - Na disciplina, o indivíduo se torna discípulo de si mesmo. Ele é seu próprio conselheiro, médico, advogado, treinador, técnico e orientador. Com o auto-controle ele é senhor de si mesmo, pois não permite que suas emoções interfiram e prejudiquem a sua razão e lucidez.
  • Adaptabilidade - Capaz de trabalhar longas horas sem perder a produtividade e ter suficiente flexibilidade para mudar e corrigir os rumos, rapidamente, se necessário. Adaptabilidade é uma das características dos sobreviventes.
  • Objetividade perceptiva - Habilidade para avaliar objetivamente os dados, as pessoas e as informações sem se deixar influenciar pelo subjetivismo.
  • Apreciação positiva - Capaz de apreciar as pessoas como elas são. Motivá-las para que dêem o melhor de si mesmas em qualquer situação. Desenvolvê-las à plenitude de seu potencial. Enriquecê-las, material e espiritualmente. O vazio observado nos altos escalões e a apatia comprovada da média gerência são frutos da falta de motivação e estímulos positivos, que os bônus não são capazes de eliminar.
  • Uso hábil do poder social - Esta é uma competência valiosa. Sem ela os profissionais não serão capazes de influenciar e liderar seus colaboradores, a fim de que concretizem os objetivos das organizações as quais servem e os seus próprios.
  • Liderança - Capacidade para discernir as principais tendências do mercado, padrões e objetivos de sua organização, e então conduzir-se de maneira sábia: preparado, auto-confiante e firme.
  • Abordagem analítica - Conhecimento vasto sobre os problemas identificados e sobre as estratégias a serem adotadas nas suas respectivas soluções; habilidade para trabalhar sobre pressão sem perder o foco e autoconfiança na sua capacidade para solucioná-los.
  • Comunicação - Falar com conhecimento e autoridade tem um poder extraordinário. É através de uma linguagem objetiva, clara e correta que os profissionais transmitem idéias, visão, filosofia empresarial, políticas estratégicas, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (159.5 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com