TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão do envolvimento e desenvolvimento da comunidade: Geração de riqueza e renda

Por:   •  27/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

6.4.6 Questão 4 das práticas do trabalho: Saúde e segurança do trabalho

As práticas de saúde e segurança do trabalho, tem o objetivo de prevenir riscos á saúde causados pelas tarefas realizadas pelos trabalhadores, busca melhorar o bem estar físico e mental. Sua principal finalidade é prevenir acidentes e doenças ocupacionais, são medidas que devem ser tomadas para preservar o bem estar do trabalhador e prevenir acidentes no local de trabalho. O que pode prejudicar a saúde dentro de uma organização são um ambiente de tensão, equipamentos não estão adequados para são uso, produtos perigosos, etc. Para evitarmos essas situações, é necessário criar grupo de trabalhadores e gestores e coletar informações do ambiente de trabalho, assim conseguimos ir direto ao ponto prejudicial e criar programas com soluções ou conscientização

As empresas devem manter a saúde e segurança do trabalho como um dos padrões mais importantes, diminuindo os riscos aos trabalhadores, criar políticas e programas de prevenção e conscientização, disponibilizar bons equipamentos de uso e matérias de proteção.

Existem programas que as empresas buscam executar como os colaboradores, como por exemplo o PPRA, sua execução é obrigatória conforme a legislação trabalhista, atua dentro de cada função com orientações de riscos ambientais. Outro mecanismo utilizado é a CIPA, formadas pelos membros, com reuniões de conscientização para promover a segurança.

        

6.8.7 Questão 5 do envolvimento e desenvolvimento da comunidade: Geração de riqueza e renda

Ter uma visão macro do local de onde o empresario empreende favorece a geração de riqueza e renda local. Grande parte da geração de emprego está consentrada nas pequenas e medias empresas, essas organizaçoes tem grande respnsabilidade em buscar contibuir em seus locais de atuação com a engrenagem da economia.

Sendo assim, a companhia deve buscar empregar funcionarios quando possivel, das redondezas de seu endereço, obejtivando de forma similar para com seus fornecedores e terceirizados.

        

6.8.8 Questão 6 do envolvimento e desenvolvimento da comunidade: Saúde

A saúde é um quesito muito importante dentro da responsabilidade social das organizações, por ser um direito humano básico, está ligado as possíveis doenças profissionais e ocupacionais, e também busca a precaução da saúde física, metal e qualidade de vida. Dentro da legislação é informado que as empresas devem contribuir para prevenir doenças e auxiliar na saúde, para isso é necessários excluir todos os aspectos ruins da empresa que de alguma forma pode trazer pontos negativos e prejudicar a saúde. O objetivo da saúde organizacional é cria boas condições na atuação das funções dos trabalhadores, buscando desenvolvimento e performance.  

Dentro dos aspectos a serem considerados negativos a saúde, são o aumento de níveis de estresse, pressão por metas e prazos, o que pode trazer a desmotivação e exaustão dos colaboradores, por isso as empresas devem sempre promover a qualidade de vida.    

Existem várias maneiras da organização promover a boa saúde, como incentivos a boa alimentação, exercícios físicos, apoio com vacinação e medicamentos e sempre trazer conscientização sobre doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com