TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Estudo de Caso - Gestão de Projetos

Por:   •  17/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

  AutoDesk

[pic 4]

Resumo

O estudo de caso descreve a participação da Autodesk na Contratação Integrada de Projeto, uma versão totalmente nova de Gerenciamento de Projetos, incluindo o gerenciamento de riscos, trabalho em equipe entre empresas e otimização de multiobjetivos (estética, custo e sustentabilidade) em um projeto de construção.

Nessa modalidade de Gerenciamento de Projetos, o arquiteto, o construtor e o cliente do projeto (a Autodesk) firmaram um acordo contratual para compartilhar todos os riscos e lucros do projeto.

Durante a empreitada, no entanto, a Autodesk ficou insatisfeita com a melhoria do projeto e pediu à equipe de projeto que introduzisse um Átrio de três andares no layout da sede. Não era um bom momento para fazer mudanças, pois a equipe já havia feito grandes melhorias no design.

A equipe do projeto também estava pressionada sob os aspectos de gestão de custos e com os prazos-limites das entregas bem rígidos.

No entanto, a estética no projeto foi aprimorada alterando o design. O empreiteiro e o arquiteto do projeto tiveram que decidir se a adaptação do Átrio ao programa atual e ao sequenciamento de trabalho era um risco aceitável.

Objetivo do aprendizado

Identificar e avaliar os impactos da adoção de uma metodologia de Gerenciamento de Projetos, inovadora à época, e os efeitos da alteração do projeto com o mesmo já em andamento.

Questões propostas:

Questão 1

A Autodesk adotou a Contratação Integrada de Projeto como metodologia para construção da sede da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) da Autodesk em Waltham, Massachusetts. Compare a metodologia adotada pela Autodesk e identifique as principais diferenças em relação ao Gerenciamento de Projetos tradicional.

Questão 2

Um novo elemento, o design do Átrio, foi introduzido bastante tarde no projeto.

Esta foi uma mudança substancial no escopo do projeto. Analise essa mudança de escopo de acordo com a tríplice restrição em projetos e identifique quais foram os efeitos disruptivos disso.

Questão 3

Na metodologia adotada na Contratação Integrada de Projeto como foi realizado o Gerenciamento de Riscos? Compare o método adotado com o gerenciamento de riscos tradicional da Gestão de Projetos, identificando vantagens e desvantagens do método adotado pela Autodesk.

Questão 4

A Autodesk desenvolveu um sistema inovador para evitar que o projeto ultrapassasse o orçamento. Foi adotado um sistema de compensação de 4 partes. Compare o sistema adotado pela Autodesk com o Gerenciamento de Custos tradicional da Gestão de Projetos e avalie se essa abordagem pode ser adotada em gerenciamento de projetos tradicionais.

Questão 5

Na metodologia adotada na Contratação Integrada de Projeto foi adotada uma "Gestão Conjunta do projeto", baseada em um sistema de gerenciamento de projetos exclusivo usando três camadas ou três níveis de gestão. Descreva esses três níveis de gestão, suas respectivas responsabilidades e avalie os resultados obtidos à luz do ciclo de vida do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com