TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO DE PROJETO

Por:   •  3/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3
  1. ADEQUAÇÃO AO CLIMA, INSOLAÇÃO, TOPOGRAFIA E ENTORNO;

Podemos notar observando a planta baixa e o norte da edificação que os quartos 02, 03 e 04 estão posicionados no sentido norte, onde a insolação é predominante na nossa região gerando um desconforto térmico uma vez que esses cômodos são de maior permanecia.

Já a topografia do terreno é plana, permitindo que a obra tenha o mesmo nível no seu interior.

[pic 2][pic 1]

  1. APROVEITAMENTO DAS VISUAIS

A edificação permite a visualização do espaço exterior apenas por meio das janelas que estão voltadas para a rua.

  1. IMPLANTAÇÃO – ACESSO, ZONEAMENTO

As vias da quadra se encontram bem organizadas facilitando o trafego e acesso ao terreno em questão, além da implantação de rampas para o acesso principal da edificação.

  1. QUAL O PARTIDO UTILIZADO

A presente edificação não deixa claro o partido utilizado na sua criação. Pelo que notamos a preocupação foi no máximo aproveitamento possível de área construída dentro do terreno, respeitando o uso do solo.

  1. TENDÊNCIA OU ESTILO ADOTADO

O estilo utilizado é comumente encontrado em prédios comerciais da cidade de Palmas, visando o maior aproveitamento do terreno, sem levar muito em consideração a forma e estética da edificação.

  1. FUNCIONALIDADE DOS COMPARTIMENTOS E SETORIZAÇÃO

Os ambientes estão agrupados em setor íntimo (quartos e banheiro), área social (sala de estar/jantar), e setor de serviços (cozinha e área de serviço). Com ótima disposição dos cômodos e aproveitamento de espaço.

 [pic 3][pic 4]

  1. CONCEPÇÃO ESTRUTURAL

Ocorre a utilização de laje e telhado em estrutura metálica.        

[pic 5][pic 6]

  1. CIRCULAÇÃO VERTICAIS E HORIZONTAIS

A circulação horizontal obedece ao código de obras que pede acesso com 1,20m de largura quando em edifícios residenciais ou comerciais até 3 (três) pavimentos.

A circulação vertical obedece ao código de obras que pede escadas com largura de 1,20m em edifícios residenciais e comerciais com até 3 (três) pavimentos.

  1. ILUMINAÇÃO, VENTILAÇÃO E USO DE AR CONDICIONADO

A iluminação e ventilação obedecem ao código de obras que pede área de janela correspondente a 1/6 da área de ambientes de permanência e 1/8 da área de ambientes transitórios. Possivelmente se implantará ar condicionados nos quartos da edificação.

  1. INTEGRAÇÃO INTERIOR/EXTERIOR

Apenas na utilização de janelas e portas de vidro.

[pic 7]

  1. TIPOS DE COBERTURA, ESTRUTURA E ESTÉTICA

Na cobertura foi utilizada telha em fibrocimento que permite uma inclinação pequena e consequentemente uma altura de telhado baixa, ajudando na utilização de platibanda que é esteticamente agradável, além de estrutura metálica.

[pic 8]

12- TÉCNICA CONSTRUTIVA E MATERIAIS EMPREGADOS;

Foi utilizado técnicas e matérias usuais, como no fechamento das estruturas de concreto armado parede de vedação em tijolo cerâmico, estrutura metálica na cobertura, telha de fibrocimento, no acabamento porcelanato e revestimento cerâmico na cozinha e nos banheiros, portas de madeira e portas e janelas em vidro temperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (461.9 Kb)   docx (371.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com