TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios e perspectivas da permanência do jovem no campo: um estudo de caso no projeto de Assentamento Grande

Por:   •  3/7/2017  •  Artigo  •  7.383 Palavras (30 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 30

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

REGIONAL GOIÁS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS SOCIAIS DO CAMPO

Desafios e Perspectivas da permanência do jovem no campo: um estudo de caso no Projeto de Assentamento Lagoa Grande - Município de Heitoraí - Goiás.

Pós-graduanda: Ana Flávia de Araújo Oliveira

Cidade de Goiás – Goiás.

Desafios e Perspectivas da permanência do jovem no campo: um estudo de caso no Projeto de Assentamento Lagoa Grande - Município de Heitoraí - Goiás.

Ana Flávia de Araújo Oliveira

Artigo apresentado à UFG/ RG, como requisito parcial para obtenção de título de Especialista no Programa de Pós-Graduação em Direitos Sociais do Campo – Residência Agrária.

Cidade de Goiás, Janeiro de 2015.

Perspectivas e Desafios da permanência do jovem no campo: um estudo de caso no Projeto de Assentamento Lagoa Grande - Município de Heitoraí - Goiás.

Ana Flávia de Araújo Oliveira

E-mail: aninha.hti@hotmail.com

Orientador: Alison Cleiton de Araújo

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios que os jovens encontram para permanecerem no campo e quais as perspectivas de melhores condições de vida. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a compreensão do conceito de juventude e juventude rural na contemporaneidade, identificando os diversos olhares atribuídos aos jovens pela sociedade. Em seguida foi realizada uma breve contextualização e resgate das políticas de juventude no Brasil, relatando a trajetória dessas políticas e sua situação no momento atual, identificando quais politicas públicas são destinadas aos jovens do campo. Para a pesquisa de campo, a metodologia utilizada foi de entrevistas estruturadas realizadas com 08 jovens entre 15 a 29 anos, morados do P.A Lagoa Grande no município de Heitoraí, estado de Goiás. Entre os resultados encontrados observou que a maioria dos jovens entrevistados gosta de morar no campo, entretanto a saída para a cidade esta atrelada a dificuldade de trabalho remunerado mensal. Diante dos dados apresentados, é notória a urgência de elaboração de politicas públicas mais eficazes, especialmente nas áreas de formação profissional direcionadas ao campo, possibilitando assim mais oportunidades de trabalho para os jovens, e consequentemente ampliariam as perspectivas dos mesmos em darem continuidade a produção familiar.

Palavras-chave: juventude rural, migração, permanência, desafios e perspectivas.

ABSTRACT

This study aims to analyze the main challenges that young people are to remain in the field and what are the prospects of a better life. For a literature search on understanding the concept of youth and rural youth in contemporary times as much was accomplished by identifying the various looks allocated to young people in society. Then we made a brief background and redemption of youth policies in Brazil, reporting the trajectory of these policies and their situation at the present time, identifying which public policies are aimed at young people of the field. For the field study, the methodology used was structured interviews with 05 young people aged 15 to 29 years, housed PA Great Pond in the city of Heitoraí, Goiás state. Among the findings noted that most of the youths interviewed like live in the country, however the exit to the city linked to this difficulty of paid work monthly. Given the data presented, one notes the urgent development of more effective public policies, especially in the areas of vocational training directed to the field, allowing more job opportunities for young people, and thus broaden the perspectives of the same in giving continuity to family production .

Keywords: rural youth, migration, residence, challenges and perspectives.

INTRODUÇÃO

A reprodução camponesa é necessária no contexto social, visto que a agricultura familiar é uma das principais responsáveis pela produção de alimentos. Contudo, a ausência de politicas públicas eficazes que proporcione aos jovens melhores condições de vida e permita aos mesmos darem continuidade as atividades agropecuárias da família aliada a aproximação campo-cidade, através da modernização, traz novos hábitos e modos de vida que atrai a juventude cada vez mais para o mundo urbano, resultando no êxodo rural e acabando com as perspectivas da permanência da juventude no campo.

Segundo Abramovay e Camarano (1998), nas últimas décadas ocorreu no Brasil um intenso esvaziamento no campo, principalmente de jovens em busca de melhores oportunidades de trabalho, com predominância da migração feminina para os centros urbanos.

A falta de renda, a falta de acesso à educação e tecnologia, cultura e ate de lazer vem intensificando o processo de migração da juventude do campo. Essa realidade de migração vem acarretando o envelhecimento da população e a diminuição da produção camponesa, assim como a desestruturação das famílias, que aos poucos perdem suas raízes e seus valores.

Os atrativos da cidade são inúmeros, colocando os jovens em constante conflito entre os seus valores sociais e culturais. A proximidade entre o campo e a cidade tem provocado mudanças no modo de vida desses jovens, pois a cultura urbana capitalista influência nos hábitos e modos de vida. Acresce, às condições socioeconômicas e culturais da família, às demandas pela ampliação do capital escolar, o acesso e à permanência dos filhos no ensino superior, às trajetórias entre campo e cidade e às perspectivas sócio - profissionais dos jovens.

O histórico de ausência de políticas públicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com