TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade

Por:   •  4/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 2

Giovanna Arrigo Pinheiro – 42082498

Atividade N1

1) Indique as inovações tecnológicas que mais alterações têm produzido nas instituições e nos hábitos culturais da sociedade contemporânea:

Os carros, aviões, satélites e até mesmo a bomba atômica são exemplos de inovações tecnológicas que trouxeram mudanças significativas nas instituições e nos hábitos culturais, mas com a era da informação a jato, das conexões e do distanciamento, não podemos deixar de falar da Internet. Hoje, a internet é a tecnologia mais influente e acessível do mundo, que movimenta todo o mercado capitalista e traz as informações de conhecimento muito mais rápido às pessoas.

2) Que alterações seriam essas e quais as ameaças e oportunidades que elas apresentam aos seres humanos?

A era da informação está muito relacionada à internet, pois é onde recorremos sempre que precisamos saber de algo “pra já”, seja uma notícia, uma história, uma dúvida de como se escreve tal palavra e até mesmo uma receita, só precisamos “dar um google” e pronto, temos todas essas informações na palma de nossas mãos. Porém, essa rapidez e praticidade, faz com que não verifiquemos a veracidade de tais fatos, com isso, pode acontecer de compartilharmos alguma matéria falsa, as famosas fakenews, e até mesmo sermos vítimas de golpes financeiros. Por esse motivo, temos a necessidade de sermos prudentes em como usamos essa tecnologia a nosso favor.

Com a chegada da pandemia, milhões de pessoas recorreram à internet para conseguir manter seus trabalhos, estudos e relacionamentos pessoais. O distanciamento trouxe um lado muito útil das conexões online, que com o uso da internet, obtivemos segurança para efetuar nossos trabalhos em nossas residências, tendo acesso à informações relevantes como os dados de infectados e as mortes pela COVID-19.

Por outro lado, o uso excessivo da internet traz problemas de isolamento e afastamento da vida real, pois ficamos muito focados nas relações online que acabamos nos distanciando das relações pessoais, e neste ano, com a pandemia, este problema aumentou significativamente.

3) Como os estudos sobre “Ciência, Tecnologia e Sociedade” podem auxiliar as pessoas a enfrentar as mudanças sociais e a desenvolver novos negócios?

Mudanças sociais são alterações significativas nos padrões de comportamento e cultura. O estudo de CTS auxilia as pessoas no processo de compreensão dessa nova realidade, nos fazendo enxergar além de nossa bolha e ter uma visão mais ampla das mudanças sociais enfrentadas por toda a sociedade.

Com isso, nossa visão do mercado também sofre mudanças, trazendo um olhar de outro ângulo para a criação e desenvolvimento de novos negócios que sejam não somente rentáveis, mas também solidários, éticos e com considerações sociológicas fundamentadas na cultura da sociedade que estamos inseridos.

Com isso a visão de mercado fica mais clara para investimento em novos negócios, pois fica a par nas mudanças do comportamento humano e mudanças de culturas, assim sabendo onde investir para criação de novos negócios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com