TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre o Filme Tempos Modernos

Por:   •  1/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  6.195 Visualizações

Página 1 de 2

Questões sobre o Filme Tempos Modernos

1) Qual o contexto social e econômico relatado no filme? Quais aspectos significativos mudaram e quais permanecem na estrutura econômica e social?

O filme é ambientado nos Estados Unidos, pós-crise de 1929, no momento histórico conhecido como Grande Depressão. Observamos nas cenas os altos níveis de desemprego, greves de trabalhadores por melhores condições de vida e de trabalho, repressão policial, desigualdades sociais, pessoas excluídas e famintas.

Hoje algumas condições de trabalho e de vida melhoraram, após novos estudos sobre ergonomia, descanso, jornada, assim como pela evolução da legislação trabalhista. Permanecem as profundas diferenças sociais entre os trabalhadores e os patrões, assim como as tentativas de burlar a legislação protetiva por parte de alguns empresários.

2) Quais questões aparecem na cena da máquina de refeições?

A máquina retratada no filme foi criada para atender uma necessidade em voga na época, que é a redução do “desperdício” de tempo. Com a popularização das metodologias de organização do trabalho (Taylorismo e Fordismo), impunha-se o controle do tempo de cada atividade do trabalho, incluindo a limitação dos intervalos de descanso, para permitir o aumento da produção e da produtividade.

Na cena, a mecanização busca atingir até mesmo o momento do descanso e da alimentação do trabalhador, aumentando a eficiência e reduzindo os movimentos julgados desnecessários. Por fim, a máquina é descartada pelo industrial por não se mostrar prática o suficiente.

3) O emprego de Chaplin na loja de departamentos mostra claramente as diferenças sociais. Como isso é mostrado e que outras situações do filme também são abordam a mesma temática?

As roupas dos clientes contrastam claramente com a de Carlitos e sua amiga. Também observamos essa situação enquanto o protagonista anda pelas ruas e enquanto trabalha. Os operários têm atividades repetitivas e enfadonhas, enquanto o patrão e sua secretária vestem boas roupas e realizam atividades de supervisão.

4) Quem decide como o trabalho deve ser organizado?

Sempre o patrão, através de seus supervisores, que tentam garantir a manutenção da produção. Não há oportunidade para que os operários (mal qualificados e substituíveis) opinem ou participem da definição das tarefas. Apenas seguem ordens e recebem reclamações. Com o advento do Volvismo (funcionários altamente qualificados, sindicatos fortes), esta situação se reverte completamente.

5) Como é retratado pelo filme as condições de trabalho na fábrica?

Os operários tinham que trabalhar como máquinas, com movimentos repetitivos e constantes. Uma das cenas até demonstra o protagonista sendo engolido com uma delas e se confundindo com as engrenagens. Quando o patrão ordena o aumento do ritmo de produção, toda a linha de produção precisa acelerar junto.

Em determinado momento, o protagonista surta, adotando o movimento repetitivo que vinha fazendo no trabalho e procurando porcas para apertar em todos os lugares, inclusive nos botões das roupas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com