TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de discução sobre estrategia - Texto de PENG

Por:   •  28/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Um Aluno Cético diz: “A estratégia global é relevante somente a grandes executivos, como diretores-executivos de grandes companhias. Sou apenas um estudante que terá de se esforçar para obter o primeiro emprego, provavelmente em uma pequena empresa. Por que eu deveria me preocupar com isso?” Como convencê-lo de que deve se preocupar?

Inicialmente se pontua o fato de que da área de negócios, os profissionais mais bem pagos, sendo eles graduados ou pós graduados, são os consultores administrativos com especialização em estratégia global, mesmo que a experiência internacional tenha um peso na vaga, mostrando interesse e conhecimento, a chance de uma vaga no exterior para a tal experiência e muito grande. Ademais vale se ter conhecimento de estratégia pois conhecendo-a você obtém o entendimento das decisões estratégicas, e isso beneficia o conhecedor pois auxilia este a tomar decisões em relação a sua carreira. E por fim pela obrigação de conhecer a estratégia global, descobrindo o efeito e a presença da globalização no cotidiano, pois você não precisa ser um homem de negócios para conhecer os impactos da estratégia global no mundo atual.

2 – Algumas pessoas alegam que a Globalização beneficia cidadãos de países ricos. Outros alegam que a globalização beneficia cidadãos de países pobres. Qual é a sua opinião?

        Ela Beneficia ambos em minha opinião, a hipercompetição com foco na redução de custos e obtenção da renda de países em desenvolvimento pelas multinacionais causa uma redução no custo dos produtos, mesmo que com uma certa padronização (que está cada vez mais deixando de ser uma tendência, pois cada vez mais vemos a mudança de empresas globais para empresas locais globais).

3 – Ainda com relação a segunda questão, no tocante ao papel das empresas multinacionais, que, por meio de investimentos diretos externos, supostamente tanto explora os pobres em economias pobres, quanto rouba empregos dos países ricos, se você fosse o diretor-executivo de uma multinacional de uma economia desenvolvida ou emergente, como defenderia sua empresa?

        Primeiro defendendo o ponto de que a diminuição nos empregos de países ricos não é algo que se mostra muito claro, pois ao ponto de que ela “rouba” o tal emprego, ela cria mais oportunidades, principalmente pelo fator de que as empresas buscam mao-de-obra barata para auxiliar na redução de custos para um aumento na produção, ainda se pontua que para uma abordagem / fixação da multinacional, faz-se necessário existir uma demanda. Já na questão dos países pobres, uma boa parte das empresas não tem o entendimento da parcela significativa que a população mais pobre proporciona no volume de compra, e algumas empresas que tem essa visão (avaliada pela estratégia global) atendem essa demanda pouco observada, o que gera qualidade de vida e supri uma necessidade muito esquecida.

4 – Quais são os principais desafios estratégicos no mundo pós-seattle, 11 de setembro e Enron?

Para a questão Pós-Seattle, o protesto anti-globalização veio como uma resposta a um conjunto de pensamentos (visto por muitos como exagerado e por outros como pouco reconhecido) que diz que a globalização tem efeitos prejudiciais graves a condição de vida e ao meio ambiente, faz se necessário (para estrategistas, administradores e acadêmicos) prestar atenção nestes assuntos para evitar mais movimentos dessa magnitude.Com a questão do ataque terrorista no dia 11 de setembro, pode-se notar uma retardo no avanço da globalização, pois o ataque abalou e pasmou o mundo o que gerou um reforço na segurança nacional, na emissão de vistos e etc. Por fim, o Escândalo da Enron (crise da governança corporativa) provocou um uma grande má visão no cenário internacional sobre a ética, a responsabilidade e a governança social corporativa e isso fez com que estes assuntos tomasse o foco nas pautas das reuniões de muitas companhias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com