TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO DE PESSOAS

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Construa uma estratégia para o processo de recrutamento, incluindo a adoção de novas tecnologias e três ações de implementação dessa estratégia.

RESPOSTA: A Administração de Pessoal reclama do processo lento de recrutamento e seleção, onde todos os currículos são analisados manualmente, um a um, com perda de tempo e pouca eficácia. Iremos adotar três ações para minimizar o tempo na busca de profissionais e agilizar o recrutamento e seleção:

  1. Criar o perfil da empresa em sites de recrutamento e seleção, como por exemplo, o www.vagas.com.br. No site, é possível criar a vaga e determinar os requisitos básicos que os candidatos devem possuir para concorrer ao processo seletivo. Por exemplo, vaga X somente para pós graduados, ou para graduados em Engenharia. Assim, o número de currículos é menor, mais fácil de serem analisados e somente de candidatos dentro do perfil.

  1. Criar o perfil da empresa em redes sociais profissionais, tais como o Linkedin. Lá será possível divulgar novas vagas e também uma interação entre os candidatos e possíveis profissionais indicadores, que conhecem tais profissionais e poderão dar referências. Posteriormente, pode ser criada uma ferramenta ou software que busque somente profissionais X para função, agilizando o recrutamento e seleção.

  1. Utilizar o portal de serviços e informações do município para divulgação de vagas, onde os candidatos irão cadastrar o currículo no perfil da empresa e através das ferramentas de busca, o RH poderá selecionar de forma mais ágil os profissionais que estão de acordo com o perfil da vaga.

2 – Apresente uma política de recrutamento a partir da proposta acima. Essa política deverá ser construída com um texto coeso e coerente, com início, meio e fim, e não deverá ultrapassar 20 linhas. Essa política irá constar nos manuais que norteiam a organização.

RESPOSTA: Política de Recrutamento CalceBem

Abertura de vaga: A abertura de vaga deve ser formalizada pelo departamento solicitante na intranet da empresa, com aprovação eletrônica dos gestores, seja no caso de substituição de profissional desligado ou abertura de nova vaga. Na abertura de novas vagas, deverá haver aprovação eletrônica do Gerente de RH;

Recrutamento interno: Será dada preferência para o Recrutamento Interno, ou seja, buscar dentro da empresa possíveis profissionais que tenham interessa na vaga e que se adequem ao seu perfil. Caso não seja possível obter internamente, será divulgada a vaga no portal do município, para que interessados cadastrem o CV no perfil da empresa no site VAGAS, além de divulgação na rede social Linkedin.

Política de cargos e salários: A empresa possui uma política de cargos e salários bem estruturada, com valores e benefícios acima da média de mercado, visando buscar os melhores profissionais. Além disso, o Plano de Carreira permite que todos os profissionais busquem se desenvolver e crescer na empresa, avançando de cargo periodicamente (a cada um a três anos).

3 – Num texto de no máximo 15 linhas, apresente as vantagens da proposta política recém implantada para a CalceBem.

RESPOSTA: A adoção de meio eletrônico, cadastro de currículo e busca informatizada de profissionais agiliza o processo de recrutamento e seleção, sendo muito mais rápido localizar profissionais que estejam dentro do perfil da vaga. A criação do perfil da empresa em redes sociais profissionais também agiliza esse processo, e permite verificar possíveis indicações, de profissionais ou ex profissionais da CalceBem que conheçam ou tenham trabalhado com tais candidatos. A política de cargos e salários bem estruturada e um pouco acima da média de mercado, bem como benefícios oferecidos, atraem os melhores profissionais e retém os colaboradores, mantendo-os motivados. A busca pelo recrutamento interno também agiliza o processo, pois motiva os colaboradores na busca de melhor remuneração ou de vagas dentro do seu perfil desejado, além de permitir buscar referências profissionais diretamente com o gestor atual. O fato dos candidatos serem conhecidos internamente empresa e terem conhecimento de suas políticas, visão, missão e valores também são validos, pois assim os mesmos se adaptam mais rapidamente ao novo cargo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com