TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA CONSTRUTORA E INCORPORADORA NO ESPÍRITO SANTO

Por:   •  7/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  10.403 Palavras (42 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 42

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA CONSTRUTORA E INCORPORADORA NO

ESPÍRITO SANTO



1 – INTRODUÇÃO

Planejar o recrutamento e selecionar pessoas com as competências certas e com o objetivo de atingir as necessidades e expectativas da organização torna-se vital, pois o sucesso de uma empresa e a destreza que ela se apresenta dependem, não só de seus recursos materiais e tecnológicos como também do seu capital humano. Atualmente vive-se em um mercado altamente competitivo, onde a busca por profissionais qualificados torna-se cada vez mais necessário. Uma das dificuldades de recrutar e selecionar pessoas competentes se dá exatamente pela falta de mão de obra qualificada em um mercado competitivo e exigente.

É importante para as organizações ter um bom recrutamento e seleção, pois se bem utilizados e feitos de maneira correta, proporcionará maior sucesso. O grande desafio dos profissionais de Recursos Humanos é exatamente recrutar e selecionar estes profissionais. Para isso precisam ser cautelosos na seleção, pois o profissional que poderá futuramente fazer parte do quadro de funcionários da empresa deverá ter os atributos necessários para alcançar os objetivos e metas da organização.

Segundo Robbins (2010) verificar as aptidões do candidato, já no processo seletivo, é muito importante pois se ele não tiver tais aptidões, provavelmente não terá o desempenho que a organização espera e isso acarretará mais custos em treinamento e desenvolvimento. Então, qual seria a melhor saída para a organização? Fazer o seu próprio recrutamento e seleção através do seu pessoal de Recursos Humanos ou contratar uma empresa especializada em recrutamento e seleção para buscar esse profissional?

O presente estudo tem como tema “Recrutamento e Seleção: Um estudo de caso em uma empresa construtora e incorporadora no Espirito Santo”. Desta forma, o objetivo geral é analisar em que medidas os processos de recrutamento e seleção feitos pela própria empresa tem maior impacto nas contratações, comparado com as contratações onde o processo de recrutamento e seleção foi feito por empresa especializada? O recrutamento tem como base atrair no mercado os profissionais com o perfil desejado pela empresa para as vagas existentes, a seleção por sua vez tem como sua tarefa principal escolher e classificar os candidatos recrutados. Os objetivos específicos são analisar os tipos de recrutamento feito pela empresa; Apresentar as vantagens e desvantagens dos tipos de recrutamento interno e externo segundo os principais autores; Definir técnicas de recrutamento e seleção aplicáveis ás necessidades da empresa.

Neste trabalho será abordado o estudo de caso feito em uma construtora e incorporadora atuante no estado do Espirito Santo e como embasamento teórico foram utilizadas as ideias de diversos autores que citam o recrutamento e seleção. Dentre os autores citados destaca-se: Chiavenato, Gil, França, Marras, Araujo e Garcia que são usados como referências teóricas para a construção do trabalho.

Para responder o objetivo proposto, formulou-se as hipóteses:

H0)        É mais vantajoso para a empresa própria terceirizar os processos de recrutamento e seleção.

H1)        O recrutamento interno é mais eficaz pois os candidatos já estão inseridos na cultura organizacional.

É de extrema relevância recrutar e selecionar os melhores profissionais, visto que as empresas atualmente estão em busca de melhores resultados e maior qualidade na prestação de serviços para obtenção de seus objetivos. Tão importante quanto o recrutamento e seleção é a necessidade desse profissional em demostrar suas competências e habilidades a fim de alcançar os objetivos da organização.

Segundo Oliveira (2018):

Os objetivos organizacionais podem ser atingidos somente com, e através das pessoas, por isso a importância da condução do processo de seleção, que visa escolher a pessoa mais adequada aos requisitos da vaga. Sendo assim, torna-se essencial saber atrair e reter as pessoas que tenham condições para satisfazer as demandas organizacionais. Um processo seletivo planejado evita desperdício de tempo, dinheiro e recursos. (OLIVEIRA, 2008, p.01).

O presente estudo delimita-se em identificar os processos do recrutamento e seleção de uma das maiores construtora e incorporadora atuante no estado do Espirito Santo.

2 – REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 – MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho pode ser associado àqueles que oferecem o trabalho. Ou seja, a oferta. E aqueles que buscam, procuram oportunidade de trabalho. Essa procura e oferta são uma das principiais características do mercado de trabalho. O mercado de trabalho é muito dinâmico, passa por transformações constantes. Mudanças essas que influenciam as práticas de Recursos Humanos das organizações. É necessária, portanto, uma atenção especial pois, quando o mercado está com uma oferta maior de emprego, ou seja, abundância de oportunidades, as empresas ficam diante de um recurso escasso, pois as pessoas são insuficientes para preencherem as vagas que são oferecidas.

Por outro lado, quando a procura está alta e se tem a escassez de oportunidades de emprego, as empresas se veem em um cenário favorável quanto ao recurso abundante, visto que as pessoas disputam empregos. Isso também pode ser um grande influenciador no comportamento das pessoas candidatas a preencherem tais vagas. Portanto, os Recursos Humanos têm um grande desafio nesse mercado “abundante”:  Recrutar e selecionar os melhores candidatos para o preenchimento das vagas em aberto.

Tudo Isso corrobora com Chiavenato (2010), visto que o mercado de trabalho é a combinação de ofertas que proporcionam oportunidades muito maiores do que a procura. Isso acontece quando a oportunidade é escassa, o que dificulta o processo de recrutamento e a seleção de candidatos. Segundo Chiavenato (2010) existem também fatores que influenciam no mercado de trabalho, tanto na oferta quanto na procura. São eles:

Quando em oferta;

  • Maiores investimentos em recrutamento para chamar e atrair candidatos;
  • Critérios flexíveis para seleção e um rigor menor;
  • Investimento em treinamento para adequação dos candidatos;
  • A oferta de salários atraentes para chamar a atenção;
  • A oferta dentro da própria organização, através do Recrutamento interno;

Quando em procura;

  • Os investimentos em recrutamento são consideravelmente baixo;
  • Os critérios para seleção são mais rígidos;
  • Salários ofertados não atraentes, mais baixos, exatamente para atrair e aproveitar              o fator competitivo entre os concorrentes;
  • Investimento mínimo em benefícios socias;
  • Recrutamento Externo, para melhorar o potencial humano e a substituição dos funcionários por candidatos que tenham uma qualificação profissional melhor.

2.2 – A SITUAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO ATUALMENTE

Hoje, presencia-se uma demanda bem maior que a oferta em nosso país. O mercado de trabalho reflete o que se passa no cenário econômico. O alto índice de desemprego faz com que o mercado fique extremante competitivo e exige dos candidatos uma qualificação cada vez maior. O profissional procurado pelas empresas precisa desenvolver múltiplas tarefas, e ter habilidades interpessoais diversas.

O estudo do Fórum Econômico Mundial (2016) apresentou as competências que todo profissional precisar dominar até 2020.  São elas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74.5 Kb)   pdf (589.8 Kb)   docx (365.4 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com