TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recrutamento interno e externo

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

Existe dois tipos de processo de recrutamento, o processo interno e externo. No processo interno a empresa busca dentro da sua equipe pessoas que são competentes para assumir um cargo maior dentro da empresa, fazendo que tenha uma promoção e um desenvolvimento de competências e conhecimento pois muitas pessoas tem um plano de carreira ao entrar dentro da empresa, buscando assim subir de função, visando quase sempre o cargo de chefia. Esse é um processo considerado “barato” para as empresas, pois ela não tem custo em divulgar a vaga para fora, perder tempo analisando os candidatos e nem com treinamento, pois quando usa esse processo o funcionário já sabe como a empresa é gerenciada.

No processo externo a empresa busca fora da sua organização, pessoas para ocupar os cargos em aberto, fazendo a divulgação em meios de comunicação, contratação de empresas de recrutamento (terceirização). Esse processo faz que as empresas tenham novos colaboradores podendo assim ajudar no seu desenvolvimento para possível promoção futuramente.

Os processos de recrutamento são importantes para a empresa, pois ela mapeia a sua equipe e conclui a melhor forma de contratar novas pessoas, fazendo assim que a empresa tenha um planejamento estratégico, segundo ROCHA, 1996 “... antes da divulgação e antes do recurso ao mercado de trabalho, ou seja, antes de proceder ao recrutamento propriamente dito, é necessário efetuar um planejamento...” Nisso a empresa observa seus pontos fortes e fracos. Todas as empresas necessitam de uma mudança de equipes pois assim com novas pessoas, pode-se ter conhecimentos e experiências diferentes, tendo uma divulgação e interação maior entre os colaboradores, podendo causar um sucesso na empresa, mudanças nos processos internos que melhore a efetividade das tarefas e as pessoas se sentem mais motivadas em melhorar o seu trabalho, já que a empresa está focando na gestão de pessoas melhorando o clima organizacional e focando em buscar novos talentos tanto dentro como fora da empresa.

Como já foi tipo o recrutamento externo, é baseado em busca de pessoas fora da empresa, e recentemente as empresas estão usando o recrutamento eletrônico que é chamada de E-Recrutamento, pois é um método que usa ferramentas eletrônicas (Internet) para fazer o recrutamento e seleção, que envolve a prática de enviar currículos, filtrar os candidatos que a empresa deseja, realizar teste online e monitorar as vagas disponíveis, a empresa pode usar o seu próprio site para as pessoas enviarem seus currículos, como o site de empresa recrutadoras para divulgar a vaga. Januzzi (2010) afirma que "as empresas utilizarão cada vez mais o recrutamento pela Internet e isso vai forçar os recrutadores a obterem competências específicas", fazendo que as empresas se especializem em outras formas de recrutamento, ajudando para ampliar os seus conhecimentos.

Mas com esse novo processo a empresa tem que ter em mente, que não pode deixar a ética e o bom senso de lado, já que é um processo de custo mais baixo e de fácil análise, Abbud (2010) afirma que "Devidos tais características a Web é o meio ideal para selecionar pessoal, ela possibilita que você encontre o perfil exato da vaga, então você acaba encontrando a pessoa certa muito mais rapidamente".

Hoje as pessoas estão usando muito a ferramenta Linkedin, onde é possível a empresa divulgar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com