TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recrutamento Interno e Externo

Por:   •  16/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.363 Palavras (14 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

ANEXO I

FORMULÁRIO DE FORMAÇÃO DE EQUIPE

PROFESSOR ORIENTADOR: THIAGO ROCHA GUIMARÂES DE OLIVEIRA

EQUIPE N.º: 02

TEMA: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

NOME DO ALUNO

R.A.

Ana Flávia Ferreira Santos

02430003674

Camila Viana Vasconcelos

02430004252

Elton Gouvea Pimentel

01780001714

Fabiana Inácio Félix Soares

02430003954

Jenifer de Souza Cruz

02430003796

Jesus Maciel de Campos Junior

02430003456

Thaís Fernanda de Oliveira Pereira

02430003576

Visto do professor orientador: ________

[pic 2]

ANÁLISES DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DO INSTITUTO DE FISIATRIA

 

Ana Flávia Ferreira Santos - flaviasantosnet@yahoo.com.br

Faculdade de Ensino de Minas Gerais

Avenida Vilarinho,2.395, Venda nova, 31615-250 - Belo Horizonte - MG.

Camila Viana Vasconcelos -camilaviana2020@gmail.com

Elton Gouvea Pimentel eltongp@gmail.com

Fabiana Inácio Félix Soares –fabianafelix015@gmail.com 

Jenifer de Souza Cruz - jenifersouzac@hotmail.com 

Jesus Maciel de Campos Junior -jesus3240@hotmail.com

Thaís Fernanda de Oliveira Pereira – thaisfernandao47@gmail.com

Resumo: Nesse artigo iremos analisar e descrever um processo de recrutamento e seleção, o objeto de estudo será o Instituto de Fisiatria – Reabilitação e Tratamento da dor. Serão analisados os métodos de divulgação das vagas disponíveis, de atração de candidatos para estas vagas, os critérios para a triagem, métodos de recrutamento, etapas de seleção, requisitos e qualidades esperadas por parte da empresa para com os candidatos e os processos de adaptação dos mesmos (caso haja).

Palavras chave: Recrutamento, Seleção, Cultura Organizacional.

ANALYSIS OF RECRUITMENT PROCESSES AND SELECTION OF THE INSTITUTE OF PHYSIOTHERAPY

Abstract: In this article we will analyze and describe a process of recruitment and selection, the object of study will be the Institute of Physiatrics - Rehabilitation and Pain Treatment. The methods for publicizing available positions, attracting candidates to these vacancies, screening criteria, recruitment methods, selection stages, requirements and qualities expected by the company towards the candidates and the processes of adaptation of the candidates will be analyzed (if any).

Key-words: Recruitment, Selection, Organizational Culture.

  1. INTRODUÇÃO

Recrutamento e seleção é uma das maiores atribuições do setor de Recursos Humanos (Dessler 2007), uma vez que abrangem todas as práticas e decisões organizacionais. Para que uma empresa possa criar e manter uma vantagem competitiva, colaboradores com perfis adequados são um ponto crítico (WRIGHT & SNELL, 1991; BOXALL, 1996). Avanços tecnológicos recentes, globalização, crescimento de redes sociais e mudanças nas organizações, trouxeram novos desafios para o recrutamento e seleção (ROWLEY & BENSON 2002). Para encarar de forma efetiva os novos desafios, o recrutamento e seleção as empresas necessitam estar integradas com as estratégias de negócio (LAM & WHITE, 1998).

Conhecer bem as estratégias do negócio e alinhar as necessidades da empresa com processos eficientes e eficazes de recrutamento e seleção são primordiais para que o resultado obtido esteja o mais próximo possível do esperado. O custo direto e futuro de uma contratação inadequada é geralmente muito alto para a empresa, devendo ser sempre ser evitado. O objetivo principal dos processos de recrutamento e seleção é conseguir alocar as pessoas com as habilidades certas nas posições adequadas, de forma a atingir os objetivos estratégicos de uma empresa.

As táticas e estratégias mais adequadas para o recrutamento e seleção serão abordadas nos próximos tópicos de maneira não somente a conceituar essas táticas e estratégias, mas também fazer uma correlação dos efeitos positivos e negativos gerados por sua aplicação.

No estudo de caso, será possível definirmos como as táticas e estratégias previamente descritas, estão ou não sendo utilizadas de forma prática pela empresa escolhida, qual os seus resultados, bem como fazer sugestões de melhoria, caso seja possível.

O objetivo geral do trabalho é identificar e verificar como estão sendo realizados os processos de recrutamento e seleção na empresa Instituto de Fisiatria – Reabilitação e Tratamento da Dor.

Os objetivos específicos são: (1) discutir os processos de recrutamento e seleção na empresa como fator fundamental para o preenchimento assertivo das vagas em aberto; (2) analisar os processos de recrutamento e seleção e o seu alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa; e (3) discutir a utilização de políticas e melhores práticas de recrutamento e seleção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (219.3 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com