TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Formas de Recrutamento Interno e Externo

Por:   •  19/2/2023  •  Artigo  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 5

FORMAS DE RECRUTAMENTO: INTERNO E EXTERNO[pic 1]

Cicera Lima Biana¹ Dayane Maria Martins¹

Maria Rosenzela Brito Santana¹ Maysa da Silva Souza¹ Thayna Neves de Oliveira¹ Ingrid da Mota Araújo Lima²

  1. INTRODUÇÃO

Esse artigo possui como objetivo central, apresentar técnicas de recrutamento interno e externo dentro das organizações, que buscam por profissionais mais qualificados para seus cargos.

Serão tratados aqui as técnicas de recrutamento interno, como o inventário de talentos e anúncio interno de vagas e técnicas de recrutamento externo, como banco de currículos, indicações, entre outras.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Setor de Recursos Humanos é um dos mais importantes dentro das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Um dos processos de suma importância dentro do RH é o processo de Recrutamento de pessoas. De acordo com Chiavenato (2009, p. 68), "Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização".

Diante disso, é importante que as organizações possuam um processo de recrutamento bem estruturado, para garantir contratações mais assertivas e reduzir a rotatividade.

Kielwagen e Souza (2013, p. 50) complementam que “A identificação de candidatos deve ser efetuada através de técnicas específicas, definidas e estruturadas”. Existem dois tipos de recrutamento: o recrutamento interno e o recrutamento externo.

Recrutamento de pessoal é uma atividade de responsabilidade do sistema de ARH que tem por finalidade a captação de recursos humanos interna e externamente à organização objetivando municiar o subsistema de seleção de pessoal no seu atendimento aos clientes internos da empresa (MARRAS, 2009, p. 69 apud GUIMARÃES, 2011, p. 24)

O recrutamento interno é aquele em que se busca profissionais dentro da própria empresa para fechar uma determinada vaga, seja promovendo ou transferindo. Há algumas técnicas para realizar o recrutamento interno, uma delas é o inventário de talentos, que basicamente é um cadastro

  1. Nome dos acadêmicos
  2. Nome do Professor tutor externo

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Gestão de Recursos Humanos) – Prática do Módulo II – 26/11/2021

onde os novos colaboradores inserem seu currículo e vão atualizando conforme os treinamentos e cursos que vão realizando. Através dessa técnica, o recrutador consegue localizar os candidatos mais qualificados para a vaga.

Contudo, é preciso tomar cuidado: anúncios internos exigem que a organização tenha uma política de administração de cargos (incluindo análise, descrição e especificação) muito bem estruturada e divulgada. Isso porque, caso algum candidato interno não seja aceito, o RH deve ser capaz de explicar claramente e com transparência as razões da recusa. Do contrário, corre-se o risco de se instalar um clima interno de desconfiança e descrédito quanto ao programa de recrutamento interno e à própria empresa. (KIELWAGEN; SOUZA, 2013, p. 48).

Uma técnica muito conhecida dentro do recrutamento interno, é a indicação, na qual os colaboradores da empresa fazem a indicação de alguém externo para preencher uma determinada vaga, assim criando um banco de talentos. A indicação não deve substituir as etapas de recrutamento e seleção para novos colaboradores, pois é importante que o candidato seja aprovado em todas as fases, evitando assim possíveis falhas no processo.

Costa (2021) ressalta ainda que esse programa necessita fortificar a importância de uma seleção justa e com objetivos bem estruturados, para que o novo admitido e a pessoa que o indicou, não seja pressionado devido a recomendação.

Outra forma de recrutamento interno é por meio do anúncio interno de vagas, esses anúncios podem ser feitos a partir de uma intranet, no mural de avisos e jornal corporativo, essa técnica de anúncio de vagas, anteriormente era muito divulgada através de jornais, revistas e até na televisão. Atualmente com o surgimento da internet, essas vagas vêm sendo mais divulgadas através de sites de empregos como o Emprega Brasil do Ministério do Trabalho, redes sociais como o LinkedIn, Instagram e Facebook e em cartazes na portaria da empresa.

Já o recrutamento externo, é aquele em que se busca profissionais fora da organização, ou seja, no mercado de trabalho. A técnica mais comum atualmente é de banco de currículos, os candidatos podem enviar o currículo via e-mail ou acessar o site oficial da organização e localizar a aba “Trabalhe conosco” e nela insere informações pessoais e profissionais.

É importante ressaltar que tanto o inventário de talentos (interno) quanto o banco de currículos (externo) são mais eficazes digitalizados, agilizando então o processo de recrutamento do RH, para que não tenha acúmulo e nem perda de dados e assim possa ajudar a empresa futuramente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (323.3 Kb)   docx (209.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com