TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO ONLINE

Por:   •  23/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.927 Palavras (16 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 16

RECRUTAMENTO ONLINE

Caxias do Sul

2015

ÍNDICE

1 INTRODUÇÃO

2 DESCRIÇÃO DO CASO

        2.1 EMPRESA ATITUDE GESTÃO EMPRESARIAL

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 TECNOLOGIA APLICADA A RECURSOS HUMANOS

3.2 COMPARATIVO ENTRE RECRUTAMENTO TRADICIONAL E ONLINE

3.2.1 Vantagens e desvantagens do recrutamento online

3.3 IMPORTANCIA DAS REDES SOCIAIS NO RECRUTAMENTO ONLINE

3.3.1 Empresas que utilizam as redes sociais no recrutamento online

4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

5 CONCLUSÃO

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

7 ANEXOS

INTRODUÇÃO

        Com o mercado cada vez mais competitivo o setor de Recursos Humanos aliados com a tecnologia da informação de uma organização, tem despertado em seus gestores, cada vez mais, a importância do recrutamento on-line para a organização.

O recrutamento on-line ou também E-Recruitment, além de expandir-se rapidamente por todo o mundo, tornar-se um diferencial estratégico para a instituição, pois mostra desvantagens do método antigo de captação, métodos estes que eram burocráticos, demorados e trabalhosos, os currículos passavam despercebidos e seus bancos de dados não eram atualizados, tornando lento e cansativo, passa ser possível agora pelo processo de captação on-line, captar, triar, avaliar e contratar o profissional mais adequado para a vaga a ser preenchida, fazendo de uma forma eficiente e eficaz, minimizando o tempo, custo e mão de obra.

A empresa que usar desta ferramenta de forma correta além de reduzir o custo, promove o preenchimento da vaga com um novo talento para instituição, tornando uma poderosa arma num mercado mais concorrido e exigente.

DESCRIÇÃO DO CASO

2.1 EMPRESA ATITUDE GESTÃO EMPRESARIAL

        A empresa Atitude Gestão Empresarial está localizada na cidade de Caxias do Sul, na Avenida Júlio de Castilhos, n° 2020. Iniciou suas atividades no mês de Julho de 2008 com uma proposta de Psicologia Empresarial aplicada nas diversas áreas de Recursos Humanos. Em outubro de 2012 houve uma mudança na direção da empresa, agregando assim novos valores, princípios e missão.

        A empresa conta com profissionais qualificados que garantem um serviço de agilidade e eficiência. Todas as atividades são desenvolvidas por psicólogos que buscam um entendimento integral na aproximação dos candidatos e do trabalho, bem como na qualificação e desenvolvimento dos clientes sejam eles as empresas ou os trabalhadores que buscam os serviços.

        

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 TECNOLOGIA APLICADA A RECURSOS HUMANOS

Recrutamento online, também denominado de recrutamento através da internet são designações que representam uma das mais atuais, úteis e dinâmicas aplicações das tecnologias de informação no domínio da gestão de pessoas.  Esse processo está sendo adotado por empresas de diferentes ramos de atividade.

É algo que praticamente ninguém previa e nem mesmo era comentado há dez anos: o comercio eletrônico - ou seja, a emergência explosiva da internet como importante e, talvez, com o tempo, o mais importante canal de distribuição de bens, serviços e, surpreendentemente, empregos nas áreas administrativa e gerencial. (DRUCKER, 2000, p. 113)

Para Mano (2001) esta tecnologia reinventou um processo cada vez mais estratégico - o recrutamento de profissionais que, para algumas empresas, ainda é lento e burocrático.

Em razão das grandes mudanças nas condições econômicas, sociais, organizacionais e culturais, começaram a surgir práticas que buscassem a competitividade, como exemplo, o e-comerce. E essas mudanças levaram ao surgimento do e-RH, ou seja, Recursos Humanos Virtuais, nos quais as redes de telecomunicações, mídia eletrônica e o uso de sistemas para desempenhar a função de Recursos Humanos.

Jones (1998) define o e-RH, como “um modelo de gestão de Recursos Humanos baseado em tecnologia de informações altamente avançada, que conduzam algumas ou muitas das funções do RH”. Segundo Jones, inicialmente o e-RH era visto como um programa de ganho de eficiência, mas tem sido cada vez mais visto como uma fonte de vantagem competitiva.

Watson Wyatt em seu site especializado em e-RH ressalta: o e-RH não envolve apenas tecnologia. Ele envolve uma tecnologia única ‘lincada’ à estratégia, para conectar as pessoas ao negócio, com o objetivo de adaptar ambos, as pessoas e o negócio, rapidamente as mudanças.  

As empresas brasileiras começaram a receber seus primeiros currículos por site em 1998 conforme foi observado por Stivaletti (2000). A eficiência deste tipo de sistema não está somente ligada à redução do tempo de envio do currículo e a contratação, mas também à facilidade de fazer a triagem dos currículos e manter seus bancos de dados sempre atualizados.

Conforme observam Araújo e Ramos (2002), os tempos estão mudando e a internet está se revelando um importante canal de contato entre organizações e candidatos a vagas de emprego.

Para Cappeli (2001), o processo de recrutamento online se dá em três estágios, que são os de atrair o candidato, o de selecioná-lo e o de fazer o contato imediato. As empresas devem atrair os futuros empregados com propagandas, benefícios oferecidos e anúncios.

O e-recrutamento não é uma técnica específica apenas: esse processo inclui vários e diferentes tipos de ferramentas e recursos e variadas formas de usá-las. As principais técnicas incluem os bancos de currículos, salas de bate-papo, fóruns de discussão, além dos próprios web sites das empresas.

Algumas características são essenciais para tornar o recrutamento um processo virtual, conforme Jones (1998):

  1. Comunicar vagas online;
  2. Disponibilizar um formulário para preenchimento de possíveis candidatos;
  3. Possuir um banco de dados para armazenar os currículos recebidos;
  4. Possuir um sistema de feedback online;
  5. Fazer uso de sites especializados em seleção;
  6. Testes online, pelo menos no início da seleção, já elimina os candidatos que não tem as habilidades ou competências básicas necessárias ao cargo.

3.2 COMPARATIVO ENTRE RECRUTAMENTO TRADICIONAL E ONLINE

O termo “recrutamento”, sua morfologia e significado tiveram origem nos exércitos, pois estava vinculado a pratica de captar recrutas para vagas de futuros soldados ou postos de guerrilha. Atualmente o termo é utilizado para a captação de pessoas nas empresas no setor de Recursos Humanos, especialmente no Recrutamento e Seleção de Pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com