TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO - RECRUTAMENTO ONLINE

Por:   •  3/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 11

Matriz de atividade individual*

Módulo: 3

Atividade: Individual

Título: Recrutamento Online

Aluno: Antonio Carlos Casagrande

Disciplina: Recrutamento e Seleção

Turma: GRSLEAD_T0059_0416

                                                Introdução

        Vamos nessa atividade refletir sobre a importância da modalidade de recrutamento e seleção online ou como ficou determinado: e - Recrutamento.  

        Com o grande avanço nas tecnologias de informação, armazenamento de dados e internet, um dos setores mais importantes das corporações se voltou para essa modalidade que cresce de maneira exponencial e o mercado está passando a enxergar esse método como um diferencial competitivo.

        As empresas hoje avançam para uma gestão mais contemporânea da gestão de vagas, onde o enfoque principal está nas pessoas e suas competências, portanto diferente do pensamento de anos atrás onde o enfoque estava na vaga e na descrição do cargo. Esse enfoque está mais alinhado com o planejamento estratégico das empresas, que prevê contratações com mais qualidade e com maior segurança nos resultados.

        As empresas que investem nesse modalidade de recrutamento veem as chances de escolha de candidatos que melhor representam o perfil da vaga oferecida aumentadas exponencialmente.

        Diferentemente dos processos tradicionais, o alcance e a publicidade das informações disponibilizadas aos candidatos é muito maior e é realizada em tempo real e atende a um universo crescente de interessados, que podem estar localizados em qualquer parte do planeta e à apenas um clique de distancia.

        Segundo dados do Site Nacional de Empregos - SINE e também pelo Banco Nacional de Empregos – BNE, a procura de emprego pelos Brasileiros através da internet tem se intensificado nos últimos anos. Segundo essa pesquisa, o aumento em 2016 deve ser de 33,4% em relação a 2015, o que pode se entender que,  pela atual crise de empregabilidade que o país atravessa mas também pelo crescimento da modalidade, acrescenta Adriano Gonçalves, Gerente de Negócios do BNE.

        Com tudo isso é importante lembrar que nesse novo contexto de recrutamento e seleção, os profissionais da área, ou seja, os recrutadores, entrevistadores, consultores, enfim, todos ligados ao processo, também deverão se atualizar e ter uma visão dinâmica do processo, já que a evolução das tecnologias e o desenvolvimento intelectual e de competências dos candidatos estão em constante movimento.

                  Vantagens e desvantagens oferecidas aos candidatos

        Do ponto de vista dos candidatos, a grande vantagem no processo de recrutamento online é a possibilidade de que através da internet, eles possam distribuir e publicar informações de seu perfil profissional, suas competências e os objetivos de suas carreiras de maneira rápida e em tempo real, sendo que o alcance global da internet está disponível 24 horas por dia e lhes dá a chance e oportunidade de, através dos sites especializados ou diretamente junto às corporações, comunicar sua disposição em se candidatar às vagas disponíveis em qualquer tempo e em qualquer lugar.

        Outra vantagem é a possibilidade dos candidatos terem acesso às informações sobre as empresas, podendo assim avaliar se as práticas e políticas das mesmas estão de acordo com as suas ambições com suas convicções e se prepararem para eventuais entrevistas e dinâmicas.

        Existe também uma vantagem pecuniária, já que a disponibilização de informações online tem um custo muito menor que a distribuição física das mesmas, podendo ser feita gratuitamente diretamente nos sites das empresas ou através de pagamento de taxas em sites de recrutamento e podem ser repetidas indefinidamente sem custos adicionais.

        Por sua vez, os candidatos podem ser atraídos por páginas de recrutamento desatualizadas, que podem ser uma fonte de desperdício de tempo, dinheiro e de frustração de expectativas. Os sites de emprego também lançam mão de atrativos que podem não se realizar na efetivação da seleção e podem causar desconforto aos candidatos.

        Outra possível desvantagem seria a de alguns candidatos não possuírem acesso à internet ou outros meios de participação nesse modelo de plataforma, mas esses serviços estão cada vez mais disseminados e já cobrem a ampla maioria do espectro de candidatos. Essa observação também pode trazer para as empresas alguma dificuldade dependendo do ramo de negócios, pois algumas categorias de trabalhadores ainda estão um nível abaixo em termos de inclusão digital e acesso à internet, como é o caso da construção civil e serviços de conservação e limpeza.

                 Vantagens e desvantagens oferecidas às empresas

        São inúmeras as vantagens que as empresas podem obter utilizando o processo de recrutamento online, entre elas podemos citar o baixo custo do processo como sendo o principal deles na visão da maioria. Comparando-se aos métodos tradicionais, onde a divulgação feita por mídias impressas ou através de empresas de recrutamento ou mesmo em outras mídias que não seja a internet, os custos são drásticamente mais baixos no processo online.

        Uma outra vantagem que o processo online pode oferecer é o de ganho de tempo do setor de recrutamento, tanto no processo de preenchimento das vagas oferecidas quanto no tempo gasto pelos colaboradores envolvidos no processo.  É nesse ponto que o método online apresenta uma grande vantagem, já que o tempo entre  a comunicação das vagas, das condições para o preenchimento das mesmas, o conhecimento dos candidatos da oferta das vagas e a sua predisposição em concorrer a mesma pode ocorrer em um mesmo dia, sendo um processo visivelmente mais rápido e prático que o convencional.

              [pic 2]

                                                               Figura1

        Uma faceta importante do processo de recrutamento online é a sua capacidade de abrangência e a possibilidade de abrigar entre os candidatos uma diversidade muito maior de competências e perfis que possam melhor atender aos interesses da empresa, já que o uso da internet está disseminado em quase todo o planeta e a globalização dos candidatos é diretamente proporcional a diversidade de ofertas e competências necessárias para o preenchimento dessas vagas.

        Segundo Marcia C.F. de Mendonça, da Fundação Getúlio Vargas, quando se inicia um processo de recrutamento deve-se sempre levar em consideração que o método escolhido deve sempre levar em consideração além de outros atores comuns aos processos, a rapidez, a praticidade, a atratividade, a facilidade de acesso dos candidatos à fonte de recrutamento e com especial atenção, o custo, e nesses quesitos o recrutamento online se sobrepõe aos demais com grande vantagem.

        É claro que o processo de recrutamento online é de grande importância e tem sido cada vez mais utilizado por suas qualidades e vantagens, mas é preciso atentar também para algumas situações que podem ser desvantajosas para as empresas.

        Como a disseminação da informação é rápida e de grande alcançe, na maioria dos casos o número de candidatos às vagas ofertadas tembém é grande,o que pode ser um impecilho ao processo se o pessoal responsável pelo recrutamento não estiver preparado para lidar com um grande volume de informações. Nessas situações pode ocorrer o caso de um candidato forte ser “engolido” por uma avalanche de candidatos irrelevantes, acontecendo o que Julia de Souza, do site e-konomista chama de spam de candidatos, e que o modo de se evitar tal fato é a criação de critérios rigorosos de seleção.

        Um outro ponto onde a empresa pode se sentir desconfortável é quando se leva em conta à impessoalidade do processo, já que nesse modelo de recrutamento e seleção o processo todo pode ser conduzido por vias online como skype ou outro modo de video-conferência, e dessa maneira deixa-se de lado o fator do contato pessoal, que pode revelar traços de personalidade e atitudes que não são passíveis de avaliação à distância.

        Diversas outras plataformas também são muito utilizadas através da internet, entre elas estão as redes sociais e as redes específicas para divulgação de informações profissionais, como o Linkedin. Nas redes socias, como o Facebok, o candidato pode tanto ser visto como também pode avaliar as políticas das empresas como agentes econômicos e sociais e essas informações são bastante avaliadas nesse processo. Muitas pessoas disponibilizam informações pessoais e profissionais nas redes sociais e não se preocupam com as consequências que essas ações podem ter. Essas informações e demonstrações de comportamento podem ser atrativas para algumas empresas, como pordem ter uma interpretação negativa que pode levar à exclusão do processo de recrutamento e seleção de determinadas empresas.

                           

                            Efetividade na obtenção de empregos

        O contingente de pessoas que passou a utilizar a internet como ferramenta de procura por novas oportunidades de emprego vem aumentando vertiginosamente nos últimos anos e com de acordo com o relatório produzido pelo The Boston Consulting Group (BCG) em parceria com o Recruit Works Institute, que diz que 20% dos trabalhadores em todo o mundo trocam de emprego anualmente, e que 55% desses trabalhadores pesquisam e encontram suas novas colocações através de sites especializados e sites de busca na Internet, enfatizando a nova tendência do mercado de recrutamento.

        Localmente, cerca de 34% dos pesquisados aponta a Internet como a melhor maneira de procurar uma nova colocação, tanto em sites de recrutamento, em portais de empregos, em agencias virtuais e também em redes sociais. Segundo o mesmo artigo, apenas 10% dos entrevistados ainda persistem na crença de que os anúncios impressos ainda são o melhor caminho para novas colocações.

        Segundo Christian Orglmeister, sócio do BCG: No Brasil, o grande destaque ainda é a efetividade da Internet e das indicações no processo de busca por um emprego”.

        Ainda, segundo a os entrevistados da pesquisa: ”sites de emprego na internet e indicações foram os canais mais efeitos para encontrar um trabalho. Com 33%, a internet foi classificada como o canal mais efetivo, enquanto 19% consideraram indicações, 10% disseram que anúncios em jornais e revistas foram mais eficazes, enquanto apenas 5% disseram que o êxito maior era por meio de canais públicos”.

                                                    Conclusão

        O setor de recrutamento online vem crescendo, se tornando um ativo estratégico para as empresas, substituindo antigos processos burocráticos, demorados e com bancos de dados desatualizados e incompletos, o que torna o processo tradicional lento, caro e muitas vezes incapaz de atender às necessidades da empresa.        

        Podemos concluir que a modalidade de recrutamento online está conseguindo quebrar paradigmas e está se tornando uma poderosa ferramenta para as organizações ao aproximar o candidato da empresa, embora as distâncias físicas sejam muitas vezes continentais, abrindo oportunidades únicas de prospecção de talentos em diversas culturas e ambientes muitas vezes diversos aos da empresa.

        Deve-se sempre levar em conta que deve ser feita uma rigorosa avaliação dos resultados, com o feed-back dos setores envolvidos, pesquisas internas e externas que possam mostrar o grau de satisfação dos beneficios ofertados aos candidatos e as organizações.

        As empresas estão em busca de aprimorar esse processo de aproximação virtual, buscando ampliar o leque de opções entre as competências disponíveis no mercado, assim como os candidatos buscam cada vez mais informações sobre as organizações e suas politicas internas para poderem planejar suas carreiras desde o inicio do processo de recrutamento e seleção.

        Essa transformação no processo exige muito mais das empresas por terem que se adaptar tanto culturalmente como fisicamente ao processo, com a disponibilização de mão de obra especializada e equipamentos de informática e estar sempre alertas às mudanças de contexto tanto políticos como econômicos, já que esse processo de captação de recursos humanos está intimamente ligado à esse contexto.

        

                                         Referências bibliográficas

GONÇALVES, Adriano, Artigo: Aumenta a procura de emprego pela Internet, disponível em: http://employer.com.br/noticias/aumenta-a-procura-de-emprego-pela-internet/1040. Acesso em 05 Junho 2016.

Mendonça, Marcia C.F., Material didático Curso FGV ONLINE, Material disponibilizado impresso.

SOUZA, Júlia, Artigo: Recrutamento online: Vantagens e Desvantagens, disponível em http://www.e-konomista.pt/artigo/recrutamento-online. Acesso em  05 Junho 2016

The Boston Consulting Group, Artigo: Estudo do BCG indica que brasileiros consideram a internet o melhor caminho para conseguir emprego, publicado em: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/12/20/estudo-do-bcg-indica-que-brasileiros-consideram-a-internet-o-melhor-caminho-para-conseguir-emprego/. Acesso em 06 Junho 2016

Recruit Works Institute, Artigo: Estudo do BCG indica que brasileiros consideram a internet o melhor caminho para conseguir emprego, publicado em: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/12/20/estudo-do-bcg-indica-que-brasileiros-consideram-a-internet-o-melhor-caminho-para-conseguir-emprego/. Acesso em 06 Junho 2016

ORGLMEISTER, Christian, Artigo: Estudo do BCG indica que brasileiros consideram a internet o melhor caminho para conseguir emprego, publicado em: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/12/20/estudo-do-bcg-indica-que-brasileiros-consideram-a-internet-o-melhor-caminho-para-conseguir-emprego/. Acesso em 06 Junho 2016

Site:www.sine.com.br, citação em: Aumenta a procura de emprego pela Internet, disponível em: http://employer.com.br/noticias/aumenta-a-procura-de-emprego-pela-internet/1040. Acesso em 05 Junho 2016.

Site:www.bne.com.br citação em: Aumenta a procura de emprego pela Internet, disponível em: http://employer.com.br/noticias/aumenta-a-procura-de-emprego-pela-internet/1040. Acesso em 05 Junho 2016.

Figura 1. Disponível em: http://blog.manager.com.br/2010/08/03/empresas-buscam-cada-vez-mais-a-facilidade-do-recrutamento-online.html. Acesso em 06 Junho 2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (223.9 Kb)   docx (73 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com