TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  23/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMNISTRAÇÃO - DCA SETOR DE ESTÁGIOS

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autor(a):Kelly Alves Nunes

Professor Orientador: Silvânia Soares Santos Brandão

Instituição: Prefeitura de Montes Claros - Secretária de Saúde – Serviço Referência em Medicina Física e Reabilitação

Supervisor: Clarice Ribeiro de Oliveira Matos

Montes Claros - MG 2020

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório Final de Estágio Supervisionado apresentado como exigência parcial para obtenção do Diploma de Bacharel em Administração, da Universidade Estadual de Montes Claros.

Montes Claros - MG 2020

FIGURA 1 – Fachada da unidade de Referência em Medicina Física e Reabilitação        4

FIGURA 2 –Instalações da  unidade de Referência em Medicina Física e Reabilitação        5

  1. INTRODUÇÃO        03
  2. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO        04
  3. ATIVIDADES REALIZADAS        06
  4. DIAGNÓSTICO DOS PROBLEMAS E SUGESTÕES DE MELHORIA        07
  5. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ESTÁGIO        08
  6. CONCLUSÃO        09
  7. REFERÊNCIAS        10

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

O presente relatório descreve o local escolhido para realização do Estágio Curricular Supervisionado. As atividades foram desenvolvidas na unidade de Referência em Medicina Física e Reabilitação orgão que faz parte da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Montes Claros/MG.

O estágio obrigatório supervisionado foi realizado pela acadêmica Kelly Alves Nunes no período de 02 de março de 2020 à 20 de agosto de 2020. As tarefas foram realizadas no horário de 07:00h às 13:00 h, totalizando 6 horas diárias (segunda à sexta). A supervisão do estágio ficou a cargo de Clarice Ribeiro de Oliveira Matos servidora e coordenadora da unidade e sob orientação da Prof.ª Silvânia Soares Santos Brandão .

No estágio buscou-se assimilar todo o embasamento teórico adquirido ao longo dos períodos de estudos dentro da universidade com o mercado de trabalho, desenvolvendo e aperfeiçoando todos os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de Administração da Unimontes.

ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO

O estágio foi realizado no Serviço de Referência em Medicina Física e Reabilitação uma unidade ambulatorial do Sistema Único de Saúde . O serviço faz parte da Secretária de Saúde da Prefeitura Municipal de Montes Claros. O Serviço de Referência em Reabilitação Física e Medicina Órtese e Prótese é credenciado pelo SUS desde 2006, atendendo pessoas de todo o Norte de Minas. (Brasil, 2001);

A unidade possui serviços especializados para o diagnóstico, avaliação e tratamento de pessoas portadoras de deficiências físicas (motoras e sensoriais).O serviço apresenta características como instalações físicas adequadas, equipamentos e equipe multiprofissional e multidisciplinar especializada, para o atendimento de pacientes que demandem cuidados intensivos de reabilitação física. Dentre suas principais atividades inclui  a prescrição, avaliação, adequação, treinamento, acompanhamento e dispensação de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção. (Brasil, 2001);

O Serviço de Referência em Medicina Física e Reabilitação oferece atendimento multidisciplinar aos usuários, prestando uma assistência intensiva e integral em reabilitação física, e contribuindo para a reinserção social do paciente. Atende pacientes de 45 municípios da macrorregião de Monte Claros.

A unidade ainda conta com o serviço de atenção à saúde da pessoa estomizada (SASPO), que é assistida por uma equipe multiprofissional de forma integral. Esse serviço possibilita ainda o acesso aos equipamentos coletores a adjuvantes de proteção e segurança ao usuário. Atende cerca de 250 pacientes de Montes Claros e de 39 municípios da macrorregião de Montes Claros.

O Serviço de Referência em Medicina Física e Reabilitação está localizado na rua Geovane Soares da Cruz, número 647, bairro de Lourdes, Montes Claros, Minas Gerais.

A unidade é formada por 26 funcionários .O atendimento é realizado por equipe multiprofissional especializada em reabilitação física. E compreende um conjunto de atendimentos individuais e/ou em grupo realizados por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social e nutricionista. Inclui, quando necessário, a prescrição, avaliação, adequação, treinamento e acompanhamento de dispensação de órtese, prótese e/ou meios auxiliares de locomoção e orientação familiar.

CARACTERÍSTICAS DA ÁREA

Abaixo algumas imagens da fachada e instalações da organização :

[pic 1]

FIGURA 1 – Fachada da unidade de Referência em Medicina Física e Reabilitação em Montes Claros. Fonte: Google Maps

[pic 2]

FIGURA 2 Instalações da unidade de Referência em Medicina Física e Reabilitação em Montes Claros. Fonte: Google Maps

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O principal objetivo no estágio em questão foi auxiliar nas atividades administrativas e rotineiras inerentes à administração da organização. No primeiro período de estágio as atividades consistiam em auxiliar no controle de arquivos de pacientes, arquivar documentos, organizar e localizar arquivos físicos, agendamento de consultas e organização da demanda de equipamentos que são dispensados aos pacientes pela empresa.

No segundo período de estágio as atividades foram realizadas no setor de faturamento da organização estudada. A demanda consistia em atender o público (fornecedores, secretários, funcionários), digitar documentos diversos, receber notas fiscais, faturas e fornecer informações e acompanhar os procedimentos das atividades. No presente setor, foi possível compreender todo o processo de compra de equipamentos ortopédicos necessários às demandas do serviço. Ademais, foram realizados os lançamentos de procedimentos  no  sistema BPA Individualizado (BPA-I) aplicativo em que se registram os procedimentos realizados pelos prestadores de serviços do SUS, no âmbito ambulatorial de forma individualizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (83.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com