TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final do Estágio Supervisionado

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ESTÁGIO

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

UBERABA

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................05

1) ESCOLA E SUA HISTÓRIA: Conhecimento da história do CEMEI Paula Heitor de Assunção.............................................................. 07

2) A ESCOLA E SUA CULTURA: Conhecendo e organizando o tempo e o espaço do CEMEI Paula Heitor de Assunção................09

3) OS FUNDAMENTOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: Conhecendo os fundamentos do PPP do CEMEI Paula HEITOR DE Assunção..........................................................11

4) A PRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO COTIDIANO DA ESCOLA: Conhecimento da prática do PPP do CEMEI Paula Heitor de Assunção...................................................13

CONCLUSÃO .................................................................................15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................17

INTRODUÇÃO

No Estágio Supervisionado observei o trabalho do Coordenador, com o foco sempre na observação do relacionamento entre teoria e a prática.

Nas observações em sala foi registrado que o objetivo é aprimorar a prática em sala de aula e nas atividades, conhecer os novos paradigmas da convivência da gestão com a comunidade, compreendendo lições do ensino.

O Estágio Supervisionado é uma oportunidade da vivência e exercício da profissão, preparando os acadêmicos para o mercado de trabalho, realizando uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.

As aulas apresentada no curso de Pedagogia proporciona ao estágio uma realidade verdadeira presenciada na escola, compreendendo uma complexa relação entre a teoria e prática.

É fundamental que o educador oportunize experiências que possibilitem as crianças construir seu próprio conhecimento, características e diferenças étnicas, econômicas e religiosas.

O estágio acrescentou que devemos construir uma sociedade mais justa e igualitária, num processo participativo, com objetivo de trazer uma educação mais ampla de melhor qualidade.

Quando dizemos todos, é preciso pensar em uma escola inclusiva, que seja de fato para todos, pensarem na participação da pessoa com deficiência, construir uma identidade que contemple toda nossa realidade, integrando e socializando todos, do que preconiza o artigo 208 da Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Uma educação necessária, deve se basear na realidade vivida pelos educando articulando o conhecimento. A escola precisa levar em conta o seu trabalho como um todo numa construção social.

Paulo Freire, Henry Wallon e Piaget, sob o construtivismo reúnem se as idéias que preconizam tanto a ação do sujeito, como o papel significativo da interação social no processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança, sendo assim, é preciso aliar os conceitos da modernidade com as teorias do conhecimento pedagógico.

A ESCOLA E SUA HISTÓRIA

A instituição CEMEI PAULA HEITOR DE ASSUNÇÂO, foi fundada em 14 de abril de 1994, no distrito de Aparecida de Minas, município de Frutal, tendo como fundador Antonio Heitor de Queiroz.

É uma Entidade Assistencial e Educacional registrada no Conselho Assistencial, tendo como Entidade Executadora e Mantenedora a Prefeitura Municipal de Frutal, inscrita no CNPJ 18449132/0001-60, sendo um órgão da Secretária Municipal da Educação.

Esta situada à Rua Benedito de Deus, 451, centro, CEP. 38205/000, na cidade de Aparecida de Minas, MG, fone: (34) 34251201 e email: crechepaulaheitordeassuncao@hotmail.com.

Possui 01 secretaria, 01 brinquedoteca, 01 cantina, 01 quadra de esportes, 01 vestuário, 04 banheiros, 01 sala de informática e 04 salas, sendo 01 para o berçário, 01 maternal II, 01 maternal III e 01 Educação Infantil. A rede física é pintada com vários desenhos infantis, tendo seus espaços internos de várias cores, verde, branco, vermelho, etc...

A instituição CEMEI PAULA HEITOR DE ASSUNÇÃO, no desenvolvimento de suas atividades, operacionaliza, administrativa e pedagogicamente, seu trabalho por meio de uma equipe de 14 profissionais. Estão distribuídos da seguinte forma: A administração geral é composta por 01 gestora, Marça Janette Costa da Silva. Funcionários administrativo de apoio – pedagógico 01, merendeiras 02, auxiliares de serviços gerais 02. Em relação ao quadro de professores e monitores: berçário 03, maternal II 02, maternal III 02 e Educação Infantil 01.

A escola possui 04 turmas, sendo 71 o número total de alunos. A faixa de idade dos alunos vária entre 0 e 5 anos.

Sua missão é escolher, defender e promover a criança proporcionando – lhe uma educação integral e participativa.

A ESCOLA E SUA CULTURA

A instituição CEMEI PAULA HEITOR DE ASSUNÇÃO, oferece a Educação Infantil em período integral de acordo com a faixa etária das crianças, está organizada em: Berçário, Maternal II, Maternal III e Educação Infantil.

As salas são todas bem atrativas, decoradas com temas ilustrativos, bem coloridos, cartazes de “Boas Vindas”, tem também o cantinho da leitura, mural de datas dos aniversários, do tempo, ajudante do dia, regras da sala, palavras mágicas, lousa.

São 4 salas que possui 2 janelas, 2 ventiladores, as mesinhas e cadeirinhas são bem coloridas, adaptadas ao tamanho das crianças, armários para guardar os materiais, mesa e cadeira do professor, tudo bem organizados e limpos.

Tem 1 sala para a Brinquedoteca e sala de TV, onde têm brinquedos pedagógicos, bonecas, carrinhos, ursinhos, cavalinhos que ficam em uma prateleira, tudo organizado. Há também uma TV com DVD, cadeirinhas para as crianças assistirem filmes.

Nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com