TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.263 Palavras (10 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade 4 de Apoio Presencial –

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia - Prointer III - Relatório Parcial

CAMPINAS

2018

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia – Prointer III – Relatório Parcial

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia III.

Tutora à Distância: Eliane Grigonis

Tutor (a) presencial: Raphael Nucci

CAMPINAS

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. RELATÓRIO DE IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS 4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

4. REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho estudaremos sobre a empresa Marmoraria Casa Bela e como é feito hoje o seu trabalho de departamento pessoal.

Foi realizada uma entrevista com o fundador e proprietário da empresa, com o objetivo de compreender sua situação interna, dificuldades e projeto para a implantação do setor de Recursos Humanos que tem por objetivo buscar melhorias.

Veremos também como a empresa foi fundada, como eles lidam com a questão ambiental, saúde e segurança do trabalho e principalmente entender como é feito o trabalho de Recursos Humanos.

2. RELATÓRIO DE IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS

Nos tempos atuais o setor de Recursos Humanos se tornou muito valorizado, pois se percebe a importância do capital humano partindo do ponto em que, ao longo dos anos, as empresas, para enfrentar a competitividade do mercado, começaram a criar novas estratégias. Com isso, a grande maioria das organizações, começaram a implantar o setor de Recursos Humanos, mas, ainda assim as pequenas empresas resistem em implantar essa área, mantendo sempre uma pessoa que realiza o serviço de departamento pessoal sendo apoiado por alguma empresa de contabilidade.

Tendo em vista essa percepção, o propósito dessa entrevista é entender como um gestor de pequena uma empresa percebe a implantação do setor de Recursos Humanos e quais as possibilidades e desafios disso.

Essa entrevista tem como finalidade verificar quais as dificuldades e os impasses que o gestor enfrenta no seu processo gerencial e que poderiam ser minimizados com a implantação do setor de Recursos Humanos.

Na busca do entendimento de como funciona, como é administrado o trabalho, quem executa, quais as dificuldades encontradas e os projetos de implementação da área de Recursos Humanos, entrevistamos o CEO da empresa Marmoraria Casa Bela, que conta hoje com 15 colaboradores, e que se chama Cleuton Brasileiro empresa essa que se encontra na cidade de Osasco/SP.

Tendo iniciado a entrevista, pedimos a Cleuton que nos contasse um pouco sobre a história da marmoraria e como ela foi fundada, dessa forma ele nos respondeu: “Eu trabalhei como gerente em uma outra marmoraria por 10 anos, adquirindo assim experiência no ramo, e, junto com meus sócios, decidi criar a minha própria empresa no final de 2016”, logo em seguida questionado sobre haver outros sócios, o CEO responde: “Não, hoje sou o único proprietário. No começo fazia todo o serviço de departamento pessoal, compra e venda, contas a pagar e receber. No final de 2017 convidei o encarregado de logística que tinha trabalhado comigo na outra empresa para fazer parte dos funcionários da Marmoraria Casa Bela, pois ele possuía experiência em diversas áreas como compras, almoxarifado, etc. assim, aceitando o convite, o novo colaborador assumiu o serviço de departamento pessoal, compras, contas a pagar e receber, etc.”, dessa forma, questionamos também se Cleuton e seu colaborador fazem todo o serviço contábil da empresa, no que ouvimos: “Atualmente a empresa conta com alguns parceiros, como por exemplo a Competence Assessoria Contábil S/C Ltda., que cuida da contabilidade da empresa e a Alphacor, uma clínica que faz os exames admissionais”.

Em seguida, nós direcionamos a pergunta ao real motivo da nossa entrevista: Cleuton, por qual motivo você diria que a empresa ainda não possui o setor de Recursos Humanos, e, você se arriscaria a dizer quais as principais dificuldades da implantação desse setor? Pensativo ele nos esclarece, “...no momento ainda não possuímos o setor de Recursos Humanos pelo fato de ser uma empresa nova e com poucos funcionários, nosso espaço físico para o administrativo hoje, é pequeno e impróprio, porém, com o bom andamento dos nossos negócios, já existe um projeto de mudança para um espaço maior, para que possamos desenvolver esse projeto de implementação do setor de Recursos Humanos na empresa”, o que em seguida nos leva a perguntar: então, hoje, já existe um projeto de implantação do setor na empresa? Conte um pouco sobre isso: “Sim, temos um projeto de implementação de recursos humanos, tendo em vista contratar pessoas capacitadas para que possamos ser uma empresa cada vez mais qualificada para proporcionar o melhor para nossos colaboradores. Inclusive, daqui a uns dois meses vamos mudar para um galpão maior, isso já está nos nossos planos”.

Curiosos sobre o que o levou a perceber a real importância do setor na empresa, indagamos: Com isso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com