TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  30/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.674 Palavras (15 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – MAXAMBIENTAL S.A.

Este relatório descreve as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado de 300 horas, parte da estrutura curricular do Curso de Ecologia da UNESP, realizado durante os dias 04 de agosto e 17 de outubro de 2008, na empresa MaxAmbiental S.A. (CNPJ: 05.857.694/0001-00). Teve como objetivos: participar da rotina da empresa, conhecendo principalmente seus projetos, suas atividades diárias, as ferramentas de cálculo de carbono desenvolvidas pela empresa, das atualização de índices para estes cálculos e de algumas visitas à clientes; conhecer os procedimentos utilizados para implementação do “Programa Em Dia com o Planeta CarbonoNeutro®”; conhecer e atuar em atividades relacionadas com mercado de carbono, mecanismo de desenvolvimento limpo, energia renovável e protocolo de Quioto.

INTRODUÇÃO

Pesquisas demonstram que o nível atual de emissão de gás carbônico na atmosfera é o mais alto dos últimos 420 mil anos. Os Gases de Efeito Estufa (GEE) são os grandes responsáveis pelas mudanças climáticas em nosso planeta, em especial pelo aquecimento global, que está provocando incêndios florestais, mudança das correntes marítimas, degelo e elevação do nível dos oceanos.

Há cerca de uma década ainda existiam dúvidas quanto ao processo e seus efeitos, mas evidências científicas permitiram a geração de consenso internacional-científico e político de que o clima do mundo está mudando por causa do aumento das emissões do gás carbônico (C02) e dos outros gases causadores do efeito estufa. Essas dúvidas foram sendo dissipadas ao longo dos anos por meio de intensos trabalhos científicos e pela análise e articulação de cientistas e políticos no IPCC – Painel Intergovernamental de Mudança de Clima, organização patrocinada pela ONU para avaliar modelos climáticos, impactos e medidas mitigadoras bem como alternativas de políticas, e conseqüentes cenários, no enfrentamento dos problemas resultantes das ações antrópicas sobre o planeta.

 Os gases, especialmente gás carbônico, resultam principalmente do uso excessivo ou perdulário de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, e também da eliminação e queima de florestas, entre outros fatores.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) concluiu que a concentração de C02 na atmosfera alcançará o dobro da verificada antes da revolução industrial até o ano 2070, causando um aquecimento médio global de 1,5°C a 3,5°C. Esse aumento na temperatura é o responsável por mudanças climáticas, furacões, ondas intensas de calor, incêndios, degelo, secas e elevação do nível dos oceanos.                

Quanto maior o volume dos GEEs na atmosfera, maior será o aumento da temperatura média, que tem impacto sobre o clima e, conseqüentemente, sobre o ambiente. Praticamente toda a mídia tem abordado o assunto, sob diferentes perspectivas. A principal é a ocorrência cada vez mais freqüente de desastres naturais. O tema é alarmante e vários movimentos têm sido iniciados no mundo à procura de soluções efetivas. Algumas destas iniciativas, ao alcance de todos, é a neutralização de carbono, assim como a redução na sua emissão.

Reduzir a emissão de GEE é hoje um fator imperativo para a sobrevivência humana na Terra e este tema foi motivo de um tratado internacional, que entrou em vigor em fevereiro de 2005, também conhecido como "Protocolo de Quioto". Os GEE causadores do aquecimento são, principalmente, o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O).        

Sendo assim é essencial criar projetos que viabilizem a redução e neutralização da ação em si.

Em uma empresa, neutralizar a emissão de GEE é hoje uma atitude consciente para a sobrevivência humana na Terra e, portanto, a manutenção do seu negócio em bases sustentáveis.

Além disso, a adesão a Programas de Neutralização dos GEE, ou simplesmente Neutralização de Carbono, agrega para a empresa um valor que repercute em seu ambiente interno e em seu entorno.

A Neutralização das Emissões de Gases do Efeito Estufa é uma atitude voluntária de contribuição para a melhoria das condições de vida no planeta e para as próximas gerações. É uma ferramenta de combate ao aquecimento global, causado pelo aumento do Efeito Estufa.

Deve ser adotada pelas empresas como parte de um processo contínuo de revisão de práticas, sistemas, tecnologias e fontes de energia, que permitam a redução gradativa de atividades geradoras de gases do efeito estufa, necessária ao desempenho de suas atividades.

A MaxAmbiental é uma empresa que atua exclusivamente na área ambiental, com especialização em ações ligadas aos agentes causadores das mudanças climáticas. Seu objetivo é investir recursos próprios e de terceiros em iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável, com foco nas mudanças climáticas e outros fatores ambientais. Estes empreendimentos podem ter sua rentabilidade otimizada através da agregação de valores ambientais e sociais e a MaxAmbiental dedica-se permanentemente a identificar e selecionar estas oportunidades.

Dentre suas atividades, desenvolve projetos de Neutralização de Carbono estruturados a partir de programas customizados que incluem todas as fases compreendidas por esses processos. Desde o inventário de emissões, diagnóstico de eficiência energética, até um relatório das possibilidades de utilização dos resultados diretos e indiretos, oferece um leque de opções para otimização dos benefícios gerados para a empresa. Assim, os créditos são originados através de mecanismos internacionais vinculados ao Tratado de Quioto, como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (Clean Development Mechanism). 

CarbonoNeutro®

O CarbonoNeutro® é um ícone desenvolvido pela MaxAmbiental que promove a neutralização de carbono como ferramenta adicional de marketing e comunicação institucional, por meio do desenvolvimento de programas dirigidos a públicos de interesse.

Os programas são respaldados em projetos de plantios de árvores, conservação de biomas ambientais ou energia renovável. São auditados, comprovados, eficientes e atestados pelo selo CarbonoNeutro®.

A neutralização dos gases acontece na mesma proporção da emissão, o que é comprovado a partir da medição. Essa avaliação das emissões de gás carbônico é feita por meio de ferramenta científica e certificada internacionalmente. A MaxAmbiental faz o levantamento completo das atividades da empresa e nesses cálculos do volume de emissões entram passagens aéreas, lixo produzido, gasto em combustíveis de veículos, energia elétrica, matéria-prima, materiais, transporte, pessoal, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (266.9 Kb)   docx (331.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com