TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO - PROJETO DE TCC

Por:   •  15/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.170 Palavras (9 Páginas)  •  2.927 Visualizações

Página 1 de 9

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO – PROJETO TCC

SEMESTRE 1º. 2018

INFORMAÇÕES GERAIS

Aluno (a): Daiane Cristina Serra Santos

Matrícula: 201407317601

Email: dserrasantos@yahoo.com.br

Nome da Empresa: Gem Shipping

Relatório referente ao período de: 26/03/2018 a 13/07/2018

  1. INTRODUÇÃO

O alcance da experiência profissional adquirida no estágio, é determinante para a formação plena do aluno, já que no mercado atual a exigência é de um profissional habilidoso e bem preparado. Esta fase é muito importante para progresso, desenvolvimento e aprendizagem do aluno, pois favorece nas oportunidades de conhecer na prática tópicos acadêmicos, alcançando conhecimentos e influenciando nas atitudes referentes a profissão escolhida. Além disto, o estágio proporciona uma troca de experiência entre os funcionários da empresa e seus trainners, estabelecendo novas ideias, planos e conceitos.

Com o mercado cada vez mais concorrente e um mundo globalizado e a principal atitude a ser tomada, será a buscar uma boa formação e excelência nas habilidades. É nesse período que o aluno, futuro profissional, executa todo conhecimento teórico adquirido na faculdade, proporcionando a idealização da autonomia de todo conhecimento cientifico através da pratica. No estágio, teremos a oportunidade de explorar a realidade profissional de uma área especifica. Com tudo isso, dependendo da dedicação do trainner durante o estágio, será possível uma efetivação que é uma excelente chance, agregando características próprias ao aluno para desenvolver habilidades, prática e aperfeiçoamento da sua carreira.

Entendo que o principal objetivo do estágio é proporcionar ao aluno recursos para a preparação e inserção no mercado de trabalho, no devido ambiente de aprendizagem e sendo acompanhado pelo supervisor experiente e com habilidades especificas. O estágio proporciona novos conceitos e estratégias para aprender através da pratica diária. Alimenta sua rede de contatos com pessoas do meio interno e externo da empresa, e além da autonomia financeira, permitindo acrescentar referencias no currículo. Estende a visão para o futuro, construindo projeto de vida e da carreira profissional. O estagio é uma importante ferramenta de integração e desenvolvimento do aluno.

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A GEM SHIPPING é uma Agência de Navegação criada para servir bem os clientes, oferecendo serviços personalizados de qualidade única. Uma equipe experiente, integrada e unificada, capaz de racionalizar serviços e buscar as melhores soluções para os vários nichos marítimos, a GEM Shipping está sempre pronta para garantir maior agilidade, fronteiras estreitas e oferecer excelência em atendimento aos seus clientes ao redor do mundo. Trabalhando como: Agente da afretada, Agente do proprietário, agente protetor e Agente de administração cuidadosa.

Missão: agir em nome de nossos clientes, assim como eles próprios fariam.

Visão: tornar-se reconhecido internacionalmente como uma empresa que oferece um serviço de alta qualidade, com soluções personalizadas e inovadoras.

Valores fundamentais: ética e integridade, pessoas, transparência, qualidade e trabalho em equipe

  1. PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES
  1. Observação/Treinamento

O propósito do treinamento e adaptação, é ajudar a conhecer a agência, as pessoas, os negócios do Shipping, suas características, normas e etc. Esse procedimento se dá na primeira semana de estágio. Com acompanhamento da Coordenadora de Marketing.

  1. Coparticipação/Rodízio

O objetivo do revezamento entre os setores, é observar, estudar o entendimento das áreas de Financeiras, Contábil, operacional e Marketing. Durante este tempo realizo diversas atividades juntamente com as equipes de cada setor, observando os processos, montando custeios, dando entrada nos sistemas Siscomex, conhecendo cada tipo de empresa/cliente, lendo e mails, alimentando planilhas e etc. Também são realizados cursos externos, no Sindario, Sindicato das Empresas de Navegação Marítima.

  1. Participação/Regência

Ao termino do Rodízio, sigo uma rotina de atividades no Marketing, Setor em que fui contratada para estagiar, um segmento específico de elaboração de planilhas estatísticas, já que possuo habilidades em excel. Onde é feito a inserção e dados nas planilhas, estudo dos números e transformação em informações de forma clara através de gráficos e pequenos textos em inglês.

[pic 1]

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  1. Atividade principal - Marketing

Ligado ao Marketing, Criação de estratégias para melhoria de resultados, Análise dos números de mercado, manutenção da base de dados para elaboração das estatísticas(Excel), Elaboração e emissão de relatórios em geral mensurando números do mês(Excel), analisando acréscimos e decréscimos, elaboração gráficos, apresentação de números em Power point, Acompanhamento dos números da concorrência. Ainda no Marketing, realizo contato com clientes Nacionais e Internacionais, orçamento e compra de brindes, entrega de BLs, controle e análise da fila de navios nos Portos do Brasil e apoio nas atividades gerais de Marketing.

  1. Atividade Geral - Administrativo

No Administrativo, apoio geral a coordenação e solicitações de viagens e compras, disparo de reports diários, realizo a inserção de empresas clientes e fornecedores no sistema, manutenção e acompanhamento desses cadastros, criação de cartões comemorativos.

  1. Atividade Extra – Contábil

Elaboração de custeio final para o cliente, Operações no Siscoserv e verificação de notas fiscais para inserção no sistema e pagamento.

  1. Treinamento e cursos

Participação em treinamentos de Logística Onshore/ Offshore com ênfase em apoio marítimo e Comércio Exterior, agente marítimo e negociação Internacional. Instituição: IMAPOR Instituto Mar e Portos

  1. PROJETO DE PESQUISA APLICADA

  1. TEMA DELIMITADO

O impacto da disparidade Cultural existente na Comercialização com o Exterior, desafiando e exigindo as aptidões profissionais especificas.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

O objetivo principal deste trabalho, foi identificar as habilidades exigidas ao profissional para confrontar com as diferenças culturais no Comercio exterior. Examinando sobre como esses profissionais ampliam suas habilidades para agir no Comercio Internacional, analisando também a instrução intelectual dos entendidos que atuam nesta área e quais cursos exigidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com