TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO PROJETO DE TCC

Por:   •  30/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6
  1. RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO - OBSERVAÇÃO EMPRESARIAL

SEMESTRE  2020 . 3

Aluno (a): PEDRO HENRIQUE MONTEBRUNE MATOS

Matrícula: 201803335955

Empresa: Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN) – Marinha do Brasil (MB)

Endereço da Empresa: Fortaleza de São José, s/n° - Ilha das Cobras - Centro - Rio de Janeiro - 20091-000

Telefone da empresa: 2126-5071

Site/e-mail da empresa: http://www.cpesfn.mb – cpesfn.secom@marinha.mil.br

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Criado pelo Decreto nº 58.302 de 2 de maio de 1966, publicado no Diário Oficial de 4 de maio de 1966 e no Boletim do Ministério da Marinha nº 19 de 1966, com a denominação inicial de Organização de Apoio do Corpo de Fuzileiros Navais, foi instalado, inicialmente, na Rua do Acre nº 21, 8º e 9° andares, Centro, Rio de Janeiro.

Em 24 de janeiro de 1971, pelo Decreto nº 69.287, teve sua denominação alterada para Comando de Apoio do Corpo de Fuzileiros Navais (CApCFN), e em 17 de janeiro de 1975, foi determinada sua transferência para o Arsenal Velho, localizado no Complexo Naval do 1º DN, de acordo com o Memorando nº 04, de 16 de janeiro de 1975, do Comando-Geral do CFN (CGCFN). A mudança do CApCFN para as atuais instalações, na Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras, se deu em 1981, entre os dias 28 de janeiro e 27 de fevereiro. Em 1995, o Ministro da Marinha, em suas Orientações Ministeriais, reorganiza o setor CGCFN e determina a divisão do CApCFN em Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN) e Comando do Material de Fuzileiros Navais.

Assim, o CPesFN com sede na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, foi criado pela Portaria Ministerial nº 11, de 10 de janeiro de 1997 e ativado em 20 de março do mesmo ano, pela Ordem do Dia nº 02/97 do CGCFN. Suas atividades foram regulamentadas pela Portaria nº 89, de 21 de março de 1997, do Chefe do Estado-Maior da Armada e, posteriormente, alterada pela Portaria nº 38, de 13 de agosto de 1998, do CGCFN, sendo revogada pela Portaria nº 24, de 15 de maio de 2002, do CGCFN, que foi revogada pela Portaria nº 29, de 12 de março de 2012, do CGCFN.

A) PROCESSO DE TRABALHO – DADOS RELATIVOS AO LOCAL DE ESTÁGIO

Função exercida:

  • Auxiliar do Supervisor da Assessoria Jurídica do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais.

Descrever o processo de trabalho indicando as atividades desempenhadas:

  • Classificar, protocolar, conferir e controlar documentos e/ou expedientes.
  • Elaborar e redigir requerimentos, ofícios, ordens de serviço, comunicações padronizadas, comunicações internas e mensagens.
  • Realizar o arquivamento de documentos; elaborar e controlar planilhas.
  • Operar sistemas informatizados na área administrativa.
  • Atender chamadas telefônicas e realizar atendimento do público interno e externo.

Apresentar fluxo ou mapeamento das atividades desenvolvidas:

  • As atividades são desempenhadas de acordo com um cronograma que é elaborado anualmente chamado de PAT (Programa Anual de Trabalho).
  • A dinâmica das principais tarefas é feita através de operações e consultas no SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE PESSOAL (SIGEP), que consta todos os dados dos Militares relativos a cursos realizados, avaliações, desempenho disciplinares e outros.
  • O SIGDEM (Sistema de Gerenciamento de Documentos Eletrônicos da Marinha) é uma plataforma online, é o principal meio para o envio e recebimento de expedientes como: ofícios, ordens de serviço, portarias e mensagens que são elaboradas pelo próprio.

Período de tempo que desenvolveu ou desenvolve a atividade:

  • O período de realização do meu estágio será de 4 meses.

B) CORRELACIONAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS OBJETIVOS FINAIS DA ORGANIZAÇÃO

Missão da empresa:

  • O CPesFN tem o propósito de exercer as atividades inerentes à administração geral do pessoal Fuzileiro Naval, cuidando das questões relacionadas ao preparo técnico e carreira, enquanto na ativa, à sua situação na inatividade, bem como às atividades relacionadas ao controle e gerenciamento de seus dependentes.
  • Para a consecução do seu propósito, cabem ao CPesFN as seguintes tarefas:
  • I – executar a gerência executiva e a coordenação técnica do pessoal Fuzileiro Naval no contexto do Sistema de Planejamento de Pessoal da Marinha (SPP), compreendendo:

a) supervisionar o processo de elaboração, análise e atualização das Tabelas de Lotação (TL);

b) dirigir, controlar e executar as atividades atinentes à carreira, ao recrutamento e à exclusão do Serviço Ativo da Marinha (SAM) dos Oficiais e Praças Fuzileiros Navais, exceto no que couber à Diretoria do Pessoal Militar da Marinha (DPMM);

c) dirigir, executar, controlar e acompanhar os cursos destinados ao pessoal Fuzileiro Naval, exceto no que couber à Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM); e

d) desenvolver as atividades referentes ao planejamento do preparo da mobilização e da desmobilização do subsistema do pessoal Fuzileiro Naval.

  • II - controlar e gerenciar os inativos Fuzileiros Navais e os dependentes dos Fuzileiros Navais;
  • III - estabelecer intercâmbios com entidades públicas ou privadas, referentes aos assuntos de sua competência; e
  • IV - supervisionar as atividades e os serviços administrativos e técnicos executados pelas Organizações Militares (OM) subordinadas.

Contribuição das atividades desenvolvidas por você para o alcance dos objetivos organizacionais.

  • Contribuir para o desenvolvimento da empresa em que estou servindo, auxiliando principalmente na gestão e controle geral de prazos e tarefas relativas a Assessoria que cumpro minhas funções.

C) RELACIONAR AS ORIENTAÇÕES E TREINAMENTOS RECEBIDOS E APRENDIZAGEM DECORRENTE

  • Os Treinamentos foram realizados direto pelo Supervisor da Assessoria , sendo esse experiente na área, assumindo um papel de mentor, no qual realizou um tipo de treinamento chamado programa de mentoria “ troca de experiência’’ ajudando na utilização correta das normas, procedimentos e processos prestando total suporte ao meu desenvolvimento profissional. Durante a semana ocorriam reuniões onde recebi orientações de como executar minhas atividades de forma correta.

D) RECURSOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES – MANUAIS E EQUIPAMENTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com