TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM RECUROS HUMANOS I (PROINTER I) RELATÓRIO PARCIAL

Por:   •  25/5/2017  •  Seminário  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM RECUROS HUMANOS I (PROINTER I) RELATÓRIO PARCIAL

[pic 6]

[pic 7]

Catalão

2017

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

ALUNO A – RA

ALUNO B – RA

ALUNO C – RA

ALUNO D – RA

ALUNO E – RA

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO[pic 10]

1        INTRODUÇÃO        4

2        CONCEITOS DE EMPREENDERORISMO        5

2.1        Análise SWOT        5

2.2        Matriz SWOT        7

2.3        Análise Swot Cruzada        9

3        Apresentação da Empresa        10

4        CONCLUSÃO        11

5        REFERENCIA        12


  1. INTRODUÇÃO

A realização deste trabalho tem por objetivo em ampliar nossos conhecimentos adquiridos durante nossos estudos, e também auxiliar no desenvolvimento de um plano de negócios, cujo, objetivo buscar informações de um empreendedor e onde deveremos traçar seu plano de negócios para que possa atingir o sucesso desejado.

Também destacar a importância de um planejamento, de buscar oportunidades, inovações, para que se tenha êxito em seus negócios. Este serão alguns pontos a serem analisados neste projeto.

O plano de negócios é uma ferramenta muito importante para planejar um empreendimento, servindo como norteadora para uma gestão estratégica de um negócio. Com este planejamento torna- se mais claro quando se analisa o desenvolvimento do processo empreendedor, na estruturação, criação de novos negócios, levando em consideração alguns pontos importantes que também devem ser analisados quando se deseja ser um empreendedor.

Salientamos a importância do empreendedor saiba planejar para o futuro não pensando só no momento atual, mas os desafios que deverão surgir e terão que lidar, desde a análise das ideias iniciais até as situações mais difíceis, sabendo que será inevitável os altos e baixos deste mercado empreendedor traz, então todo conhecimento, posicionamento e segurança será um diferencial nestes momentos que poderá enfrentar.

É de grande importância compreender esse assunto no qual vamos lidar durante o estudo desse projeto que viabiliza um entendimento maior da real situação de como chegar ao sucesso de um negócio, tendo as diretrizes citadas identificando um empreendedor por necessidade ou por oportunidades que busca não somente a realização profissional como também a pessoal, que saiba aonde chegar e como chegar.


  1. CONCEITOS DE EMPREENDERORISMO

Em uma visão bem simples, podemos definir empreendedor como aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação, para se tornar um empreendedor será necessário reunir algumas habilidades como ideias criativas, ações, uma boa imaginação, determinação habilidade de organizar, liderança e conhecer técnicas e etapas do processo, seu objetivo de empreendedorismo e criar novas empresas e diminuir a taxa de fechamento de empresas já existentes no mercado. O papel do empreendedor e a essência desse trabalho.

Para Dornellas (2005, p, 49) o empreendedor detecta uma oportunidade e cria um novo negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados, é um indivíduo curioso e atento as informações, pois sabe que sua chance do negócio dar certo aumenta quando o seu conhecimento aumenta. O empreendedorismo compreende criação de valor para alo, exige o comprometimento de tempo e dedicação para fazer a empresa crescer de uma forma sustentável. A inovação é o instrumento característico do espírito empreendedor, é o ato que contempla os recursos com a nova capacidade de criar riqueza.

  1. Análise SWOT

Os ambientes que rodeiam as empresas devem sempre ser estudados por seus gestores, principalmente aos novos empreendedores. Isto se faz necessário porque, tudo é novo para o empreendedor. Como uma ferramenta de analisar o ambiente em que está inserindo o seu negócio é uma arma fundamental para ampliar o ciclo de vida da empresa. Uma das ferramentas que possibilita esta análise é a matriz SWOT (anagrama para os termos Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Desenvolvida na escola de negócios de Harvard na década de 70, passou desde então a ser obrigatória dentro das cadeiras de ensino de planejamento estratégico das escolas de negócios.

É a sigla das palavras inglesas STRENGTHS (forças), WEAKNESSES (fraquezas), OPPORTUNITIES (oportunidades) e THREATS (ameaças) (PÚBLIO, 2008, p.19 e 47). Na administração de empresas, a análise SWOT é uma ferramenta importante utilizada para planejamento estratégico, e consiste em coletar dados importantes que diferenciam o ambiente interno (FORÇAS E FRAQUEZAS) e externo (OPORTUNIDADES E AMEAÇAS) da empresa. Segundo silva (2009), análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise do ambiente da empresa, tendo como base a gestão e o planejamento estratégico. Por sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de cenário, desde a criação de uma pequena empresa à gestão de uma multinacional.

[pic 11]

As informações sugeridas abaixo devem ser enquadradas nas categorias SWOT para análise do cenário e uma empresa:

  • Strengths (forças) – Qual as vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.
  • Weaknesses (fraquezas) – Qual a desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.;
  • Opportunities (oportunidades) – Quais os aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;
  • Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.
  1. Matriz SWOT 

A Matriz SWOT funciona montando inicialmente um inventário de todas as forças e fraquezas internas da organização. Por exemplo, um atendimento de primeira é uma força de sua empresa, uma vez que além de ser um ponto positivo, ela possibilita sua influência direta, seja em treinamento ou metodologias. Posteriormente é feita uma averiguação das ameaças e oportunidades que circundam sua empresa, no mercado e no ambiente global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (248.4 Kb)   docx (98.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com