TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RENHA FILME TEMPOS MODERNOS

Por:   •  24/3/2020  •  Resenha  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Charles Chaplin produz seus filmes como quem produz um tratado político-social. Suas obras são mais do que uma arte cinematográfica em ascensão, são um grito político de luta contra os equívocos sociais. Em "Tempos Modernos" ele coloca todo seu brilhantismo para desmascarar o capitalismo emergente e, com destreza filosófica, aborda a desumanização do homem do século XX.

Em uma das cenas mais célebres do cinema o protagonista Carlito tem um surto histérico reproduzindo sua rotina de trabalho de forma desesperadora após o expediente - a representação cênica do colapso da incompreensão do trabalhador em relação ao seu próprio trabalho. O que hoje, quase 100 anos depois, ainda se encontra vivo e ressignificamos como a Síndrome de Burnout ou os altos índices de transtornos afetivos e suicídio entre trabalhadores.

Outra cena icônica mostra os trabalhadores sendo submetidos a uma máquina em que se permite almoçar sem abandonar a função no trabalho. Esse momento reflete as altas jornadas de trabalho, que aparenta ser um caminho para o sucesso, mas que ainda hoje leva ao esgotamento emocional e à perda da dignidade humana.

"Tempos Modernos" é tão atual quanto as redes sociais e os smartphones e mostra que Chaplin acertou em suas previsões: o homem viraria máquina. Áreas tão "humanas" como a da saúde cairiam sob o lobby de planos de saúde e da indústria farmacêutica. Prestadores de saúde agem como robôs atendendo outros robôs já frágeis. Não seria de se espantar médicos carimbando e enfermeiras realizando seus procedimentos após plantões exaustivos, como no surto histérico representado por Chaplin.

Em termos históricos o filme representou o início das tensões políticas que tentariam derrubar o Capitalismo e que repercutem idéias em Tempos Contemporâneos. Chaplin foi um visionário e um aguçado crítico social, que tentou trazer ao homem comum, em doces cenas de comédia, a barbárie da sociedade.

Por fim, em uma cena extremamente poética e alarmante, o jovem casal de protagonista aceita sua realidade rasa e após várias tentativas frustrante abrem um sorriso e vão seguir o fluxo mais uma vez em busca de um sucesso inatingível. Os coachs atuais diriam: trabalhe mais e alcançará seu sucesso. Mas Chaplin foi claro em sua mensagem: não se tornem máquinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com