TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA CRIANDO UNICORNIOS

Por:   •  20/10/2017  •  Resenha  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  888 Visualizações

Página 1 de 10

Nome: Patricia Bianca De Moraes

Matricula: 201720211

Nota:

Disciplina:  Empreendedorismo e Criatividade

Curso: Gestão de Recursos Humanos

Docente: Jefferson Monticelli

Data: 03/10/2017

     [pic 1]

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

VELLOSO, Renata. CRIANDO UNICÓRNIOS, segundo a autora o livro foi publicado em fevereiro de 2016 na cidade de São Francisco na Califórnia, de maneira independente, então não tem editora, por enquanto o livro está disponível apenas online.

APRESENTAÇÃO DA AUTORA E DA OBRA

RENATA VELLOSO, atualmente tem 43 anos, nasceu em São Paulo, é casada e tem3 filhas. Formada em administração pela FGV, trabalhou 10 anos no mercado financeiro, saiu do mercado e foi estudar medicina na Unicamp, se formou em 2010, e logo depois de formada se mudou com a família para o Vale do Silício – SÃO FRANCISCO, Califórnia, desde 2011.

Apaixonada pela cultura do Vale, transformou-se em uma espécie de empreendedora em série, participando da criação de várias empresas voltadas para inovação na área da saúde, também é autora do site Bulle de Beauté sobre como manter a pele bonita e saudável. Renata é responsável pelo projeto Doctors on the Cloud, no qual ensina marketing digital para médicos, para que esses tenham mais reconhecimento e liberdade na carreira.

 Escreveu esta obra por acreditar que sempre foi empreendedora, e para ajudar a despertar o empreendedorismo que existe dentro de seus leitores.

BREVE SÍNTESE DA OBRA

O objetivo da autora na presente obra é incentivar as ideias de empreendedorismo, dicas práticas para desenvolver e tirar o projeto do papel, e influências de empreendedores de sucesso.

        Empreender é fazer algo difícil, é ir à luta para realizar algo que alguém já tenha feito, porém fazer do seu jeito, da forma que achar melhor e de modo diferente do que já existe. Todas as vezes em que nos encontramos em situações difíceis e encaramos a fundo alguma coisa, estamos diante do empreendedorismo, e é onde surgem duas opções, pode-se recuar ou seguir em frente.

Qualquer pessoa pode empreender, desde que tenha paixão por criar coisas novas incluindo o desejo de mudar o mundo com sua inovação. De forma prazerosa a autora ainda destacada que “esta é uma das maiores belezas do empreendedorismo”, para ser um empreendedor a pessoa não precisa ter características específicas, como por exemplo: um cantor que nasce com um dom, ou um atleta que precisa ter por vezes altura e peso específicos, muito menos limite de idade, empreender não requer talento algum, apenas pegar uma paixão, juntar com um problema e buscar uma solução.

Para começar a tirar um negócio do papel é preciso em primeiro lugar coragem: coragem é a capacidade de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Muitas pessoas irão desanimar um novo empreendedor, muitos irão desmotiva-lo, a desistência irá trilhar o mesmo caminho que o próprio negócio, ela irá caminhar lado a lado, dia após dia, é nestes momentos que a coragem faz a frente, e derruba qualquer barreira que possa intervir na vontade de persistir, na confiança que o empreendedor tem de que vai dar certo, de que vai decolar, mesmo que no começo, seja um voo raso, é assim que alcançará objetivos e metas.

Além destas atitudes, é necessário ter entusiasmo, nem sempre no meio do caminho o empreendedor vai sentir o mesmo desejo, a mesma intensidade em viver aquele projeto, mas para ultrapassar todos os obstáculos é imprescindível.

Outra posição que se deve ter é persistir, a autora traz na obra alguns exemplos de persistência, um deles é Steve Jobs (1955-2011) fundador e presidente da apple (empresa que é fenômeno em projetar e comercializar produtos eletrônicos), Steve alcançou o sucesso, porém não foi tão fácil, demorou muito, o primeiro computador que ele criou juntamente com seu sócio foi um fracasso, e nesta época eles mal tinha dinheiro para comer, viviam com a ajuda do governo e de alguns amigos, mas eles usaram e muito bem da persistência, até alcançarem seus objetivos.

 Estar consciente do que realmente é necessário para empreender é fundamental, mas o que de fato conduz é saber o que não precisa. Por exemplo: não há necessidade de muito dinheiro, através da internet existem muitas ferramentas de graça para dar partida no negócio; outro mito é o estudo, não precisa ter faculdade para ser um empreendedor de sucesso, Noa Mintz criou o Nannies by Noa (agência para ajudar as famílias a encontrarem boas babás) aos 12 anos, empreendimento que deu muito certo, e Noa não estava nem no ensino médio ainda. Não que seja ruim cursar uma faculdade e se especializar, mas não é fundamental para o empreendimento, o conhecimento é bom, mas não é obrigatório.

Uma empresa em seu período inicial por vezes pode ser confundida com um startup, e nem todas podem ser consideradas. Um startup é uma empresa que foi criada para resolver um problema, mas que ainda não sabe como executar. É importante dizer que startup não precisa necessariamente ser uma empresa de tecnologia, é uma empresa que está buscando uma solução nova, a tecnologia é uma ferramenta importante que auxilia a escalar o negócio. Os famosos da tecnologia Google e Facebook, já foram startups no passado e hoje são grandes empresas.

Entre muitas das pessoas que serão essenciais para o desenvolvimento de um negócio, podemos inserir o mentor, o mentor não toma decisões pelo empreendedor, mas ele faz as perguntas certas para que o mesmo pense e tome as melhores decisões, auxilia a entender melhor os desafios que o mesmo irá enfrentar. Em geral, um mentor é alguém que já fracassou, e que pode propor ao empreendedor trilhar um caminho menos árduo, será a luz no fim do túnel, que muitas vezes será preciso, pois quem decide por empreender, carrega junto na bagagem desafios rotineiros.

        Empreender não é algo tão simples, é por isso que além de pessoas como o mentor, existem também algumas ferramentas de auxílio para que a jornada inicial atinja maior êxito. A autora cita alguma delas como sendo: o modelo Canvas, que irá ajudar a responder algumas questões importantes no empreendimento, como por exemplo: Como o produto ou serviço vai melhorar a vida dos clientes? Quem são estes clientes? Como chegar até eles? Quais as principais atividades da empresa?

        Após o Canvas, pode ser construído também uma espécie de rascunho da solução que foi encontrada para o problema, este rascunho pode ser chamado de protótipo e serve para ajudar a testar o produto com os futuros clientes, com esta ferramenta o empreendedor pode transformar teoria em prática. O protótipo não precisa ser feito em tamanho real, pode ser feito em escala bem menor, mesmo assim com esse primeiro modelo, consegue-se perceber se a solução criada, traz valor para os usuários ou não, pode-se observar também se as pessoas querem mesmo tal produto, ou se elas estarão dispostas a dar algo em troca para adquirir esta solução, seja dinheiro, atenção ou até mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (52.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com