TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA SOBRE O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA

Por:   •  12/12/2016  •  Resenha  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Centro de Estudos Superiores de Codó – CESCD

Curso: Bacharelado em Administração, 3º período

Disciplina: Ciência Política

Professor: Márcio Morais

Aluna: Bruna Rafaella de Sousa Nunes de Oliveira

Resenha Crítica

MARX Karl; ENGELS Friedrich. O manifesto do Partido Comunista. 3. Ed. Edipro, 2015. 112 p.

O Manifesto do Partido Comunista: Burgueses e Proletários, capítulo I

Durante toda a história do mundo teve uma luta de classes entre opressores e oprimidos. Haviam guerras que sempre terminavam em transformações revolucionárias ou as duas classes acabavam destruídas. A sociedade burguesa moderna simplificou essa luta de classes em duas principais: Burgueses e Proletários. A antiga organização feudal da indústria não satisfazia mais as necessidades que cresciam com a abertura de novos mercados. Surgiu uma pequena burguesia junto com a divisão de trabalho. A procura de mercadorias aumentava cada vez mais. A burguesia média manufatureira deu lugar aos milionários da indústria, os burgueses modernos.

O século XVI é fundamental para que possamos entender de que forma os conflitos causados pela modernidade, pela industrialização vão pautar tanto no século XVI como no século XX. Olhar para a modernidade e para a indústria significa olhar para um mundo que vai se fazer cada vez mais dinâmico, rápido, urbano e esse mundo urbano vai trazer uma série de conflitos entre o que chamamos de Burguesia e Proletário. Por Burguesia entendemos a classe dona dos meios de produção, ou seja, dona dos bancos, das grandes indústrias, das grandes fábricas. E, por Proletário, aquele que não é dono dos meios de produção, aquele que vende a sua força de trabalho. Esse embate, é muito significativo para a história e vai estourar no século XVI, porque é neste século que nós temos a intensificação desse processo de industrialização. Quanto mais indústrias e mais operários, mais conflituoso ficará o ambiente urbano. E, portanto, maior o embate entre esses grupos. A sociedade vai passar a lidar com a pobreza dos proletários e a riqueza dos burgueses.

A luta entre os Burgueses e os Proletários sempre foi em busca da classe dominante, ou seja, os burgueses oprimiam os proletariados. Além disso, desde a idade média ate hoje, sempre tem-se tentado amenizar essa disputa entre as classes para evitar guerras. A Revolução Industrial colaborou com os burgueses modernos. Cada etapa da evolução da burguesia era acompanhada de um progresso político.

Referência

MARX Karl; ENGELS Friedrich. O manifesto do partido comunista. 3. Ed. Capítulo I: Burgueses e proletários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com