TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha- O Manifesto do Partido Comunista

Por:   •  22/8/2016  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

MARX, Karl & FRIEDRICH, Engels – Manifesto do Partido Comunista. Editora Vozes, Petrópolis, 1989.

Para Marx e Engels toda a história da humanidade está atrelada a uma incansável luta do opressor contra o oprimido, uma luta em que sempre uma parcela da humanidade está querendo manter aos privilégios de onde está e a outra grande maioria está em busca de possuir tudo isso que lhes são tirados de diversas formas ao longo da história, este conflito eles chamam de luta de classes.

Ao longo da história pode se ver que sempre há um grupo seleto oprimindo uma grande parcela por possuir os meios de produção necessários para a existência e manutenção da sociedade da época, na idade antiga fez-se isso através do escravismo, na idade média se usou o feudalismo, e durante a revolução industrial e até os dias de hoje predomina o capitalismo.

  Durante o fim da Idade Média, surge a classe burguesa, que diferente da realeza não possuíam ainda os privilégios de pertencerem a classe dominante da época. Marx atribui nessa época a burguesia o sentido revolucionário, pois mudou a lógica de produção da época, fazendo a moeda, o capital ser quem regeria os próximos modos de produção. A partir daí a sociedade se modula em dois extremos: o burguês que possui os meios de produção sendo a classe dominante desta época, e os operários que possuem sua mão-de-obra, e através de uma relação opressora produzem os para a burguesia para após isso precisar comprar este produto e gerar mais capital para o burguês. Esta relação Marx e Engels atribuem a ideia à mais valia, a onde o trabalhador não recebe realmente pelo o que produz, e usando do seu capital para comprar que produziu.

Além do proletário não ter acesso ao que ele mesmo produz, a classe dominante também a aliena através de várias maneiras como a fetichização da mercadoria, que mostra uma necessidade de que não existe de obter mais produtos, com a ilusão de que o operário possa estar mais perto da burguesia.

Porém, apesar de tudo isso, Engels e Marx acreditavam que a sociedade iria chegar a um nível onde os meios de produção seriam socializados dando fim assim a luta de classes burguesia x operários. Segundo eles, isso só seria possível através de uma revolução do proletário, que através de uma consciência de classe, os trabalhadores poderiam tomar o poder, fazendo uma ditadura do proletariado aonde não haveria opressão de classe pois os oprimidos seriam o Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com