TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Manifesto do Partido Comunista

Por:   •  25/11/2020  •  Resenha  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 

 

 

 

 

 

 

Resenha do texto: O Manifesto do Partido Comunista – Karl Marx & Friedrich Engels 

 

Apresentado à disciplina de Fundamentos Sociológicos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Docente: Thiago Sampaio. 

 

Discente: Rafael Martinelli Buscher – R.A. 141243031 

 

 

 

 

 

ASSIS-SP 

18/11/2020 

 

O Manifesto do partido comunista, escrito por Marx e Engels, se insere num momento histórico crucial nos destinos de todo o Ocidente. O livro foi escrito e publicado pela primeira vez em 1848; segundo Eric Hobsbawn: nunca houve uma [revolução] que se tivesse espalhado tão rápida e amplamente, alastrando-se como fogo na palha por sobre fronteiras, países e mesmo oceanos” (HOBSBAWN, 1996, PG. 28) como a de 1848, referindo-se a “Primavera dos Povos”. O Manifesto, comissionado pela Liga dos Comunistas, teve por finalidade expressar os propósitos da liga, como uma chamada, uma “convocação” à classe trabalhadora: para uma tomada de consciência e organização, de maneira a possibilitar a estes, uma efetiva mudança social.

Nesse contexto, a obra de Marx e Engels se faz um dos maiores e mais influentes tratados teórico/políticos de toda bibliografia mundial, servindo até hoje como base e prospecção para estudos e analises sobre a temática. O livro foi muito influente em sua época, sendo tratado como um perigo entre os senhores de terras, os detentores dos meios de produção. Como o próprio autor sugere: “Um espectro ronda a Europa - o espectro do comunismo.” – sendo assim, um importante tratado, tanto por seu poder conscientizador e combativo às estruturas sociais e econômicas, quanto como material histórico/teórico/bibliográfico para toda humanidade.

Como pano de fundo para os escritos do Manifesto, temos a emergência de um Mercado Mundial, onde: à medida que se expande, absorve e destrói todos os mercados locais e regionais que toca. Marx trata da nova institucionalização da modernidade, sua internacionalização e seu desenvolvimento cosmopolita de produção e consumo. Os autores nos mostram que esse processo de modernização cada vez mais concentraram o capital na mão de poucos, assim acabando com a autonomia de pequenos empreendedores como camponeses e artesãos, que não conseguem competir com a mecanização das fábricas e indústrias - fazendo-os assim abandonar seus negócios para vender sua força de trabalho, que é deveras explorada, como nos mostra durante o livro.

Através da explanação desses fatores sociais e econômicos, Marx e Engels buscam conscientizar e trazer à luz, toda a classe trabalhadora, enfatizando seu papel em todo o processo produtivo ao qual fazem parte e não tem seu valor reconhecido. Além disso, pretendem orientar os trabalhadores no sentido de organizarem-se para uma revolução, para uma mudança no status quo social, de modo que eles não sejam mais explorados pela classe burguesa.

 Marx orienta o leitor no sentido de classes, tenta demonstrar que: “A história de toda sociedade até nossos dias é a história da luta de classes”, e é através dessa noção e dessa posição, como classe, que o trabalhador conseguirá dissolver o modelo capitalista de exploração e opressão social.         

Importante e curioso notar, como durante seu Manifesto, Marx, faz certa exaltação à classe burguesa, destilando elogios e exaltando-a. Segundo ele, os burgueses foram “os primeiros a mostrar do que a atividade humana é capaz”; ou seja, foram os burgueses, como classe, como massa de pessoas organizada e consciente, que  fizeram acontecer mudanças  e revoluções, ergueram moinhos e fábricas, pontes e ferrovias, e edificaram a Era Moderna; a partir de sua própria luta e organização.

Através da explanação dos conceitos comunistas, os autores buscam integrar o posicionamento comunista a luta dos proletários, mostrando que não se trata de um ideal que repousa em teorias e aspirações, mas que são além de tudo: “expressão geral das relações efetivas de uma luta de classes que existe”; e insere a partir daqui, o ideal de supressão da propriedade burguesa, mostrando que as relações de propriedade estão em contínua transformação no decorrer da História.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (154.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com