TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA SOBRE O TEXTO “FALHA DE SEGRANÇA NA TARGET”, DE AUTORIA DE SURAJ SRINIVASAN, LYNN PAINE E NEERAJ GOYAL

Por:   •  12/3/2021  •  Resenha  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA SOBRE O TEXTO “FALHA DE SEGRANÇA NA TARGET”, DE AUTORIA DE SURAJ SRINIVASAN, LYNN PAINE E NEERAJ GOYAL

Daniela Brilhante Sales matrícula: 202006006239

1 RESUMO DA OBRA

No texto

, a autora descreve um ataque de hackers sofrido pelo hospital Sunnylake. Em uma sexta feira a tarde Paul Layman, Diretor-Executivo do hospital estava verificando sua caixa de entrada de e-mail quando encontrou uma mensagem mal educada de um remetente desconhecido que dizia “A segurança da sua rede é uma droga. Mas nos podemos ajudar você. Por 100k em dinheiro nós garantimos que o seu hospitalzinho não vai sofrer nenhum desastre”. Paul ignorou a mensagem e a deletou, pois tinha plena confiança no seu diretor de TI Jacob Dali, na segurança de sua rede e acreditava tratar-se de um golpe.

Todo o hospital era informatizado e as informações dos prontuários médicos dos pacientes eram disponibilizados em meio digital. Toda equipe médica utilizava leitores eletrônicos para abrir os arquivos dos pacientes.

Às 08h da segunda feira, Paul recebeu outro e-mail do mesmo remetente com o assunto “Nós advertimos você”, porém sem nenhuma mensagem no corpo do e-mail. Imediatamente começaram a chegar reclamações dos médicos e das equipes de enfermeiros e administradores informando que o acesso ao sistema estava negado, e dessa forma não seria possível verificar as informações dos pacientes, até das medicações prescritas.

O responsável do setor de TI, Jacob Dali, foi acionado e imediatamente tentou restaurar o sistema, porém em poucos minutos os hackers conseguiam bloquear novamente o acesso.

Analisando a situação, o Diretor Executivo Paul Layman, percebeu que o sistema de TI do hospital não era grande ou sofisticado o suficiente para lidar com um problema tão devastador. Nos últimos três anos a tecnologia de segurança havia avançado significativamente, mas de alguma forma o Sunnylake não havia acompanhado.

Havia cópias de segurança dos prontuários na rede, dessa forma as informações dos pacientes não seriam completamente perdidas. Mas não seria possível entregar os prontuários aos médicos que precisavam deles com urgência. O hospital estava prestes a chegar a uma paralização, pois o departamento de TI não conseguiria resolver o problema rapidamente. Diante da situação de desespero o diretor do hospital Paul Layman, cogitou em pagar o resgate aos Hackers enquanto ganhava tempo para a equipe de TI encontrar uma solução.

Após análise da situação três comentaristas ofereceram conselhos de especialistas. O primeiro comentarista Per Gullestrup sugeriu a contratação de um negociador neutro que pudesse abrir diálogo com os hackres e fazer uma negociação.

O segundo comentarista Richard L. Nolan sugeriu que a situação fosse divulgada aos funcionários, diretoria, pacientes e público, enquanto a área de TI examinasse linha por linha do código do sistema a fins de fazer uma limpeza minuciosa e protegesse o sistema com um software mais atualizado.

O terceiro comentarista Peter R. Stephenson sugeriu que o departamento de TI realizasse uma varredura em todas as máquinas a fins de detectar algum malware.

2 CRÍTICA DA RESENHISTA

O artigo demonstra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com