TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA O MONGE E O EXECUTIVO

Por:   •  25/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

Liderança e relacionamento entre lideres e subordinados

O monge e o executivo, com o subtítulo de “Uma História Sobre a Essência da Liderança”, é um livro de autoajuda, escrito pelo norte-americano James C. Hunter e publicado aqui no Brasil pela editora Sextante no ano de 2004, o livro em si apresenta 144 paginas, e em cada capitulo ele apresenta uma epigrafe que vai servir como motivação para o decorrer da leitura. O livro é muito utilizado por administradores, gestores, responsáveis por algum setor ou empresa e também por qualquer pessoa que quer se relacionar melhor com seus familiares e amigos, porque o livro aborda a importância da liderança e o ótimo relacionamento entre o líder e seus subordinados e também novas ideias que vão ajudar na sua forma de lidar com os outros.

O livro vai contar a historia de John Daily, um homem que é bem sucedido onde é gerente geral de uma grande indústria. Casado com Rachel que sofria de infertilidade, através disso resolveram adotar uma criança o qual colocaram o nome de John Junior, dois anos se passaram e Rachel ficou gravida de uma menina cujo nome é Sara.

Simeão era um nome que sempre perseguia John, como aconteceu em seu batizado e em sua crisma, ambos a leitura apresentavam este nome, tudo parecia coincidência. Até sonhar com este nome aconteceu.

Tudo parecia não fazer sentido, até que sua vida começou a passar por certas dificuldades, tanto na sua família que estava se desestruturando, e na empresa em que trabalhava as coisas estavam indo de mal a pior, em tudo em que ele era pai, chefe e marido estava fracassando. Então John resolveu ir atrás de ajuda foi então na igreja falar com o pastor, que sugeriu que ele fosse a um retiro espiritual num pequeno mosteiro que tinha frades, que viviam em constante oração, trabalho e silêncio.

Onde ele também poderia ter contato com um frade que era o Leornad Hoffman, que foi um ex-executivo de umas das maiores empresas dos Estados Unidos, e que largou tudo para buscar um novo sentindo para a sua vida, sabendo de tudo isso fez com que ele se animasse um pouco em relação ao retiro. Mas resolveu ir para lá para agradar sua esposa e tentar buscar respostas. Chegando lá descobriu que o nome de Hoffman era Simeão, que o deixou muito surpreso.

John teve seu primeiro contato com Simeão quando foi ao seu quarto buscar uma blusa e ele estava lá arrumando os canos do banheiro, ficando orgulhoso e ao mesmo tempo sem reação ao estar frente a frente com a “Lenda dos Negócios”.

No retiro o tema central era liderança, onde o monge Simeão defende dois tipos de liderança: a do poder que é uma bem fraca porque é um individuo que subjuga o outro individuo, e a da autoridade é uma bem forte, que vai ser conquistada com sacrifícios, dedicação e claro amor com os outros, grande exemplo de liderança citado por ele é o de Jesus Cristo que ama seus inimigos, fazia o bem não olhando a quem seria, portanto a liderança pela autoridade é amar ao próximo ou seja tratar as pessoas como elas gostariam de ser tratadas,  com isso John foi aprendendo como deveria se comportar com um líder tanto na sua vida, quanto no seu trabalho, sendo mais respeitoso com as pessoas, fazendo ele refletir para que pudesse mudar o sentido da sua vida.

Para Simeão o modelo de liderança é o seguinte: Liderança, autoridade, serviço e sacrifício, amor e vontade.

Em uma próxima reunião John chega mais cedo para poder conversa com Simeão a respeito do amor, e ele fala que tudo que ele deve fazer é sempre é elogiar, não importa a circunstancia ao invés de humilha-lo. Com a continuação da palestra é alancado os quatros estágios do saber: Estágio um, Inconsciente e sem habilidade; Estágio dois, Consciente e sem Habilidade; Estágio três, Consciente e habilidoso e Estágio quatro, Inconsciente e Habilidoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com