TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: O Monge e o Executivo

Por:   •  1/4/2016  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

O livro aborda a questão da liderança e de como tratar as pessoas. Se for com respeito e com amor, você sempre será um bom líder. Nos ensina sobre a essência da liderança, e de que para ser um bom líder é preciso ter responsabilidade e dedicação.

O protagonista do livro é Jhon Daily, um executivo bem-sucedido e com uma vida bem confortável. Apesar de todo o conforto, John vive uma fase difícil, tanto na vida pessoal como em sua carreira. Seu casamento vai de mal a pior, o relacionamento com seus filhos está péssimo e os funcionários de sua empresa estão em greve.

John se achava um homem certo e que nada em sua vida estava errado, só que os problemas começam a aparecer e ele percebe que sua vida está desordenada. Então sua esposa sugere que ele procure um pastor para orientá-lo. Após muita insistência do pastor, John decide ir para um retiro num mosteiro. Lá, John participa de reuniões religiosas e tem aulas com um monge chamado Simeão. O monge Simeão é na verdade Leonardo Hoffman, um ex-executivo que abandonou sua brilhante carreira em busca de um novo sentido para sua vida.

No retiro, as pessoas discutiam sobre liderança e as qualidades de um bom líder, o respeito e confiança entre o chefe e os funcionários.

Durante a primeira aula, John não se importava em ouvir seus colegas de classe e Simeão percebendo o seu comportamento, Simeão falou sobre a importância de ouvirmos por ser uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver.

Durante as aulas, Simeão questiona vários problemas atuais das grandes corporações e do universo empresarial, como sua estrutura piramidal (que segundo ele, seria um paradigma), a falta de envolvimento real presente nesse ambiente (de “amor ao próximo”), e as dificuldades de cultivar o ambiente. Simeão destaca como um ambiente agradável é essencial para que um bom trabalho seja desenvolvido, e como nem sempre as empresas dão importância a esse fato. Por último, Simeão destaca aos seus “discípulos” a importância da disciplina para que colha-se bons resultados – a “Recompensa”, que é tema do sétimo capítulo do livro. Aqui, ele aponta a recompensa como resultado do esforço, e não algo espontâneo ou aleatório. Assim, alguns fatores seriam essenciais para a conquista da recompensa: missão, objetivo e visão. O livro encerra-se com todos os “discípulos” de Simeão almoçando juntos e discutindo como aplicariam aqueles conhecimentos em suas vidas. John escuta o carro de Rachel chegando e abraça a esposa, grato por sua vida e com a certeza de que daquele momento em diante tudo seria novo, porque ele faria tudo diferente.

Bibliografia

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2007

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com