TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESGATE DO RESPEITO ÀS AUTORIDADES PARA A VIDA EM SOCIEDADE

Por:   •  13/6/2016  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

RESGATE DO RESPEITO ÀS AUTORIDADES PARA A VIDA EM SOCIEDADE

As autoridades, sejam elas do Executivo, Legislativo, Judiciário ou até mesmo os pais exercem um poder de comando e levam pessoas a agir da forma que assim desejam, tornando-as responsáveis.

Nesse sentido, o texto “O respeito à autoridade e às regras são requisitos da vida em sociedade”, de Vladimir Passos de Freitas, publicado na Revista Consultor Jurídico, 19 de julho de 2015, descreve os efeitos de uma ordem de subordinação entre membros de um grupo. Além disso, ele explica como autoridade e hierarquia vêm perdendo espaço no mundo ocidental, referindo-se à flexibilização de costumes nas mais diversas áreas em que há uma autoridade.

O autor, que é Desembargador Federal aposentado, salienta vários exemplos em que países mais evoluídos que o Brasil econômica e socialmente, não abandonam os costumes hierárquicos e regras mínimas de comportamento como não falar no telefone no cinema e não estacionar em vaga de deficiente ou idoso. Regras essas que não fazem um país com costumes retrógrados, mas sim essenciais para a harmonia da sociedade.

O Professor Doutor da PUC/PR também menciona que a educação começa em casa e que o exemplo a ser seguido de respeito às autoridades, às regras e às instituições vem dos pais, pois esta é a única via para viver em harmonia na sociedade.

Portanto, concorda-se com o autor Vladimir Passos de Freitas, pois com todo o contexto político atual que vivemos no Brasil, mostra-se necessária uma volta no tempo para resgatar costumes de respeito e integridade às normas éticas e morais para se viver em sociedade. Sendo assim, vale a pena ler o texto como forma de reflexão e exemplo a ser levado para a vida.

REFERÊNCIAS

CHEMIN, Beatris F. Manual da Univates para trabalhos acadêmicos: planejamento, elaboração e apresentação. 3. ed. Lajeado: Univates, 2015. E-book. Disponível em: <www.univates.br/biblioteca>. Acesso em: 12 fev. 2016.

FREITAS, Vladimir Passos de. O respeito à autoridade e às regras são requisitos da vida em sociedade. Revista Consultor Jurídico, São Paulo, 19 de julho de 2015. Disponível em: www.conjur.com.br/2015-jul-19/segunda-leitura-respeito-autoridade-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com