TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CRÍTICO Utilização Activity Based Costing (ABC)

Por:   •  10/10/2020  •  Resenha  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

FACE – Faculdade de Ciências Educacionais
Gestão Empresarial

RESUMO CRÍTICO

Artigo: Sistema de Custeio ABC, ferramenta ideal para administração pública.

São José do Jacuípe-Ba, novembro de 2011.


Adonel Araújo Mendes

Aldo Araújo Mendes[pic 3]

Edeilson Oliveira

Jorge Henrique Macedo

RESUMO CRÍTICO

Artigo: Sistema de Custeio ABC, ferramenta ideal para administração pública.

Trabalho apresentado ao curso de Gestão Empresarial da FACE – Faculdade de Ciências Educacionais, como avaliação parcial da disciplina Contabilidade de Custos, sob a orientação da professora Luciana Souza.

São José do Jacuípe-Ba, novembro de 2011.

O autor defende no artigo que com a utilização Activity Based Costing (ABC) no Serviço Público como instrumento de acompanhamento da utilização de indicadores de desempenho e outras ferramentas gerenciais, possibilita a melhoria na qualidade dos bens e serviços prestados à população. Todavia, tal controle de custos foi exigido após a promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal no início da década de vinte, na qual são estabelecidas normas de finanças públicas voltadas para responsabilidade na gestão fiscal, dessa forma, teoricamente permite a transparência dos aspectos qualitativos e quantitativos dos programas do governo. No entanto, para a maximização do controle dos custos se vale da necessidade de classifica-los terminologicamente para facilitar a compreensão, tais como: desembolso gasto, investimento, perda, despesa e custo, além dos processos de planejamento, controle e avaliação. O sistema de custo baseado no ABC objetiva a exatidão e a eficácia na apuração dos custos e se vale da utilização de avaliações de resultados, desempenho, metas e riscos, visando amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio. Como explanado anteriormente, o Sistema ABC visa à maximização dos resultados com o menor custo e a extinção do déficit público de modo que as despesas primárias sejam inferiores as receitas, dessa forma gerando o superávit primário.  

No Sistema ABC há uma grande ligação com a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, a qual prevê normas e limites para administrar os recursos públicos do país, mediante planejamento e controle dos gastos. O ABC leva à Administração Pública a uma considerável melhoria no controle dos gastos; aumento na qualidade do trabalho, pois, ajuda a melhorar as atividades que agregam valor, de modo que propicie um incremento na capacidade de trabalho, como aumento da velocidade na realização das tarefas e, consequentemente, aumento da produtividade. Vale salientar que com a implementação do sistema ABC, há uma contribuição para um controle efetivo da utilização dos recursos públicos, de maneira a alcançar a eficácia da Administração Pública, que é a prestação de serviços de qualidade ao cidadão.

Diante do exposto, conclui-se que o Sistema de Custeio Baseado em Atividades - ABC surge como um agente balizador para as tomadas decisões, pois permite uma melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa ou na Administração Pública e suas respectivas relações com os objetos de custos, logo que as decisões devem ser tomadas com base nas informações fornecidas pelo custo, através de análises cuidadosas pelas Entidades Públicas, no intuito de tirar proveitos de suas informações, colocando a entidade em uma posição privilegiada de modo que o gestor possa analisar qual a real necessidade do governo e da população. Faz-se necessário salientar que a administração pública deve ir além da lei, isto é, mesmo não havendo um amparo legal para a implementação do sistema de custo, não há proibição alguma, pelo contrário, há legislação suficiente para justificar tal implementação, assim, provocando eficácia administrativa com alto índice de eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com