TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SOBRE O MARKETING

Por:   •  11/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

MARKETING - UNIDADE I

O marketing é uma comunicação entre o produto e o grupo de consumidores, para ter acesso com o preço justo e para atender as expectativas do consumidor, criando ofertas e serviços que valorizam o produto, dando uma qualidade de vida melhor, planejando negociações e batendo metas, construindo relacionamentos duradouros, criando trocas que satisfaz. O marketing é amplo e não só se baseia em propagandas e vendas, marketing engloba muitas outras coisas, desde o planejamento e estratégias, até o cumprimento de metas. O marketing está ligado as necessidades essenciais do ser humano, como se vestir, comer, onde morar, desejos de ter algo novo, ter a disposição os serviços e produtos que quer, transações monetárias, processos de trocas, transferências, satisfação do consumidor, o valor dos produtos, a oferta e a demanda.

O marketing é composto pelo macroambiente e o microambiente. No macroambiente é algo externo, onde a empresa não pode controlar, como cenários futuros, governo, economia, tecnologia, forças naturais, forças geográficas, forças culturais e sociais. O micro ambiente é tudo que acontece dentro da empresa e está sob controle da direção, como os clientes, fornecedores, a produção.

O mercado é onde compradores e vendedores se encontram para trocar bens e serviços, com características semelhantes e necessidades parecidas, com isso pegamos gancho para falar sobre a segmentação, que seria o marketing em massa, nisso a empresa produz para todos os seus clientes, aumenta a produção e diminui os custos, as empresas focam na necessidade dos clientes, a segmentação consiste em dividir o mercado em grupos de pessoas que necessitam do mesmo produto, ao segmentar um produto, a empresa escolhe atender um tipo de cliente em uma determinada sociedade.

O marketing atua de diversas formas no mercado, temos o marketing de segmento, as empresas decidem em que segmento vão seguir para decidir as estratégias e atender as necessidades dos clientes, nesse aspecto, as empresas escolhem as preferencias homogêneas, que os clientes tem as mesmas características, a preferencia difusas, os clientes tem características diferentes e as preferencias conglomeradas, o cliente tem ambas características. Temos o marketing de nicho, onde os clientes são específicos e procuram muitos benefícios, tem necessidades distintas, estão dispostos a pagar um valor mais alto e personalizar o produto, geralmente não tem concorrentes. Temos o marketing individual, onde os clientes são mais diretos, sabem onde comprar, negociam e compram. Temos o marketing local, onde atendem uma determinada região, muitas empresas se adaptam ao local para atender os clientes, cada região tem determinada necessidade.

A segmentação de mercados se aplica a frequencia de compra dos clientes, as bases de segmentação são o tamanho da empresa, o processo de compra e o setor da atividade. A segmentação pode se dividir em zonas ou regiões para encontrar os clientes, assim como a cultura, sexo, renda, graus de estudo, classe social, personalidade, estilo de vida, conhecimentos, atitudes. A segmentação deve ser acessível, diferenciada, ter poder de compra, ter poder de produção para atender o cliente e ter poder de atrair novos clientes.

Depois de feito a segmentação do produto, a empresa deve escolher o posicionamento do produto no mercado, como vai o direcionamento do produto, o preço, a comunicação, a distribuição, como vai ser feito o desenvolvimento do produto, isso tudo leva em consideração as percepções dos clientes diante do produto.

O profissional de marketing deve estudar o mercado, que são divididos em mercado de consumo e mercado organizacional. No mercado de consumo, o comprador adquire os produtos para consumo próprio, enquanto no mercado organizacional o comprador os adquire para gerar negócio ou para prestar um serviço público, no caso do mercado governamental. O mercado organizacional é formado pelas empresas ou organizações que fornecem produtos, bens e serviços para serem usados na produção de outros produtos e serviços que serão vendidos ou fornecidos a terceiros, menos compradores, mas compras com maior volume, compras com regras, demanda variada e geográfica. O mercado consumidor é aquele que compra, precisamos entender o seu comportamento que varia de acordo com fatores culturais, sociais, pessoais, psicológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (24 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com