TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROJETOS DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.111 Palavras (21 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

DANILO DE SOUZA

PROJETOS DE INTERVENÇÃO NA

EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS

FLORIANÓPOLIS

2015


DANILO DE SOUZA

PROJETOS DE INTERVENÇÃO NA

EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS

Atividade Obrigatória apresentado à Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, no 5º semestre do Curso de Pedagogia a Distância, do Centro de Educação a Distância, da Universidade do Estado de Santa Catarina, como requisito para obtenção de nota.

Orientador(a): Prof. Rose Cler Estilavete Beche

FLORIANÓPOLIS

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL        

2.1 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        

2.2 IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE DE ESTAGIÁRIOS        

2.3 TEMA E TÍTULO DO PROJETO        

2.4 JUSTIFICATIVA        

2.5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

2.6 OBJETIVOS        

2.6.1 Objetivo geral        

2.6.2 Objetivos específicos        

2.7 METODOLOGIA        

2.8 RECURSOS        

2.9 CRONOGRAMA        

2.10 AVALIAÇÃO        

3 PROJETO DE INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS        

3.1 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        

3.2 IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE DE ESTAGIÁRIOS        

3.3 TEMA E TÍTULO DO PROJETO        

3.4 JUSTIFICATIVA        

3.5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

3.6 OBJETIVOS        

3.6.1 Objetivo geral        

3.6.2 Objetivos específicos        

3.7 METODOLOGIA        

3.8 RECURSOS        

3.9 CRONOGRAMA        

3.10 AVALIAÇÃO        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

Estes projetos serão executados pelas necessidades comprovadas  no estágio de observação, qual  nos impulsionou a contribuirmos com a educação escolar, que está carente por um novo olhar e ao mesmo tempo com uma riqueza exuberante que são as nossas crianças, fonte de vitalidade pedindo socorro por nos docentes.

Nos inserimos neste contexto para enriquecer e nortear os alunos da educação infantil a uma nova proposta cultural, social e humanística, com o projeto a horta escolar embasada no tema “vida saudável “, que será sustentado no projeto político pedagógico (PPP) abrangendo a interdisciplinaridade e estimulando essa geração a lutar pelo seu meio ambiente, com a certeza de uma qualidade de vida.

Na educação anos iniciais especificamente no 5º ano do ensino fundamental a preocupação se deteve no aprendizado em que os alunos não tem organização e autonomia para com os estudos, por isso a construção de novos hábitos comprometendo-se em estudar e a importância de desenvolver o raciocínio crítico, tornando-os estudantes de sucesso.


2 PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.1 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

        CMEI Clube do Mickey, da rede Municipal de educação Infantil, Itapema – SC. O projeto será desenvolvido com a turma do Jardim.

2.2 IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE DE ESTAGIÁRIOS

Carla Nascimento, Danilo Souza e Raquel de Oliveira Nascimento Zanon.

2.3 TEMA E TÍTULO DO PROJETO

Tema: “Vida Saudável”

Título: Projeto Horta na escola

2.4 JUSTIFICATIVA 

         Este projeto foi elaborado com o despertar do estágio observatório do nosso grupo que foi unanime na decisão devido à localização da escola CMEI clube do Mickey, que tem uma área nativa fantástica que não encontramos mais nas grandes cidades.

        Nesse sentido, conforme a LDB 9394/96, no art.1º define que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. Partindo dessa premissa pode-se considerar que é vasto e amplo o caminho da educação. Assim, a educação é muito mais que um processo formal de sala de aula, inserindo-se no dia a dia de cada ser humano, dando a esta condição de participação constante na construção de uma determinada sociedade.         Portanto, podemos entender a educação como um processo pelo qual o ser humano tanto constrói conhecimentos e desenvolve sua capacidade intelectual, quanto socializa isso a outros. Isso significa dizer que é um processo construído historicamente pelos seres humanos, o qual envolve formação e mediação.

O CMEI Clube do Mickey entende a Educação Infantil como uma complementação a ação da família, que possibilita condições adequadas de desenvolvimento integral da criança, promovendo a ampliação de seus conhecimentos e experiências, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade. Dessa forma: “A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. ” (LDB 9394/96 Seção II Art. 29).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (245.8 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com