TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Literatura Infantil nas séries iniciais e na educação infantil

Por:   •  10/3/2016  •  Seminário  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da Literatura Infantil nas séries iniciais e na educação infantil”

O interesse infantil pelas histórias e contos literários é despertado na crianças através dos pais, ou seja, quando contam contos, fábulas, e assim instiga a curiosidade sobre as histórias infantis. A literatura infantil tem uma grande importância nos anos iniciais da educação infantil, pois é nessa fase que a criança se encontra em um mundo imaginário, uma fase de sonhos e descobertas. É no ato de ouvir histórias que a imaginação flui e apesar de a literatura ser uma complexa arte de lidar com as palavras exige-se uma capacidade de abstração da criança pois nesse sentido criança e literatura se encontram no mundo da arte, da imaginação, do lúdico. A criança que desde muito cedo tem contato com as obras literárias , tem uma compreensão maior de si e do outro, e também desenvolve uma capacidade de ampliar horizontes da cultura e do conhecimento, conseguindo perceber a realidade que a cerca. As histórias devem ser de acordo com a faixa etária da criança pois facilita a compreensão e a linguagem e elas trazem consigo diversas maneiras de aprendizagem, ou seja, muitos valores apontados no texto podem ser objetos de diálogos com as crianças gerando um debate onde possibilita a troca de opiniões e também desenvolve a capacidade de expressar.Dessa maneira os livros devem ser uma constante na vida da criança, pois facilitará o desenvolvimento da inteligência, a interação, irá proporcionar diferentes experiências com a linguagem e os sentidos, sendo assim facilitara o desenvolvimento cognitivo e linguístico. A literatura além de uma fonte de diversão, é na realidade o marco inicial de uma cultura e de um aprendizado e por isso é de fundamental importância fazer parte da pratica pedagógica do professor nas séries iniciais.

As atividades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental se diversificam bastante. É nesse período que a criança começa a dar significados para o que está lendo, pois se encontra na fase plena de alfabetização.

Ler constantemente é uma forma de a criança escrever melhor e também de ter um melhor desenvolvimento na escrita. Para o processo de alfabetização e de letramento a literatura infantil desenvolve um papel importante e fundamental, pois através da mesma é possível conhecer mais a relação entre a literatura infantil e a sua relação com o ambiente escolar de alfabetização e também a sua contribuição quando está inserida na vida da criança para a aquisição de uma linguagem escrita. No processo de alfabetização a criança enquanto formula hipóteses, ela também se

apropria das funções sociais da língua escrita e isso acontece em processo ativo de operações mentais, sendo nesse sentido que a literatura tem um papel importante.

As crianças que cresceram ouvindo histórias tem um desenvolvimento linguístico bastante amplo e diversificado exercendo uma facilidade para a compreensão de textos mais complexos no decorrer de sua vida acadêmica.

Cabe aos educadores propiciar as condições para o aluno exercitar-se tanto no pensar, no criar suas próprias ideias, enfim construir e através de atividades que de fato exijam a reflexão, e a produção de um novo texto e para que se atinja esse

objetivo deve-se utilizar a criatividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com