TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento de Pessoas

Por:   •  29/10/2016  •  Resenha  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

Recrutamento de pessoas

Questão 01

No case da HALHOS E BUGALHOS, pode ser observando os seguintes aspectos referentes á Gestão de Pessoas:

O funcionário escolhido para ocupar uma vaga no setor de Recursos Humanos, fazia parte da organização por um considerável tempo, então foi realizado um recrutamento interno no qual é levado em consideração o preenchimento das vagas por funcionários que já atuam na organização, proporcionando uma maior valorização do seus colaboradores. Por meio do recrutamento interno é oferecido oportunidades de carreira. Após 10 anos na organização e experiência em diversas áreas, influenciou a escolha da vice-presidência o prévio conhecimento acerca de atuação e formação acadêmica em administração e especialização em gestão de pessoas.

Para o preenchimento do quadro de pessoal da nova unidade em Jataí, já havia características que a organização definiu como essenciais aos seus futuros colaboradores, como a educação e ampla gama de conhecimento em áreas diversas, mas como é alto o número a ser adquirido, seriam feitas uma pré-seleção de um especialista em Rh e assistente administrativo para que auxiliem nesta atividade. Para isso, foi utilizada uma agência de recrutamento visto que ainda não possuímos um órgão de Rh estruturado, e a contratação destes dois colaboradores visa exatamente essa função.

Como já tem delimitados os cargos a serem preenchidos e características dos colaboradores, de acordo o perfil de cada função foi utilizado um meio diferente, exatamente por serem públicos definidos, e para não correr o risco de atrair interessados que não se encaixem e possa haver a perda de tempo, para níveis gerenciais e técnicos foram utilizados meios de divulgação na matriz de São Paulo visando o reaproveitamento de colaboradores, em nível administrativo buscou-se as principais universidades do Estado, qualificados pesquisou-se em escolas técnicas e semiqualificados em jornais. Os meios de divulgação foram utilizados de forma estratégica, de acordo as funções que estão sendo necessitadas e o perfil de colaborador que a organização busca a utilização de jornais para semiqualificados ocorreu porque precisavam de um meio que atingisse um grande número de pessoas que dentre os cargos necessitados era o menos exigente e o que precisava de maior número de colaboradores, proporcionado que o Rh focasse em cargos mais exigentes. Como o de níveis gerenciais e administrativos que foi trabalhado no recrutamento interno enquanto os qualificados e técnicos foi feito um trabalho com escolas e Universidades, onde se concentram este público, apesar de ainda não ter experiência, criando uma rede de contatos.

O mercado de Rh estava em condição de procura, que significa que havia insuficiência de candidatos e  falta de competitividade dos candidatos mas como os salários eram competitivos e as condições de trabalho favoreciam os colaboradores , a empresa se tornava atrativa principalmente para aqueles que já estão no mercado de trabalho.

Mas com empecilho aparece também a legislação trabalhista que constitui um elemento rígido que impede a flexibilidade do emprego, que significa quanto maior a flexibilidade de contratação e demissão,  maior a oferta de emprego.  

Questão 02

Para o estudo de caso apresentado, HALHOS E BUGALHOS, teremos um tipo de recrutamento misto, que consiste na divulgação de vagas em aberto para o mercado interno e externo. As vantagens concentram uma flexibilidade de cenário e vantagens estratégicas, bem como a flexibilidade para as consequências negativas através da combinação dos tipos interno e externo.

 Pessoas alinhadas com os mesmos ideais e sintonia na metodologia de trabalho podem garantir a diferença e o sucesso com a concorrência de mercado, por isso o processo seletivo começa internamente. A economia com custos e rapidez pode desenvolver problemas futuros com o colaborador recrutado, por isso para o cargo de Analista de Recursos Humanos, fizemos uma terceirização do recrutamento para que possamos ter um colaborador de alta competência. Uma outra possibilidade é que não tendo certeza se a pessoa escolhida internamente atende as necessidades da organização pode se abrir um processo externo em paralelo, posteriormente escolher a melhor opção.

Com base nisso temos as seguintes etapas a serem analisadas:

  1. Análise dos motivos do aparecimento da vaga e a urgência do suprimento da vaga:
  2. Análise do perfil profissional do cargo, ou seja, objetivo, tarefas, funções, autonomia, responsabilidades, características pessoais e profissionais do ocupante, etc.
  3. Definição dos fatores exigíveis e desejáveis no perfil do cargo e as ofertas da empresa para os possíveis candidatos;
  1. Meios de divulgação das vagas a serem preenchidas:

Jornal interno e externo, empresas de recrutamento e seleção, indicações internas e externas, veículos ou postos de recrutamento, cartazes dentro da empresa em pontos estratégicos, banco de dados da empresa, escolas de formação profissional.

  1. Triagem dos currículos e recebidos: analisar os currículos e selecionar os que atendem as necessidades dos cargos a serem preenchidos.
  2. Programar horário de atendimento para receber e atender os candidatos a serem entrevistados.  

  1. Fazer uma seleção dos candidatos, selecionando aos que atendem os requisitos mínimos para o preenchimento da vaga

Questão 03

A técnica escolhida pra o cargo de especialista em Recursos Humanos seria a contratação de uma empresa terceirizada, visto que é um cargo com maior exigência e mais restrito, como o mercado de Rh se encontrava em procura nosso público seriam colaboradores já no mercado de trabalho, então buscaríamos utilizar do banco de dados que esta empresa já possui para  também cumprir o prazo de contratação deste especialista para que a área de recursos humanos fosse estruturada afim de que pudéssemos trabalhar para adquirir os outros colaboradores, e assim não comprometer a data de inauguração da unidade em Jataí.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com