TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e recrutamento

Resenha: Recrutamento e recrutamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Resenha  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje em dia os processos seletivos estão cada vez mais elaborados e complexos, exigindo do candidato maior desenvolvimento para uma extensão de atividades e etapas muitas vezes longas e cansativas. Atualmente os processos seletivos reúnem diversas pessoas, com diferentes perfis, currículos e experiências , com o aumento da concorrência no mercado de trabalho, a questão que mais atinge os candidatos é como se destacar no meio de tantos.

Recrutamento e seleção se define em um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização, é como se fosse basicamente um sistema de formação que constitui na seleção a escolha da pessoa certa para o lugar certo, saber escolher os colaboradores adequados é fornecer os meios para se vencer as etapas e assim se distanciar dos concorrentes .

Com o objetivo de determinar o perfil do candidato, as técnicas de seleção a escolher devem assegurar a passar do bom desempenho futuro do colaborador no cargo, normalmente são escolhidos várias técnicas, sendo que cada uma complementa as restantes conseguindo assim informações mais grandiosas a respeito do candidato. É a maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho, para isso, a empresa se estrutura definindo princípios, estrategias, politicas e processo de gestão.

A entrevista é a técnica mais utilizada na seleção, é um procedimento preditor do rendimento do candidato na função tendo por base as perguntas e respostas orais do entrevistador e do entrevistado. As provas de conhecimentos gerais são instrumentos que permitem medir o grau de conhecimentos profissionais, da capacidade ou habilidade para certas tarefas.

As atividades de dinâmica de grupo é uma das inúmeras formas utilizadas pelos selecionadores para encontrar competências pessoais nos candidatos a emprego, a partir de uma atividade proposta, são estabelecidas objetivos e regras, cabendo a cada participante utilizar suas habilidades pessoais para chegar ao objetivo proposto . A dinâmica de grupo no processo seletivo, tem quatro etapas. A primeira é a de apresentação, onde o selecionador se apresenta, faz uma breve descrição sobre a empresa e também fala sobre o cago disponível. A segunda é a fase onde acontece as perguntas, a qual é solicitado que todos os candidatos façam uma apresentação de si mesmo, com o objetivo de avaliar suas competências para avaliação do selecionador e que também passam a se conhecer melhor entre eles. A terceira etapa consiste na aplicação da dinâmica em grupo em si, os candidatos se dividem em grupos e lhes é atribuída uma tarefa que que deve ser cumprida em um tempo determinado. E a ultima é o fechamento onde se encerra a realização da tarefa, e se discute sobre o que aconteceu, qual a sua importância e o que se pode extrair daquela vivencia e onde é feita a escolha do candidato que mais se destacou para ocupar o cargo oferecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com