TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos: O capital humano das organizações

Por:   •  26/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Uma organização que tem uma cultura bem definida atua e traduz esta identidade no dia a dia da sua atuação. Podemos dizer que as normas corporativas (escritas e não escritas), a visão e os valores, os processos internos, as políticas e o perfil estratégico desta empresa formam a cultura na organização. A chave para o sucesso de uma corporação pode estar em sua cultura, principalmente em tempos de crise. Revisitar seus valores e princípios pode gerar insights estratégicos para renovar sua atuação, se tornando o diferencial necessário para se destacar diante da concorrência. É muito importante que exista uma cultura organizacional forte em uma empresa, e que esta esteja presente nas atividades de todos os funcionários. Os colaboradores precisam acreditar na empresa, sentir-se parte dela e concordar com os seus passos, contribuindo no sucesso da organização. 

Os líderes e os gestores da empresa são os responsáveis para a implementação da cultura organizacional e devem apresentá-la aos colaboradores, sugerindo-a como um aspecto de direcionamento de trabalho. Dessa maneira, nenhum projeto, decisão ou planejamento devem ser realizados caso não esteja de acordo com os princípios da cultura organizacional. Alguns dos atributos mais valorizados da cultura organizacional de uma empresa são: ética, responsabilidade social, competência, compromisso, etc.

É importante salientar que a diversidade cultural presente nas organizações possuem implicações positivas e também negativas, ou seja, seus efeitos podem trazer grandes avanços para a organização, como também podem atrapalhar e gerar riscos. Alguns autores defendem a ideia de que mesmo com as implicações negativas que a diversidade pode acarretar as positivas ainda se sobressaem, pois são capazes de causar impactos positivos muito maiores.

Para Cox Jr. e Blake (1991) a diversidade cultural presente nas empresas começa se tornando positiva, pois traz consigo a luta contra a discriminação e se torna melhor ainda, pois é capaz de criar vantagem competitiva a organização.

Para reforçar ainda mais essa ideia, seguem abaixo as implicações positivas citadas pelos autores:

- Redução do custo com turnover (rotatividade) e absenteísmo principalmente entre as minorias;

-  Retenção de funcionários criativos e flexíveis à organização;

-  Maior aceitação e aderência para as novas culturas que formam o mercado;

-  Aumento da capacidade de resolver problemas;

-  Diminuição da rigidez e aumento da flexibilidade do sistema administrativo.

            Por outro lado, a diversidade cultural pode causar maiores conflitos entre os grupos que formam a organização, com um numero maior de diferenças entre os colaborados. Para minimizar os problemas no ambiente onde a diversidade cultural está pressente é necessário através das características positivas e negativas apresentadas, o gerenciamento de tais características e implicações, a Gestão da diversidade cultural que possui a capacidade de manter e estimular os pontos positivos da diversidade e ao mesmo tempo minimizar os impactos negativos que ela pode trazer. O objetivo principal da gestão da diversidade cultural é administrar as relações de trabalho, as práticas de emprego e a composição interna da força de trabalho a fim de atrair e reter os melhores talentos dentre os chamados grupos de minoria. Isso pode ser feito por políticas de recrutamento que incorporem os critérios relacionados à diversidade cultural do mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (297.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com