TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos de Fabricação

Por:   •  17/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 3

Gerador Eólico 

DP7 – Projetar Recursos de Fabricação

Preparado por  

Thiago Cézar Ferraz dos Santos

Documento nº:  PM2

Professor 

Rodrigo Elias Pereira 

Data de entrega:xx /03/2016

Fontes da pesquisa 

1-  ROZENFELD, H, FORCELLINI, F. A., AMARAL, D. C., TOLEDO, J. C., SILVA, S. L. ALLIPRANDINI, D. H., SCALICE, R. K. (2006). Gestão de Desenvolvimento de Produtos. Editora Saraiva.

2- Artigo - INFLUÊNCIA DO LAYOUT NA PRODUTIVIDADE DE UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA - UM ESTUDO DE CASO Mariana Borsato Marangoni (Puccamp)

Nota de relatório:______ 

Nota de apresentação:_______ 

PM2 – Garantir os Recursos de Fabricação

Na fase do projeto detalhado, os componentes, subsistemas e sistemas são definidos. Alguns deles serão comprados e outros, produzidos dentro da própria empresa. Para esses últimos elementos, são confeccionados os planos de processo para a sua fabricação e montagem, nos quais os recursos necessários são especificados. Baseado na decisão make or buy atualizada, devemos desenvolver os recursos de fabricação de acordo com o projeto detalhado dos mesmos.

E para desenvolvermos esses recursos, devemos estar cientes dos três casos distintos de produção:

  1. produção realizada em uma nova instalação, com novos equipamentos;
  2. produção realizada em instalações existentes, com novos equipamentos;
  3. produção realizada em instalações e equipamentos existentes.

2.1 – Desenvolver os Recursos para a Fabricação

Os recursos de fabricação podem ser adquiridos no mercado, mas comumente precisam ser desenvolvidos especialmente para montagem e fabricação do produto em desenvolvimento, são esses os ferramentais e dispositivos. O termo ferramental ou dispositivo, abrange os dispositivos de fixação, de inspeção e as ferramentas de produção. Esses recursos podem ser comprados, mas normalmente são especiais, e serão utilizados especificamente para um determinado serviço durante a produção. Exemplos de ferramentas de fabricação são ferramentas de usinagem, moldes de injeção plástica, estampos de corte etc.

Antes do desenvolvimento devemos pensar nas instalações da fábrica. Para uma nova fábrica devemos utilizar o layout já determinado na fase de detalhamento do projeto, para que possamos garantir que as máquinas e ferramentas para produção dos recursos serão acomodadas corretamente.

Em fábricas já existentes, temos que analisar cuidadosamente os tipos de dispositivos, pois pode ser necessário alterar o layout da fábrica.

Após a análise do layout, o desenvolvimento dos recursos deve seguir a especificação dos mesmos, realizada no projeto detalhado, e muitas vezes esses recursos especiais dão uma vantagem competitiva para a empresa.

2.2 – Comprar os Recursos de Fabricação

Na maioria das empresas, os recursos são comprados. Nesse caso deve haver uma integração com o sistema de compras da empresa, para colher o máximo de informações possíveis dos fornecedores. Por meio do trabalho com esse sistema, garante-se a melhor condição de fornecimento, custo e qualidade.

As ferramentas são instrumentos que permitem a realização de diversos tipos de trabalhos, e foram concebidas para facilitar a realização de uma tarefa mecânica que requer uso de alguma força. Por serem comuns e muito utilizadas, são recursos de fabricação sempre comprados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (212 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com