TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reestrutura da Empresa de Implementos Agrícola Colheita

Por:   •  15/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        TABELA SWOT DA EMPRESA COLHEITA        6

4        TABELA DE CALCULO DO VPL        9

5        CONCLUSÃO        10

6        REFERÊNCIAS        11


  1.  INTRODUÇÃO

Nossa proposta é propor ações para a reestruturação de uma empresa de implementos agrícolas: a Colheita. A “Colheita” é uma empresa (varejo) que vende implementos agrícolas (colheitadeiras, tratores e outros implementos) localizada na cidade de Guarulhos, no estado de São Paulo. Nos últimos anos, a “Colheita” vem amargando queda nas suas vendas e seus gestores estão preocupados com os rumos que a empresa poderá tomar, caso intervenções efetivas não sejam realizadas para evitar as consecutivas quedas nas vendas. Portanto, nossa empresa de consultoria empresarial que acaba de ser contratada pela Colheita, buscará soluções e formas de resolver os problemas pelos quais ela vem passando. Logo no primeiro momento da nossa consultoria identificamos a necessidade de abertura de uma filial, em alguma outra região onde haja uma presença maior de potenciais clientes, uma vez que Guarulhos, de uma forma geral, possui um perfil mais urbano. Assim, outras regiões do Brasil, outras cidades, outros estados, principalmente nos interiores, pois, podem possuir uma concentração maior de clientes com perfil agrícola. A empresa tem a necessidade de resolver os seus problemas com relação à queda nas vendas, já que a não resolução pode acarretar diversas conseqüências. Iniciaremos uma averiguação detalhada na total situação da empresa e o que ela mais necessita de urgência. Aumentar o número de clientes e obter lucro, assim, sobreviver com seus lucros é a meta. Uma reestruturação na “Colheita” para que suas vendas melhorem, seus processos sejam mais eficientes e para que ela obtenha maior competitividade. Quando se cria um planejamento estratégico, normalmente os primeiros tópicos estão relacionados ao autoconhecimento da empresa e dos seus gestores. Esse fator é importante para ajudar a entender as razões de o negócio ter chegado à situação atual.


  1.  DESENVOLVIMENTO

 Quando utilizamos o termo reestruturação de empresas, quer dizer que é chegado o momento de reavaliar os rumos que a organização está tomando, seu desenvolvimento, bem como o seu desempenho como um todo. Geralmente, a necessidade de se reestruturar acontece quando se percebe que os negócios já não têm o mesmo desempenho de antes, tendo assim de se realizar mudanças estruturais imediatas, para que não ocorram situações mais alarmantes no futuro.
        A empresa de Implementos Agrícolas Colheita necessita avaliar quais os pontos fortes e fracos da empresa, bem como quais erros e falhas estão acontecendo na execução do planejamento, para assim, corrigi-las. O planejamento estratégico é composto de alguns pontos básicos que dão o direcionamento inicial do negócio. Antes mesmo de fazer toda a análise estrutural, financeira e de custo, necessário é definir qual o papel da empresa perante a sociedade, qual sua intenção e ou objetivo, quais benefícios trarão, qual diferencial irá oferecer ao seu público. Neste contexto destacamos a definição destes três pontos: missão, visão, valores. Missão - Desenvolver, produzir e comercializar produtos agroindustriais e serviços, agregando valor com tecnologia adequada e qualidade superior, visando à satisfação dos clientes, respeitando os indivíduos e o meio ambiente. Visão - Ser referência nacional em tecnologia de produção agroindustrial e gestão. Valor – Ética Qualidade e Tradição. 

Orientada por seus valores e direcionamento estratégico, desenvolve, produz e comercializam produtos agroindustriais e serviços, satisfazendo requisitos de clientes e partes interessadas, requisitos de gestão da qualidade e requisitos legais aplicáveis à segurança de seus produtos. Muitas vezes devido ao mau planejamento realizado no momento da criação do modelo de negócio e negligenciando fatores importantes para o andamento do empreendimento necessita-se justamente do planejamento estratégico para dar o suporte necessário na criação e desenvolvimento de modelos negócios e assim norteá-los na busca dos objetivos traçados. A relação eficiente entre os recursos humanos, materiais e financeiros apóia-se no bom emprego da Missão, Visão e Valores de uma organização. Assim como a elaboração, a divulgação destes princípios é de suma importância no sucesso de uma instituição perante o mercado, prolonga sua vida e eleva seus bons resultados. Sem ele, dificilmente algo ou alguém poderá alcançar algum resultado relevante, assim, quando se elabora, por exemplo, uma matriz SWOT, os gestores avaliam as forças e fraquezas do seu próprio negócio, as oportunidades e ameaças do mercado em que ele está inserido. Essa auto-análise, comum em um planejamento estratégico, é essencial para uma série de tomadas de decisão sobre o futuro da organização. Toda empresa séria e bem intencionada, valoriza esses recursos para a construção de seu sucesso. A relação eficiente entre os recursos humanos, materiais e financeiros apóia-se no bom emprego da Missão, Visão e Valores de uma organização.


  1. TABELA SWOT DA EMPRESA COLHEITA

Força

Fraqueza

Fatores internos

1. Preço competitivo

1. Visão restrita

2. Tecnologia

2. Infra estrutura falha

3. Qualidade dos produtos

3. Falta de assistência técnica em seus produtos.

Fatores externos

Oportunidade

Ameaça

1. Aumento de preocupações ambientais

1. Capacitamento no quadro de funcionários.

2. Novas tecnologias que possibilitam a redução de custos

2. Região urbana, necessidade de ter filiais nas áreas mais carentes. (interior)

3. Necessidade de expansão   do ramo em outras regiões

3. Oscilação no mercado econômico e Alterações climáticas severas.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (315.7 Kb)   docx (112.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com