TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Pratica Profissional

Por:   •  18/5/2017  •  Resenha  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 7

COLÉGIO ESTADUAL NILO CAIRO

PROFUNCIONÁRIO

CURSO: TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS

TURMA: 1º SEMESTRE/2008

CURSISTA: Andréia de Souza da Silva

RELATÓRIO PRÁTICA PROFISSIONAL

EIXO DA FORMAÇÃO ESPECÍFICA

2010

Relatório

Na prática do Modulo 7, foi realizada uma  pesquisa e analise das tecnologias utilizadas nas redes Particulares de Ensino, onde concluiu-se que as escolas particulares possuem maiores condições financeiras, por isso conseguem vivenciar e se adaptar mais rapidamente as necessidades do mundo atual. Constatamos assim que “O mundo é outro, o aluno é outro e a escola é a mesma”, resume-se nisso a dificuldade das escolas públicas brasileiras, para se adaptarem ao ambiente multimídia gerado pelas novas tecnologias e ao aluno multitarefa, que nasceu na era digital e não depende mais do quadro-negro para obter informação e conhecimento. Porém, como já se sabe a defasagem não é apenas material, na maioria o professor não está preparado para atuar como facilitador da aprendizagem diante dos recursos tecnológicos disponíveis. Assim temos estudantes com a expectativa de aprender e produzir conteúdos numa escola incapaz de atendê-los, oferecendo recursos pedagógicos ultrapassados e desinteressantes. Percebe-se também que a qualificação do ensino brasileiro não depende apenas da adoção de modernos recursos tecnológicos, mas sim de maior preparo dos docentes e equipe pedagógica no que concerne ao uso da tecnologia.

A prática do Módulo 8, trata-se da pesquisa sobre os gêneros textuais empregados no ambiente escolar: como e a partir de que fontes são produzidos. Segundo a analise realizada na escola, sobre os documentos utilizados na organização escolar, percebe-se que todos os documentos (oficios, memorandos, etc...), foram elaborados a partir de um modelo que outros aprimoraram, porém, mesmo com alguns aprimoramentos na estrutura e na escrita, a formalidade exagerada continua, mesmo com toda renovação ortográfica da língua portuguesa, as escolas públicas, ainda não se deram conta que os tempos são outros, onde a precisão e a coerência não se tratam de formalidade e sim de se fazer entender, de um jeito breve e com uma linguagem mais simplificada.

A prática do Módulo 11 era pesquisar sobre a Biblioteca Escolar, seu acervo, assiduidade dos alunos e gêneros literários, também o desenvolvimento de um projeto com a utilização da biblioteca escolar, onde, através deste projeto e da pesquisa, se conclui que a biblioteca deveria ser mais utilizada pela comunidade escolar, contudo sabemos que com a era da tecnologia, muito não tem mais o prazer de folhear um livro, pois agora ficou muito mais prático encontrar o que precisamos em um único clique. Porém, não podemos deixar de incentivar nossos alunos á prática da leitura, seja ela, numa página de livro ou numa página da Web. Ambas deveriam ser utilizadas para o mesmo fim, ou seja, contribuir e melhorar o processo ensino-aprendizagem nas práticas pedagógicas dentro da escola. Mas infelizmente notamos que ainda há espaços (bibliotecas, laboratórios, etc...) dentro da escola que não são utilizados como deveria, e às vezes nem chegam a ser utilizados, devido à resistência de alguns educadores, que preferem ficar dentro da sala de aula, utilizando metodologias que não atendem para a realidade de nossos alunos e que esse tipo de conduta, digo a meu ver, é grande contribuidora para evasão escolar e gazeamento de aulas, pois não torna o processo de ensino-aprendizagem prazeroso para ambos (professor e aluno), gerando insatisfação e baixo rendimento escolar. Que o educador deve ter consciência que é preciso pensar educação, vivenciar educação e concretizar educação, mas antes de tudo isso, acreditar que a educação transforma uma sociedade, que somente pela educação, podemos formar cidadãos críticos, conscientes, determinados e atuantes, capazes de transformar essa infeliz realidade do nosso país.

Na prática do Módulo 12, foi feito uma pesquisa sobre os os recursos audiovisuais Educativos existente no Brasil, bem como a história dos mais importantes destes recursos: os computadores e seus empregos como meios educacionais nos dias de hoje e também, a relação cinema e escola e seu impacto no meio acadêmico, onde se conclui que os recursos audiovisuais são imprescindíveis nos dias atuais, principalmente no que concerne á Educação. Hoje a nível de Brasil e de Paraná, já contamos com muitos avanços na área tecnológica com aparelhos audiovisuais de ultima geração, que facilitam muito nosso trabalho do dia- a dia. Contudo existe ainda uma necessidade de melhorar e aprimorar os programas vinculados á este meio, para dar maior suporte aos educandos, na prática pedagógica, pois possuímos muitos recursos inacessíveis e muitas vezes não utilizados pela escola, por não saber aplicar.

        A Prática Profissional do Módulo 13 teve como finalidade a análise sobre o Laboratório Escolar e seus fins dentro da escola e faz uma reflexão sobre os funcionários de multimeios e sua função na contribuição para o processo ensino e aprendizagem dentro do âmbito escolar. Nesta prática, se conclui que é indiscutível a importância do uso dos laboratórios nas escolas públicas, porém, ainda falta conscientização por parte do poder público e também por parte dos professores e direção. Afinal, não podemos saber se a defasagem dos laboratórios escolares se  deu pela negligência do estado ou pelo não e/ou mau uso por parte dos professores. Na verdade,  falta interesse de ambos, pois os PCNs e  as LDBs falam da interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, mas não verdade ninguém chega a tentar a realizar o processo. Porque será? Medo de tentar, de ousar, preguiça, comodismo? Mais fácil que tentar é dizer que falta isso, falta aquilo, o governo manda, e ainda continua faltando, quando na verdade o que falta é vontade, a simples vontade de fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com