TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL – A AULA

Por:   •  24/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.105 Palavras (13 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 13

FACINTER – FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRATICA

PROFISSIONAL – A AULA

PERUÍBE

2014

FACINTER – FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA[pic 1]

[pic 2]

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRATICA

PROFISSIONAL- A AULA

Trabalho apresentado à disciplina de  

Pesquisa e Pratica Profissional – A AULA da

UTA HISTORICIDADE FASE 2, no Curso

de Pedagogia a Distância da Faculdade

Internacional de Curitiba – FACINTER.

Tutora: Cristina Godoy

 Centro Associado: Pólo Peruíbe

PERUÍBE

2014

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................03

  1. O LADO HISTORICO DA ESCOLA E DA DOCENCIA..........................................04
  1. A AULA COMO MULTIPLA EXPRESSÃO CULTURAL.................................... 04

        2.2 ANALISE E REFLEXÃO DOS FILMES...............................................................05

         CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................... 13

          REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 14

                                                                                                                                 

3

INTRODUÇÃO

Considerando que a formação do aluno decorre da educação e que esta deve atender suas necessidades pessoais sociais, podemos dizer que as metodologias aplicadas pelo professor em sala de aula devem ser repensadas, com o propósito de contemplar as reais necessidades desse aluno.

A proposta de um ensino com novas metodologias tem como principal objetivo promover a interação do aluno com os conteúdos ensinados e com as experiências do cotidiano, haja vista que o progresso intelectual desse aluno é alcançado de forma significativa pelos meios didáticos da educação.

Este relatório irá abordar uma pesquisa, realizada no Instituto Educacional Integração Saber, referente ao Projeto de Pesquisa e Pratica no Ensino Fundamental, séries iniciais, mais especificamente nas disciplinas de Ciências e Matemática, conforme registrado no relatório de estagio. Porém, o trabalho se estende com a finalidade de relatar a pesquisa realizada de um modo mais sucinto.

Num primeiro momento será tratada toda a caracterização do local com a premissa de identificar o colégio desde a infraestrutura, seu público alvo, a natureza da instituição, localização entre outros aspectos primordiais para que o leitor tenha uma ideia do ambiente onde foi realizada a pesquisa.

Visto que a Unidade Temática em questão tem o foco voltado as Ciências Biológicas e da Natureza e Conceitos Matemáticos, foi relevante que a pesquisa se fizesse com profissionais dessa área, para a junção do conhecimento tácito com o teórico. Portanto, com a licença e autorização dos professores e do Instituto Educacional Integração Saber foi que se obteve uma semana de significativos aprendizados, apontados neste trabalho, sobre as práticas docentes e o desempenho e interesses dos educandos.

Nesse contexto, no qual se contrapõem as expectativa em relação á educação e a realidade na qual estamos inseridos, o que podemos esperar como professores? Como podemos lidar com essa realidade? A alternativa é pensarmos em educação dentro de uma visão emancipadora do sujeito, tanto o educando como o educador. É pensarmos o professor como agente transformador da realidade.

4

  1. O LADO HISTÓRICO DA ESCOLA E DA DOCENCIA

A ESCOLA pode ser definida como sendo o processo de socialização dos indivíduos. Ao receber educação, a pessoa assimila e adquire conhecimentos. A educação também envolve uma sensibilização cultural e de comportamento, onde as novas gerações adquirem as formas de se estar na vida das gerações anteriores.

O processo educativo é materializado numa série de habilidades e valores, que ocasionam mudanças intelectuais, emocionais e sociais no indivíduo. De acordo com o grau de sensibilização alcançado, esses valores podem durar toda a vida ou apenas durante um determinado período de tempo.

No caso das crianças, a educação visa fomentar o processo de estruturação do pensamento e das formas de expressão. Contribui para o processo de maturidade sensório-motor e estimula a integração e o convívio em grupo.

A educação formal ou escolar, por sua vez, consiste na apresentação sistemática de ideias, factos e técnicas aos alunos. Uma pessoa exerce uma influência ordenada e voluntária sobre outra com a intenção de a formar. Assim, o sistema escolar é a forma pela qual uma sociedade transmite e preserva a sua existência colectiva entre as novas gerações.

Por outro lado, convém salientar que a sociedade moderna atribui grande importância ao conceito de educação permanente ou contínua, que defende que o processo educativo não se limita à meramente à infância e à juventude, já que o ser humano deve adquirir conhecimentos ao longo de toda a sua a vida. No campo da educação, outro aspecto fundamental é a avaliação, que apresenta os resultados do processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação ajuda a melhorar a educação e, de certa forma, nunca tem fim, pois cada actividade realizada por um indivíduo é submetida a uma análise para determinar se alcançou ou não os objectivos pretendidos.

5

O ensino é a acção e o efeito de ensinar (instruir, doutrinar e amestrar com regras ou preceitos). Trata-se do sistema e do método de instruir, constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e ideias que se ensinam a alguém.

O ensino implica a interacção de três elementos: o professor ou docente; o aluno, estudante ou discente; e o objeto de conhecimento. A tradição enciclopedista supõe que o professor é a fonte do conhecimento e o aluno, um mero receptor ilimitado do mesmo. Sob esta perspectiva, o processo de ensino é a transmissão de conhecimentos do docente para o estudante, através de diversos meios e técnicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com