TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Serviço Social

Por:   •  18/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

jaci melo feminella

Estágio Curricular Obrigatório II

PROJETO DE AÇÃO

MORANDO COM DIGNIDADE

                               Vitória da Conquista

                                        2015/2

  1. Apresentação

O presente trabalho nos dará uma visão ampla de reconhecimento do território como uso institucional de múltiplos agentes com suas deficiências, necessidades, características, focando as áreas a partir de dados desse território, que, através da observação e visitas domiciliares, tenha-se o conhecimento sobre o território e as famílias, como vulnerabilidade, riscos, culturas, programas sociais etc.

        O bairro Nova Cidade está localizado na cidade de Vitória da Conquista, um município do interior da Bahia. Sua população, conforme dados do IBGE, em 2014, é de 340.199 habitantes. A região de Vitória da Conquista compreende as cidades de Barra do Choça, Planalto e Poções. Devido à localização em uma altitude próxima de 1000m acima do nível do mar, sempre foi um grande produtor de café. A partir dos anos 80 o município realça sua característica de pólo de serviços. A educação, a rede de saúde e o comércio se expandiram, tornando a cidade a terceira economia do interior baiano. Esse pólo variado de serviços atrai a população dos municípios vizinhos. A educação é um dos principais eixos de desenvolvimento deste setor (Fonte: Intenet - Wikpedia, 2014).

        Este projeto proporcionou, por meio de uma análise, dar ênfase as situações vivenciadas pelos moradores da comunidade Novas Cidade, sendo assim, despertar aos futuros profissionais do Serviço Social, uma reflexão teórica-prática a partir da realidade social.

Esta pesquisa está fundamentada em coleta de dados por meio de entrevistas, visitas institucionais e visitas domiciliares na Comunidade Nova Cidade, situada na Zona Leste do município de Vitória da Conquista, Região Sudoeste do Estado da Bahia. Com exigência do Projeto de Extensão do Curso de Serviço Social da Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR.

O presente estudo da realidade territorial do município Vitoria da Conquista desenvolve senso crítico à pesquisadora fomentando a uma análise da situação sócio-econômica da Comunidade afim de que seja conhecido o retrato real das condições que a população tem passado, muitas vezes não estando em sintonia com as condições básicas que a Constituição dá direito e não são alcançadas em toda sua plenitude.

Na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, define os direitos sociais por excelência, como a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade, à infância e aos desamparados.

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010)

Vários aspectos são levados em consideração para elaboração do presente trabalho: os perfis sociais, econômicos, culturais e as formas de organização familiares, observando-se suas necessidades, conflitos, demandas, sem perder de vista o caráter ético e sigiloso quanto às informações coletadas, respeitando-se os limites e o direito à privacidade dos entrevistados.

Através dessas entrevistas, foi possível identificar algumas necessidades, aprofundando a reflexão acerca da realidade vivenciada pelos habitantes da Comunidade Nova cidade.

Sendo a efetivação de todos estes direitos uma obrigação do Estado, é aqui que se inserem todas as polícias públicas, voltadas às melhorias sociais e

        Pretendo com esse projeto definir quais são os tipos de coerência dos responsáveis pelos educandos em sua comunidade.

        O Município de Vitória da Conquista encontra-se na região sudoeste do Estado da Bahia e nordeste do Brasil, com a população aproximadamente de 350 mil habitantes sendo o terceiro Município do Estado mais populoso.

        O projeto será de grande importância para o compartilhamento experiências entre as pessoas.

        Pretendo mostrar a importância de administrar os seus resultados.

 A administração é de grande importância para o controle das finanças.

2 – Justificativa

                O Projeto foi desenvolvido através de relatos dos moradores da comunidade Nova Cidade observando no questionário aplicado com essa comunidade, onde a maioria dos entrevistados afirmou que não possuem casa própria, a também através de observação feita domiciliar da condição inadequada de moradia dessa comunidade.

              A constituição Federal de 1988 estabelece a responsabilidade da provisão de moradias aos governos federal, estadual, e do Distrito Federal. Emenda Constitucional no 26/2000 inclui a moradia dos direitos sociais e reforça o papal fundamental da União na provisão de moradias ara a famílias mais carentes.

                O estatuto da cidade foi aprovado em 2001, depois de 13 anos de tramitação. É a principal legislação de regulação do espaço urbano que tem por objetivo ordenar o desenvolvimento das funções sócias da cidade e da propriedade urbana.

              O Conselho das Cidades e Política Nacional de Habitação foi aprovado em 2004, pela regulamentação da Lei nº 11.124/2005 – que dispõe sobre o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), cria o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) institui o Conselho gestor do FNHIS.

              Na Política Nacional de Habitação a prioridade de atendimento para a população de baixa renda e para os assentamentos precários das cidades expressa-se no Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS),e nos recursos subsídios para financiar moradia, mas que ainda soa insuficientes para responder o déficit acumulado e a divida social com a grande maioria da população. O Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) definem seus destinatários do indivíduo ou de sua família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com