TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Entre Globalização, Estado e Identidade Nacional

Por:   •  13/10/2018  •  Dissertação  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Compreendendo esse cenário, discuta a relação entre globalização, Estado e identidade nacional, refletindo sobre como essa relação acontece no Brasil e de que forma a globalização afetou a produção da identidade nacional brasileira.

A ideia de que o avanço dos mecanismos de globalização um dia terminará por dissolver todas as fronteiras culturais e indenitárias culminando na emergência de uma “identidade global” tornou-se bastante difundida nos últimos tempos. Entretanto, o surgimento de movimentos nacionalistas vinculados à afirmação de uma identidade local convida à problematização desta concepção, revelando um quadro aparentemente paradoxal, no qual os próprios mecanismos de globalização despontam ao surgimento destes movimentos.

A impressa como protagonista da globalização das informações, seria o maior vilão, por atrapalhar a cultura nacional, pois seus conteúdos muitas vezes são referentes as culturas de outras nações e não da nação brasileira, poucos programas de TV buscam mostrar a cultura brasileira e torna-la mais presente na vida de todos.

A globalização por meio das marcas e empresas é outro fator mandatório para isto, porém em muitos dos casos ela entra em um cenário local, adaptando seus produtos ou marcas aquela área de atuação e muitas vezes trazendo como ênfase a identidade cultural daquele local.

O Estado também tem o seu papel crucial por manter a identidade nacional, e podemos dizer que é feito pouco em relação a isto. Alguns governos estaduais ou municipais se preocupam em manter sua identidade regional, mostrando o que sua localização oferece de cultura diferenciada, como podemos ver aqui em nossa região, exemplo Louveira com a Festa da Uva, que traz a tradição do plantio de uva em forma de festa para mostrar a sua identidade regional.

Portanto, pode-se dizer que a globalização das mídias seria o maior veículo da perca da identidade nacional, mas por outro lado o Estado precisa assumir mais o papel de protagonista para manter e sustentar a identidade nacional ou regional, incentivando as marcas e empresas nacionais, fazendo a população brasileira lembrar de seus heróis e símbolos do passado como Tiradentes e até mesmo Dom Pedro II, buscar pode se estabilizar politicamente e financeiramente e principalmente incentivar a preservação da cultura regional de cada estado. Pois sabemos que no mundo atual as nações que são detentoras da tecnologia, poder militar e econômico acabam sendo símbolos mundiais, implicando muitas vezes sua identidade em outras nações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com