TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um povo é caracterizado por sua língua e aspectos culturais, formando sua identidade nacional.

Por:   •  9/4/2016  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

Um povo é caracterizado por sua língua e aspectos culturais, formando sua identidade nacional.

A alimentação é uma ato, mais que biológico , social e cultural, pois envolve desde as formas de cultivo, como diferentes formas de apresentação.Segundo DaMatta, “O jeito de comer define não só aquilo que é ingerido como também aquele que o ingere”. Recentemente a alimentação tem se tornado alvo de estudos a favor da promoção da saúde, principalmente como ação preventiva. Porém é necessário levar em consideração que a dieta alimentar seja adequada aos aspectos culturais e regionais do indivíduo.

Diante desta diversidade, encontramos as comidas típicas. Estas representam uma tradição, que torna-se própria do país por diferentes motivos.

A alimentação é muito mais que “matar a fome”, e este é um dos aspectos que nos difere dos outros animais (somos animais culturais). É também uma forma de se viajar a diferentes lugares. Por exemplo, como comer sushis e sashimis com hashi e não lembrar dos países do Extremo Oriente?

Cada região do mundo possui características alimentares específicas. A culinária francesa, por exemplo, foi eleita como referência mundial por seu sabor e valorização a refeição. No Oriente Médio, é marcada pela religiosidade. Na América está relacionada com a diversidade cultural dos povos colonizadores, integrando-se com a culinária local. Especificamente no Brasil, por sua extensão geográfica, fatores ambientais e forte mexigenação étnica (indígena, africana, portuguesa, italiana, alemães e outros), caracteriza-se por uma cultura alimentar de diferentes tradições e sabores.

Porém, devido a vida corrida, os brasileiros estão trocando esta rica cultura cheia de sabores, cores, e aromas, por coxinhas, pastes, entre outros

Atualmente a vida corrida dos brasileiros tem transformado a rotina alimentar de seu povo. Os alimentos tradicionais, tão cheio de cores, sabores e aromas, estão sendo substituídas pelas comidas de rua, como coxinhas, pastéis, esfirras, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com